Comprovado: Zika vírus é o responsável por casos de microcefalia

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 10.0/10 (1 vote cast)

virus-de-zika

Pesquisadores de várias instituições brasileiras liderada por Stevens Rehen, order da Universidade Federal do Rio de Janeiro, bateram o martelo sobre os casos de microcefalia em fetos: o causador é, de fato, o Zika vírus. Este é o segundo estudo do grupo que indica que a infecção de Zika vírus em mulheres grávidas causa o problema nos fetos. Neste estudo, foram utilizadas células tronco neurais, que ficaram totalmente danificadas em poucos dias. A morte dessas células ocorreu em mais ou menos 12 dias. Resultados anteriores mostraram que a presença do Zika nas células neurais diminui o tamanho e a funcionalidade do cérebro em 40%.

Matemática para doença de Chagas

Para entender como ocorre a proliferação da doença de Chagas na Amazônia, a pesquisadora Silvia Dias de Souza utilizou a lógica fuzzy para descrição da proliferação da doença. Os dados incluem como ocorre a propagação, quais regiões necessitam de mais atenção e servirá para prever futuras epidemias.

Plantas em perigo

O primeiro censo mundial de plantas revelou que mais de 20% de plantas no mundo estão ameaçadas de extinção. O censo catalogou 391 mil espécies de plantas em todo o mundo entre plantas que possuem raízes, caule e folhas, sistemas de circulação de água e elementos nutritivos etc. a pesquisa também mostrou que, anualmente, cerca de 2 mil espécies novas são descobertas no Brasil, Austrália e China.

A temperatura em processos evolutivos

Um grupo de pesquisadores do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQSC-USP) mostrou como a temperatura do ambiente influencia em sistemas naturais, como o cérebro, e sua evolução com o tempo. Dessa vez, além de sistemas vivos, os pesquisadores utilizaram um conjunto de vidro com eletrodos de platina para simular uma célula e mostrar suas reações com temperaturas externas

Opiniões divididas

A neurocientista brasileira Suzana Herculano-Houzel trocou o Brasil pelos EUA no último mês e acabou dividindo a opinião de vários pesquisadores. Há quem dê razão, há quem condene, há quem faria a mesma coisa e há quem não teria coragem. O fato é que as condições para produção de Ciência no Brasil não é uma das melhores há muito tempo e, desde o ano passo, muita coisa piorou. Saiba mais clicando aqui.

Libélulas como medidoras de material radioativo

A asa das pequenas e bonitas libélulas, velhas conhecidas de quintais, praças e jardins, pode ser um poderoso medidor de radioatividade de diversos ambientes. O Centro de Investigação Athena, na Grécia, foi o responsável pelo estudo que também analisou as asas de outros insetos como moscas.

Yara Laiz Souza, acadêmica de Ciências Biológicas da UEA, manauara. Foi aluna do IFAM/CMDI, pesquisadora de PIBIC e atualmente escreve sobre ciências para os sites Amazonas Atual, para a organização Livres Pensadores, para o Núcleo de Pesquisas de Ciências – NUPESC, para o site Ciência e Astronomia e para o site Universo Racionalista.

Participe da coluna: mandesuapautaprayara@gmail.com

Sigam-nos nas redes sociais:  FacebookInstagram e Twitter.

 

Comprovado: Zika vírus é o responsável por casos de microcefalia, 10.0 out of 10 based on 1 rating

Autor(es):

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

ChatClick here to chat!+