“Eu estou certo porque DEUS está do meu lado”

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 10.0/10 (1 vote cast)

Este argumento é muito usado por crentes para justificar sua posição, visit web quando não têm mais argumento algum. “Eu estou certo porque DEUS esta do meu lado”… Pois bem, viagra order vamos analisar este argumento friamente?

Usando este argumento, a pessoa afirma algo (“eu estou certo”) baseando-se numa premissa (“deus está do meu lado”). Então, antes de mais nada, vamos analisar a premissa utilizada.

Afinal, o que significa dizer “deus está do meu lado”, ainda mais quando se considera o fato de que não há evidência alguma da existência de tal deus? Significa que a pessoa simplesmente crê em deus? Bem, caso seja, isso implicaria que apenas devido a ter uma crença faria com que a pessoa esteja correta. O que, claramente, é absurdo, porque muitas pessoas têm crenças e nem por isto deixam de errar em diversas coisas.

O mesmo se aplica a quem não tem crenças, óbvio: não é por não ter crenças que estará certo ou errado. É como dizer que alguém está certo apenas por ter um diploma, por exemplo. E aí começa a ficar mais claro o argumentum ad verecundiam (argumento de autoridade).

Mas digamos que não seja o caso, isto é, que a pessoa não está afirmando que apenas por crêr em deus que ela está correta. Digamos que ela realmente acredita que exista o tal deus e que ele está a seu lado. Isto gera outra pergunta: o que significa afirmar que alguém está a seu lado? Bem, temos diversas opções aí:

  • Que deus está geograficamente a seu lado. Bem… Afirmar que se está certo apenas devido a alguém, seja lá quem for, estar geograficamente ao seu lado apenas poderá fazer com que esta pessoa levante seus braços e se afaste dizendo “não me meta na sua confusão!”.
  • Que deus o apóia. Bem… Isto não significa, necessariamente, que a pessoa esteja correta. Afinal, eu costumo apoiar meus amigos mesmo quando estão errados, de forma a tirá-los de alguma confusão. O que não significa que, depois, eu não chegue para o amigo em questão e diga “desculpe, mas você estava errado”, além de explicar a situação e dar-lhe conselhos para não se meter em  coisas assim novamente.
  • Que deus concorda com que a pessoa afirma. Bem… Se for este caso, digamos que eu afirme numa discussão algo como “Sagan dizia o mesmo que estou afirmando”. Isto é, de novo, argumento de autoridade. Significa, no máximo, que eu não tenho argumentos suficientes para defender minha posição. (O que, cá para nós, é o mesmo que acontece com quem usa um argumento como “Eu estou certo porque DEUS esta do meu lado”).

No final das contas, tudo o que temos é apenas mais um argumento vazio, sem qualquer validade. Mas crentes continuam usando este tipo de “argumento” e não se dobram a qualquer outro argumento ou evidência, afinal…

“Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar.”
— Carl Sagan

Não sei quem é mais burro: o que está pendurado, ou quem carregou a carroça desta forma.

Enfim, o ponto, novamente, é a falha educação de nosso país. Existem sim religiosos que tiveram uma boa educação e, por tanto, usam argumentos muito melhores. Então, acho que o importante não é fazer “guerra” contra eles, mas sim continuar tentando conscientizá-los.

"Eu estou certo porque DEUS está do meu lado", 10.0 out of 10 based on 1 rating

Autor(es):

Mário César

Sou formado em Engenharia de Software e QUASE em Ciência da Computação (não concluí). Pretendo, agora, fazer astronomia na USP assim que possível para, depois, me especializar em astrobiologia. Sou um apaixonado pela ciências em geral e gosto muito de investigar alegações extraordinárias (como a ufologia, por exemplo).

Todas as postagens do(a) autor(a)

One Comment

  1. Ola amigo, li o teu comentario e respeito tua opiniao, antes quero deixar claro que nao tenho religiao, mas acredito que faltou a ti a percepcao de conceguir reconhecer uma pessoa egoista e que assim como tu, fala de algo que achas que conhece e usa de uma PALAVRA muito forte para dar mais peso a sua afirmacao.
    Esse “crente” a quem tu te referes, é uma pessoa fanática, que nao usa a sua inteligencia, e se cega, para mostrar que realmente cre em algo. Usa disso( do nome DEUS), uma defesa quando seus interesses nao condizem com a situacao e se aproveita desta forca para finalizar a situacao e sair com a certeza de apenas estar certo.
    No teu caso, usas de uma pergunta forte, se nao a mais forte, dentre as ainda sem resposta, e deita a tua crenca na duvida de todos,usas desta pergunta forte para afirmar a tua ideia, e desta forma aproveita para finalizar a situacao e sair com a certeza de apenas estar certo.
    E no final levas um susto quando descobre que te transformas naquele que criticas e que tens mais afinidades com ele doque pensaste.
    Espero a sua resposta, se quiser é claro, manda um email!
    Um forte abraço.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

ChatClick here to chat!+