A primeira pessoa a dirigir um carro no mundo

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 9.5/10 (2 votes cast)

Na década de 1880 (ou seja, cialis 40mg mais de um século atrás), try havia uma família que vivia na pequena cidade de Mannheim, interior da Alemanha. O marido, que tinha um sonho desde os 15 anos, trabalhava intensamente numa pequena oficina para realizar tal sonho. A esposa, que vinha de uma família rica, o apoiou financeiramente desde o início – começando antes mesmo que se casassem. No processo, o marido teve alguns sucessos, registrando algumas patentes.

Em 1888 o primeiro protótipo estava pronto: uma carroça que não era puxada por cavalos, mas propelida graças a um motor de combustão interna, movido a ligroina (um derivado de petróleo).

Mas os tempos eram problemáticos… O imperador alemão, Guilherme II, era um amante dos cavalos e considerava tal ideia um absurdo e um ato antipatriótico. Isto sem falar da igreja que, até pouco tempo antes, acusava qualquer um de bruxaria, não importando o motivo, e a mandava à fogueira.

Kaiser Guilherme II da Alemanha.

Kaiser Guilherme II da Alemanha.

Assim, a esposa teve uma brilhante ideia. Pegou o carro sem o conhecimento de seu marido e, com dois de seus filhos, viajou cerca de 100 km até a casa de sua irmã, no que foi um dos maiores golpes publicitários da história. Isto porque, durante a viagem, muita gente ficou horrorizada ao ver a cena. Imagine só! Uma carroça se movendo sozinha, sem nenhum cavalo, e ainda fazendo aquele barulho estranho? Absurdo, loucura. Bruxaria.

O mais interessante é que, durante a viagem, o veículo apresentou diversos problemas, o que lhe exigiu muita inventividade. O mais famoso destes problemas foi em relação aos freios que seu marido havia colocado na carroça: eles, que eram de madeira, não eram muito efetivos. Então, o que a esposa fez foi passar numa sapataria e pedir para que o sapateiro pregasse algumas tiras de couro no freio. Em outras palavras, ela criou, com isso, as primeiras pastilhas de freio do mundo. Hoje, em bicicletas, por exemplo, elas são feitas de borracha.

O fato é que esta mulher mais do que corajosa foi a primeira motorista do mundo. Ninguém, seja homem ou mulher, havia dirigido um carro até então. E, além dos freios, depois da volta da viagem (que ela fez no dia seguinte à ida), ela ainda deu diversas ideias de melhorias ao marido.

O nome deste casal? Karl e Bertha Benz. A famosa marca alemã Mercedes-Benz nasceu anos mais tarde, em 1924, resultado da fusão entre a Benz & Cia. (criada pelo casal Benz) e a Daimler, outra empresa alemã. O carro que ela dirigiu, chamado Benz Patent-Motorwagen, criado por Karl Benz em 1888, era como o da foto abaixo.

O Benz Patent-Motorwagen Nr. 3 de 1888, usado por Bertha Benz em sua viagem.

O Benz Patent-Motorwagen Nr. 3 de 1888, usado por Bertha Benz em sua viagem.

Os filhos de Bertha, que a acompanharam na viagem, foram Richard e Eugen, de 13 e 15 anos de idade (à época).

Assim, da próxima vez que você pensar em falar mal de como as mulheres dirigem, lembre-se: se não fosse por uma mulher, Bertha Benz, talvez hoje sequer teríamos carros. Afinal, Karl Benz talvez nunca tivesse a mesma coragem desta mulher.

A primeira pessoa a dirigir um carro no mundo, 9.5 out of 10 based on 2 ratings

Autor(es):

Mário César

Sou formado em Engenharia de Software e QUASE em Ciência da Computação (não concluí). Pretendo, agora, fazer astronomia na USP assim que possível para, depois, me especializar em astrobiologia. Sou um apaixonado pela ciências em geral e gosto muito de investigar alegações extraordinárias (como a ufologia, por exemplo).

Todas as postagens do(a) autor(a)

2 Comments

  1. Muito bom Mário, como sempre.

    VN:F [1.9.22_1171]
    Rating: +1 (from 1 vote)
    • Valeu, Daniel! 🙂

      VN:F [1.9.22_1171]
      Rating: 0 (from 0 votes)

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

ChatClick here to chat!+