Turismo espacial. Que tal?

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 10.0/10 (1 vote cast)

Em 1962 saímos da Terra em direção ao infinito. Yuri Gagarin fazia a primeira viagem espacial do homem. Depois, shop em 1969, o homem pisou na Lua, através do pequeno passo de Neil Armstrong, comandante da Apollo 11. Foram mais 6 viagens à Lua no Programa Apollo depois disto, das quais apenas 5 de fato pousaram na Lua.

Mas e o turismo espacial? Bem, era apenas uma fantasia. Isso mudou em 2001, quando Dennis Tito fez a primeira viagem espacial turística pela bagatela de 20 milhões de dólares na Soyuz TM-32. Hoje, o preço dessa brincadeira está a 40 milhões de dólares pela Space Adventures, empresa que faz essas viagens pela espaçonave russa Soyuz.

 

Espaçonave russa Soyuz atracando à ISS

Há ainda a proposta de viagens ao redor da Lua, a qual custará algo em torno de 100 milhões de dólares, também pela Space Adventures.

A própria Space Adventures está desenvolvendo uma nova espaçonave em parceria com a Boing. Há ainda diversas outras empresas que pretendem oferecer tal tipo de viagem, principalmente a Space X (criadora do Falcon 9) e a Virgin Galactic.

 

Decolagem do foguete Falcon 9

Com a intenção de fomentar o turismo espacial a X Prize Fundation criou o Ansari X PRIZE em 1996 oferecendo o prêmio de 10 milhões de dólares para a primeira organização não-governamental que conseguisse lançar ao espaço uma espaçonave reutilizável tripulada por duas vezes dentro do espaço de duas semanas. Esse prêmio foi vencido pela Virgin Galactic em 2004 com a espaçonave SpaceShipOne.

 

SpaceShipOne da Virgin Galactic

 

Veja abaixo o vídeo de um dos voos da SpaceShipOne:

A Virgin Galatic já construiu sua segunda espaçonave, a SpaceShipTwo.

 

SpaceShipTwo da Virgin Galactic

Já foi feito um “drop test” da SpaceShipTwo, onde ela decolou com o avião que a carrega (o WhiteKnightTwo), foi solta e pousou sozinha. O vídeo não é tão interessante como o da SpaceShipOne, afinal ela nem mesmo ligou seus motores. Então, ao invés de ver o vídeo deste teste, veja o vídeo de uma simulação de como será viajar na SpaceShipTwo.

A Virgin Galatic pretende oferecer viagens espaciais por 200 mil dólares (um preço já bem melhor do que o da Space Adventures), mas ainda não anunciou quando estes voos iniciarão.

Para aqueles que gostariam de ter uma experiência na gravidade zero, mas não tem todo esse dinheiro para pagar uma viagem espacial, ainda existe a Zero Gravity Corporation, que oferece voos num Boeing 727-200, conhecido como “G-Force One”, que voa fazendo arcos parabólicos verticais, de forma a simular a microgravidade. O preço cobrado é de apenas 4.950 dólares ou de 6.800 (para um voo no qual a pessoa experimenta ainda menos gravidade).

 

Simulação de microgravidade da Zero Gravity Corporation

Mas calma, a coisa não acaba aí, você ainda pode ganhar uma viagem espacial completamente grátis! Há várias empresas fazendo esta promessa e você pode ler mais sobre isto no artigo “Win a Free Trip to Space” do site DiscoveryNews.

Ainda sobre este tema, recentemente foi ao ar uma reportagem sobre turismo espacial no programa Espaço Aberto Ciência e Tecnologia da GloboNews. O vídeo da reportagem está abaixo.

ÓTIMA viagem a quem for e, se puder, me leve junto! 🙂

Turismo espacial. Que tal?, 10.0 out of 10 based on 1 rating

Autor(es):

Mário César

Sou formado em Engenharia de Software e QUASE em Ciência da Computação (não concluí). Pretendo, agora, fazer astronomia na USP assim que possível para, depois, me especializar em astrobiologia. Sou um apaixonado pela ciências em geral e gosto muito de investigar alegações extraordinárias (como a ufologia, por exemplo).

Todas as postagens do(a) autor(a)

No Comments

Trackbacks/Pingbacks

  1. Awesome Universe – Novos Rumos da Exploração Espacial - [...] disto, ainda temos diversos projetos da iniciativa privada, como retratei nos artigos “Turismo espacial. Que tal?” e “Empresa americana…

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

ChatClick here to chat!+