Dimensões extras e supercordas

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 10.0/10 (1 vote cast)

Redigido e enviado por um colaborador que deseja o anonimato.


É relativamente fácil entender que o nosso universo tem três dimensões de espaço. Todos os objetos que vemos se apresentam com no máximo três delas: altura, sildenafil largura e profundidade.  Existe uma quarta dimensão em nosso universo, o tempo, então podemos afirmar que existem quatro dimensões espaço temporais. A existência de mais de quatro dimensões é no que acreditam os teóricos das supercordas.

O tema das dimensões extras se liga a possibilidade da existência de “universos paralelos” tanto que os conceitos são confundidos na ficção científica. Quando criança assisti mais de uma vez em filmes antigos afirmações do tipo, “ele foi enviado para a 4° dimensão”. Na verdade o personagem foi enviado a um outro universo com possivelmente 4 dimensões de espaço. Se considerarmos que esse outro universo tenha também uma dimensão de tempo, então seriam 5 dimensões no total…

Mas talvez não seja necessária a existência de outros universos, um modelo físico já citado, a Teoria das Supercordas, postula que talvez o nosso próprio universo tenha outras dimensões de espaço, mas essas dimensões podem estar enroladas, diminuídas, impossíveis de serem detectadas  por seres grandes como nós.

Talvez essas dimensões não tenham se expandido com o big bang e só sejam acessíveis à partículas absurdamente pequenas, as “cordas”, que seriam as verdadeiras formadoras de tudo. Essas cordas teriam uma única dimensão e vibrariam em talvez mais de dez dimensões. A realidade, tudo que existe, a matéria e a energia, são a musica produzida por elas!

Talvez seja estranho admitir uma corda com apenas uma dimensão, mas se considerarmos as partículas subatômicas como pontos e não como cordas, teremos que admitir que não tem dimensão alguma!

É comum que teorias, hipóteses e suposições físicas sejam distorcidas e utilizadas pelo misticismo. Há muito que o tema das dimensões extras é usado para justificar a suposta existência de um “plano espiritual” por exemplo. Mas as especulações científicas podem ser muito mais interessantes que as fantasias pouco imaginativas do misticismo.

E se houver uma 4° dimensão “em tamanho grande” em nosso universo e não a percebemos? Será que nossa realidade é “plana em 3 dimensões” e curva em uma 4° dimensão? Sendo assim nosso universo não é infinito e sim fechado e pode ser uma partícula de uma realidade muito maior (acho isso muito mais interessante que um mundinho espiritual onde alminhas sem graça ficam andando pra la e pra cá vestidinhas de branco). No filme Homens de Preto, uma boa sátira a várias lendas urbanas relativas ao mito dos OVNIs, no final fica claro que nossa galáxia é parte de uma bolinha de gude, um brinquedo de uma criança de um universo bem maior que o nosso…

E se não podemos vislumbrar objetos de 4 dimensões, podemos pensar em suas projeções na nossa realidade de três dimensões. Ora, objetos de três dimensões têm suas sombras projetadas em superfícies de duas dimensões!

Um ótimo trabalho especulativo sobre o tema está em Cosmos, de Carl Sagam, no episódio “O limiar da eternidade”, aqui dublado em português. Posto dois links na esperança que ao menos um funcione por muito tempo. Inicia após os 22 minutos

http://video.google.com/videoplay?docid=2175203109135385858#

http://www.channels.com/episodes/show/10764296/Cosmos-O-Limiar-da-Eternidade-Epis-dio-10-Dublado-em-Portugues-


Redigido e enviado por um colaborador que deseja o anonimato.

Dimensões extras e supercordas, 10.0 out of 10 based on 1 rating

Autor(es):

Mário César

Sou formado em Engenharia de Software e QUASE em Ciência da Computação (não concluí). Pretendo, agora, fazer astronomia na USP assim que possível para, depois, me especializar em astrobiologia. Sou um apaixonado pela ciências em geral e gosto muito de investigar alegações extraordinárias (como a ufologia, por exemplo).

Todas as postagens do(a) autor(a)

5 Comments

  1. Você conhece muito pouco, ou nada do assunto:Religião, para fazer esta afirmação.Eu desconfiava muito das religiões, até ir a um centro de macumba, a igreja evangelica, a um centro budista e ao centro cardesista. Com base nessas experiéncias, posso te afirmar que o mundo espiritual existe, e q a ciência ainda não pode afirmar q não.Pois ainda lhe falta recurso para esse e varias outras questões.Não basta ler sobre religião para chegar a uma conclusão, tem é que vivenciar.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
    • Eu desconfiava muito das religiões, até ir a um centro de macumba, a igreja evangelica, a um centro budista e ao centro cardesista. Com base nessas experiéncias, posso te afirmar que o mundo espiritual existe….

      Olá jonathan silva, com base nessas experiencias ?
      O que tu viu lá algum tipo de mágica alguem flutuando ou um portal para o inferno ?

      VA:F [1.9.22_1171]
      Rating: +1 (from 1 vote)
  2. eu

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
  3. Nenhum video funcionou…:( queria tanto! 🙂

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
    • Infelizmente o Youtube vive deletando os vídeos… :/

      VN:F [1.9.22_1171]
      Rating: 0 (from 0 votes)

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

ChatClick here to chat!+