11 Filmes sobre o 11 de setembro de 11 anos atrás.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 8.1/10 (12 votes cast)

 

 

Há 11 anos, quatro aviões foram sequestrados nos Estados Unidos. Destes, dois foram jogados sobre o World Trade Center, um sobre o Pentágono e o outro caiu na Pensilvânia. Desde então, o cinema tentou explicar o que aconteceu e mostrar como a tragédia marcou a vida dos americanos. 

Há desde documentários que filmam o momento dos ataques de dentro de um dos prédios até filmes que abordam a presença das torres gêmeas no imaginário das pessoas e a leveza do equilibrista que atravessou o vão entre elas em 1974.


11’09”01

O filme compila 11 histórias filmadas por 11 cineastas diferentes com um tema comum: o 11 de setembro. Há grande diversidade de abordagens, desde narrativas que usam humor para falar do Bin Laden até as que mostram o sofrimento das vítimas e de seus parentes.

A história escrita por Sean Penn, por exemplo, aborda o tema através do impacto da queda das torres na vida de um senhor cuja janela está na sombra do World Trade Center. O diretor Ken Loach, por sua vez, lembrou do 11 de setembro do Chile, data do golpe militar contra o governo de Allende naquele país.

Completo

 


 

 

Extremely Loud & Incredibly Close (Tão forte e tão perto)

O filme tem como pano de fundo os ataques terroristas do 11 de setembro. Um garoto nova iorquino, após perder seu pai no atentado, anda pela cidade para encontrar uma fechadura para uma chave deixada por seu pai. O uso da tragédia na história não foi bem visto por alguns espectadores, para quem o filme se aproveitou do ocorrido. O filme do diretor Stephen Daldry é baseado no livro de mesmo nome do escritor Jonathan Safran Foer.

Trailer

 


 

Statue of Liberty 2 tone

“Fahrenheit 09/11″


Completo
Michael Moore também quis contar sua versão dos fatos para o 11 de setembro. Nesse documentário, Moore analisa as ações do governo Bush após a tragédia. Moore defende que a administração Bush evitou estabelecer ligações entre os sauditas e os ataques. O documentarista também explora o custo humano da guerra no Iraque, como as mortes de soldados.

 


 

 

United 93 (Voo United 93)

O filme do diretor Paul Greengrass tem como base um fato real, o sequestro do voo United 93 por terroristas em 11 de setembro de 2001 e sua queda na Pensilvânia. A parte fictícia mostra como os passageiros teriam se unido contra os terroristas para evitar um novo ataque.

Após a queda do avião, a comissão de investigação do caso reconheceu que eles fizeram um plano para enfrentar os terroristas que tinham sequestrado o avião e impedir um novo ataque terrorista. Apesar da investigação, há pessoas que acreditam que o voo foi derrubado por um avião militar americano.

Trailer

 


 

Inside 9/11

O documentário Inside 9/11, feito pela National Geographic para a televisão, mostra desde a origem da Al Qaeda até os ataques, indicando os sinais de violência iminente. O documentário acompanha detalhadamente o cenário dos ataques, explicando como os terroristas compraram as passagens e passaram pela segurança do aeroporto, mostrando o relato de sobreviventes e parentes de vítimas e também o momento em que o então presidente George W. Bush foi informado sobre os atentados.

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Parte 4

 


 

9/11

No momento dos ataques às torres gêmeas, os cineastas franceses Jules Clément Naudet e Thomas Gédéon Naudet estavam acompanhando uma equipe de bombeiros perto da área da tragédia. Esse era o tema inicial de seu documentário. Como os cineastas estavam com os bombeiros, o documentário mostra os primeiros momentos após os ataques – de dentro do saguão de uma das torres.

Introdução

 


 

The Hurt Locker (Guerra ao Terror)

O filme mostra um grupo de elite do exército em ação em Bagdá. A história é baseada em fatos relatados pelo jornalista Mark Boal, que conviveu com um esquadrão anti-bombas no Iraque. O filme se passa em 2001, após o 11 de Setembro no cenário de guerra ao terror que apareceu após os ataques. Kathryn Bigelow ganhou o Oscar pela direção do filme.
Parte 1

Parte 2

Parte 3

Parte 4

Parte 5

Parte 6

Parte 7

Parte 8

Parte 9

Parte 10

Parte 11

Parte 12

Parte Final

 


 

World Trade Center (As Torres Gêmeas)

No 11 de setembro do diretor Oliver Stone, os holofotes estão sobre aqueles que ajudaram a salvar a vida de seus compatriotas. No filme, dois policiais ficam presos embaixo dos escombros dos prédios e seus colegas tentam resgata-los.
Parte 1

Parte 2


Parte 3

Parte 4

Parte 5

Parte 6

Parte 7

Parte 8

Parte 9

 


 

Reign over me (Reine sobre mim)

No filme “Reine sobre mim”, de Mike Binder, o 11 de setembro também é o pano de fundo da história. Na trama, um homem perde sua família nos ataques e busca a amizade de seu colega de dormitório da faculdade para superar o ocorrido.

Trailer

 


 

People (Histórias de Nova York)

O filme do diretor Danny Leiner também foca na tentativa de recomeço de um grupo de nova iorquinos um ano após o 11 de Setembro.

Trecho

 


 

Man on Wire (O Equilibrista)

O filme “O Equilibrista” não fala dos atentados às torres gêmeas ou ao Pentágono e tampouco do sequestro dos aviões, mas é constantemente relacionado à tragédia pela visão poética que traz do World Trade Center através da empreitada do equilibrista francês Phillipe Petit que, em 1974, se aventurou em um cabo de aço esticado entre as duas torres, nos andares mais altos dos edifícios. O filme venceu o Oscar de 2009 na categoria documentário.

Completo

11 Filmes sobre o 11 de setembro de 11 anos atrás., 8.1 out of 10 based on 12 ratings

Autor(es):

Gregori

Sou nato da cidade de Fortaleza no estado nordestino do Ceará, filho de pais professores, neto de imigrantes italianos e admirador do físico Albert Einstein, desde pequeno sonhava em ser cientista, incentivava os colegas ao mesmo, pesquisava teorias cientificas que explicassem o mundo que nos cerca, a gravidade, as moléculas, a energia, tudo me fascinava... Sempre muito curioso, "bulia" nos objetos a fim de descobrir como tais funcionavam (e quase sempre quebrava-os). Amante de computadores desde 1996, aprendi que essa ferramenta me oferecia oportunidades únicas de aprendizado, o primeiro contato com internet ocorreu em fevereiro de 1999 e guardo na lembrança esse momento, escutava os sons nada harmônicos da conexão 56kbps esperando pelo milagre da "janela colorida", como assim chamava a página de internet; nesse mesmo ano fiz primeira eucaristia no Colégio Santa Cecília, tradicional católico, onde estudava, boas e inesquecíveis lembranças; a eucaristia era quase uma obrigação familiar, saudoso avô (e padrinho) era católico fervoroso, contudo, meu interesse para tal era nulo e por consequência nunca decorei as "benditas" rezas, conclusão: a professora quase me reprovou! O tempo passou e sai desse colégio, indo para de ensino evangélico, onde a religião não era tão enraizada na mentalidade dos profissionais que ali trabalhavam, nesse ambiente fui líder de grupos e fiz parte do editorial do jornal da escola, e assim conheci principal habilidade: a criatividade, promovendo muito das exposições realizadas pela instituição, tive oportunidade de visitar emissoras de T.V. e jornais locais, finalizei o curso alguns anos depois; atualmente estudo Audiovisual e Novas Mídias na Unifor. Esportista radical, cineasta, escritor e poeta; enfim, aqui terão a oportunidade de melhor conhecer-me, um jovem que coleciona belas histórias.

Todas as postagens do(a) autor(a)

One Comment

  1. queria saber qual dos filmes éaquele que realmente mostra o 11 de setembro, n sei se o filme é bom ou ruim mas foi bastante criticado nos EUA , n tenho certeza se é esse Voo 93

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


8 − = sete

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>