Animal racional? Tem certeza?

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 8.4/10 (10 votes cast)

Animal Racional?

Aristóteles disse, no século 4 a.C., que o ser humano é um animal racional. Será mesmo? Particularmente eu discordo, eu considero que o ser humano é um animal igual a qualquer outro.

Sim, o homem é um animal! O homo sapiens (nome científico da espécie humana) é um animal, pertencente ao grupo dos mamíferos e à família dos primatas. O que diferencia o homo sapiens dos outros animais é que o seu raciocínio não se baseia exclusivamente em seus instintos. Isso possibilitou que a espécie evoluísse e prosperasse, desenvolvendo as diversas áreas do conhecimento, ciência, filosofia, agricultura, geografia, matemática e etc…

Mas isso não faz do homem racional? Não! Pelo menos não automaticamente. Afinal, se o homem é tão racional assim, por que então vemos tanta gente, a esmagadora maioria da população, diria eu, agindo contra a razão? Discordam? Então respondam-me:

  • É racional destruir o meio ambiente?

  • Exceto para os fins de sobrevivência, proteção de seu território e de seus filhotes, é racional matar?

  • É racional discriminar seus semelhantes, por qualquer motivo que seja?

  • É racional promover guerras por ambição, religião, nacionalidade e política?

  • É racional dirigir bêbado?

  • É racional espezinhar seus semelhantes apenas para dar a si mesmo a impressão de ser superior a eles?

  • É racional fomentar o ódio?

  • Quando se está doente, é racional esperar por curas milagrosas em vez de fazer um tratamento médico?

  • É racional atribuir a causa daquilo que não compreendemos a coisas sobrenaturais, igualmente desconhecidas e não compreendidas?

  • É racional a crença em um ser que provavelmente não existe, mas que vai te mandar pro inferno por que te ama?

Acredito que a maioria das pessoas vai responder não para a maioria dessas perguntas. Mas a pergunta mais importante é: algum animal que não seja o animal humano faz alguma destas coisas? Posso estar errado, mas o homem é o único animal que faz esse tipo de coisa.

Reparem que os animais “irracionais” não perdem tempo com esse tipo de coisa, eles apenas preocupam-se em fazer sua moradia(toca, ninho ou seja lá o que for), conseguir alimento, reproduzir, cuidar de seus filhotes até que estejam crescidos, enfim… viver em harmonia com a  natureza e com o seu ambiente.

Por que motivo, então, o homo sapiens se considera melhor ou mais racional do que os outros animais? Se alguém souber a resposta, por favor me diga.

Como eu disse anteriormente, eu discordo da definição de ser humano proposta por Aristóteles… prefiro a definição de ser humano de Fernando Pessoa:

“O ser humano é um cadáver adiado”.

Fernando Pessoa.

Animal racional? Tem certeza?, 8.4 out of 10 based on 10 ratings

Autor(es):

Daniel

Sou desenvolvedor de softwares, ateu, cético, gamer, fã de Star Wars, mochileiro das galáxias, lutador de Hapkido, jogador e mestre de D&D. Converso sozinho e disfarço quando as pessoas percebem, defendo tudo aquilo que acredito estar certo, critico tudo aquilo que acredito estar errado, acredito que um mundo melhor é possível se cada um fizer a sua parte e observo o mundo ao meu redor para melhor entendê-lo, sempre em busca de novos e eternos aprendizados.

Todas as postagens do(a) autor(a)

3 Comments

  1. Muito bom! Somos potencialmente mais e menos racionais.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
    • Muito interessante o que você disse Eder! Realmente o ser humano tem muito potencial para a racionalidade, mas, infelizmente, a maioria prefere demonstrar seu potencial para a irracionalidade.

      VN:F [1.9.22_1171]
      Rating: +1 (from 1 vote)
  2. Antemão, quero que compreendam que não estou aqui citando fontes religiosas ou grupos associados aos tais, mais sim pela minha livre escolha que tenho, quero apresentar minha tese acerca da teoria evolucionista com à da criação, com qual todos temos livres escolha para distinguir uma dás outras e também pelo fato de se poder crer. Eu discordo que “nós” seres humanos somos considerados como animais racionais, pelo simples fato da razão do pensamento entre outras, quando associado na teoria da criação. Quando tratamos acerca destes assuntos, existem hipóteses , teorias e conceitos filosóficos. Ao apresentamos tal assunto, é bom nos lembramos, da teoria da evolução e da criação. “Eu”, particularmente como ser humano, discordo da tese da teoria evolucionista, como apresentado acima, pelo fato da razão dos pensamentos e dá lógica racional que somos considerados “animais racionais”, veremos o porquê. Ao tratarmos da teoria criacionista com à evolucionista, ambas teoricamente e fisicamente não se associam entre jus às partes e levam em uma discordância siléptica (quem lê que entenda). Pelo tratar na teoria criacionista vemos pontos que não entram em acordo na tese na qual somos considerados animais racionais. Mais o por que? Simples! Quando pela teoria evolucionista, em suas teses associando à razão do pensamento, faz notório o saber da razão é da existência mais deixando de lado o “ser criador do universo”, aceito pelos adeptos de quem acredita na teoria criacionista. Nos dá a entender que pelo fato que podemos pensar somos considerados “animais racionais”. Neste tratar nos faz uma alusão quando na teoria criacionista, que nós, seres humanos adeptos desta crença, fomos criado por um “Ser”, que pela razão do pensamento nos formou e daí passamos à ser um “animal racional”, considerando este “Ser” (Deus), como também fosse, animal racional. Deus pra muitos são teorias e pensamentos, e nada, etc… Se Deus nos criou sua imagem e semelhança, seria “Ele”, considerado um (ser animal racional?) pela fato da razão dos pensamentos em adepto com a teoria evolucionista? Deixe sua resposta.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: -2 (from 4 votes)

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

ChatClick here to chat!+