Citações

“Quantas patas tem um cão se você chamar o rabo de pata? Quatro. Chamar um rabo de pata não faz dele uma pata.”

— Abraham Lincoln

“Os grandes espíritos sempre sofreram oposição violenta das mentes medíocres. Estas últimas não conseguem entender quando um homem não se submete sem pensar aos preconceitos hereditários e usa a inteligência com coragem.”

— Albert Einstein

“A palavra Deus, para mim, é nada mais que a expressão e produto da fraqueza humana; a Bíblia, uma coleção de lendas honradas, mas ainda assim primitivas, que são bastante infantis.”

— Albert Einstein

“Se as pessoas são boas só por temerem o castigo e almejarem uma recompensa, então realmente somos um grupo muito desprezível.”

— Albert Einstein

“Toda a nossa ciência, comparada com a realidade, é primitiva e infantil – e, no entanto, é a coisa mais preciosa que temos.”

— Albert Einstein

“A leitura de obras de divulgação científica gerou em mim a convicção de que várias passagens da Bíblia não podiam ser verdadeiras. Desenvolvi assim um fanático livre-pensamento, associado ao sentimento de que o Estado emitia deliberadamente aos jovens; foi uma revelação para minha vida. Extraí dessa experiência uma desconfiança em relação a toda forma de autoridade, um ceticismo a respeito das convicções que prevaleciam na sociedade da época, posição que jamais abandonei, ainda que depois ela tenha perdido sua acuidade, graças a um melhor discernimento das relações causais.”

— Albert Einstein, Autobiografia de Einstein

“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.”

— Alexander Malcot

“Se 5 bilhões de pessoas acreditam em uma coisa estúpida, essa coisa continua sendo estúpida.”

— Anatole France

O homem médio, que não sabe o que fazer com a vida, quer uma outra vida que vai durar para sempre.

— Anatole France

Quantos massacres em nome de um mesmo Livro! Quantos massacres em nome de um mesmo Deus! É uma prova suficiente da ignorância em que todos se encontram. Ninguém se mata por causa da matemática, nem de nenhuma ciência, nem mesmo por causa de uma verdade de fato, quando ela é bem estabelecida. As pessoas só se matam pelo que ignoram ou pelo que são incapazes de provar. As guerras de religião constituem, por isso, um formidável argumento contra todo dogmatismo religioso. Elas mostram não apenas os perigos que este acarreta, com tanto ódio e tantas atrocidades, mas também sua fraqueza: se uma dessas religiões tivesse alguma prova a apresentar, não necessitaria de exterminar os outros.

— André Comte-Sponville

Se Deus não existe, tudo é permitido”, diz um personagem de Dostoiévski. Claro que não, já que eu não me permito tudo! A moral é autônoma, mostra Kant, ou não é moral. Quem só se impedisse de matar por medo de uma sanção divina teria um comportamento sem valor moral: seria apenas prudência, medo do policial divino, egoísmo. Quanto a quem só faz o bem para a sua salvação, não faria o bem (já que agiria por interesse, e não por dever ou por amor) e não seria salvo. É o ápice de Kant, da Luzes e da humanidade: não é porque Deus me ordena alguma coisa que está certo (porque nesse caso poderia ter sido certo, para Abraão, matar seu filho); é porque uma ação é boa que é possível acreditar que ela é ordenada por Deus. Não é mais a religião que funda a moral; é a moral que funda a religião. É onde começa a modernidade. Ter uma religião, precisa a Crítica da razão pura, é “reconhecer todos os deveres como mandamentos divinos”. Para os que não têm ou deixaram de ter fé, já não há mandamentos, ou antes, os mandamentos já não são divinos; restam os deveres, que são os mandamentos que impomos a nós mesmos.

— André Comte-Sponville

“A liberdade de pensamento é a única garantia contra a infecção dos povos pelos mitos de massa, que, nas mãos de hipócritas e demagogos traiçoeiros, pode se transformar em ditaduras sangrentas.”

— Andrei Sakharov

“Se lhe ensinassem que os elfos causam a chuva, todas as vezes que chovesse, você veria a prova dos elfos.”

— Ariex

“A religião é um subproduto do medo. Na maior parte da história humana, ela pode ter sido um mal necessário, mas por que ela foi mais má do que o necessário? Matar pessoas em nome de Deus não é uma boa definição de insanidade?”

— Arthur C. Clarke

“Se, numa discussão, um dos muitos que gostariam de saber tudo, mas se recusam a aprender qualquer coisa, nos perguntar a respeito da continuação da vida após a morte, a resposta mais adequada e mais correta é: “Após a morte você será o que era antes de nascer.”

— Arthur Schopenhauer

“Se uma proclamação pública repentinamente anunciasse a anulação de todas as leis criminais, imagino que nenhum de nós teria coragem de ir para casa sob a proteção das causas religiosas.”

— Arthur Schopenhauer

“Moral é fazer o que é certo independentemente do que é dito.
Religião é fazer o que é dito independentemente do que é certo.”

— Autoria desconhecida

Dá um peixe a um homem e o alimentarás por um dia. Dá-lhe uma religião e ele morrerá de fome enquanto reza por um peixe.

— Autoria desconhecida

“Acusam-me repetidamente de blasfêmia. Mas o que é fato é que eu não posso ser condenado por um crime contra uma vítima inexistente.”

— Baker

“Muitos indivíduos ortodoxos dão a entender que é papel dos céticos refutar os dogmas apresentados – em vez de os dogmáticos terem de prová-los. Essa idéia, obviamente, é um erro. De minha parte, poderia sugerir que entre a Terra e Marte há um pote de chá chinês girando em torno do Sol em uma órbita elíptica, e ninguém seria capaz de refutar minha asserção, tendo em vista que teria o cuidado de acrescentar que o pote de chá é pequeno demais para ser observado mesmo pelos nossos telescópios mais poderosos. Mas se afirmasse que, devido à minha asserção não poder ser refutada, seria uma presunção intolerável da razão humana duvidar dela, com razão pensariam que estou falando uma tolice. Entretanto, se a existência de tal pote de chá fosse afirmada em livros antigos, ensinada como a verdade sagrada todo domingo e instilada nas mentes das crianças na escola, a hesitação de crer em sua existência seria sinal de excentricidade.”

— Bertrand Russell

“Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força, e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. Mas se sua crença se baseia na fé, você perceberá que a discussão é inútil e, portanto, recorrerá à força, ou na forma de perseguição ou anestesiando e distorcendo as mentes das crianças no que é chamado ‘educação’.”

— Bertrand Russell

“Afirma-se — não sei com quanta veracidade — que certo pensador hindu acreditava que a Terra estava apoiada em um elefante. Quando lhe perguntaram no que o elefante de sustentava, respondeu que se sustentava numa tartaruga. Quando lhe perguntaram sobre o que a tartaruga se sustentava, ele disse “Estou cansado disso. Vamos mudar de assunto”. Isso ilustra o caráter insatisfatório do argumento da Causa Primeira.”

— Bertrand Russell

“Há algo de infantil na idéia de que outra pessoa (pais no caso de crianças, Deus no caso de adultos) tem a responsabilidade de dar sentido e objetivo a sua vida.
Se a eliminação de Deus vai deixar uma lacuna, cada um vai preenchê-la à sua maneira. Minha maneira inclui uma boa dose de ciência, a empreitada honesta e sistemática para descobrir a verdade sobre o mundo real.”

— Bertrand Russell

“Todo o problema do mundo é que os tolos e os fanáticos estão cheios de certezas, e as pessoas mais sábias estão cheias de dúvidas”

— Bertrand Russell

“Mesmo quando todos os especialistas estão de acordo podem muito bem estar enganados.”

— Bertrand Russell

“O homem hoje, para ser salvo, só tem necessidade de uma coisa: abrir o coração à alegria.”

— Bertrand Russell

“A matemática é a única ciência exata em que nunca se sabe do que se está a falar nem se aquilo que se diz é verdadeiro.”

— Bertrand Russell

“O homem moderno não combate as calamidades com a humildade; descobriu que elas devem ser combatidas com os conhecimentos científicos.”

— Bertrand Russell

“Quando você estiver estudando qualquer assunto ou considerando qualquer filosofia, pergunte-se somente isto: quais são os fatos, e qual é a verdade que os fatos sustentam.”

— Bertrand Russell

As pessoas dirão que, sem os consolos da religião, elas seriam intoleravelmente infelizes. Tanto quanto este argumento é verdadeiro, também é covarde. Ninguém senão um covarde escolheria conscientemente viver no paraíso dos tolos.

— Bertrand Russell

“O que faz um livre pensador não são suas crenças, mas a maneira pela qual ele as mantém. Se ele as mantém porque os mais velhos lhe disseram que era verdade quando jovem, ou se ele as mantém porque, caso contrário, estaria infeliz, seu pensamento não é livre, mas se ele as mantém porque, após uma cuidadosa reflexão, ele encontra um equilíbrio de evidências em seu favor, então o seu pensamento é livre, por mais estranha que suas conclusões possas parecer.”

— Bertrand Russell

“A fé não é racional, é emocional. Crentes reagem emocionalmente quando sua fé é contestada. No fundo de suas mentes, sabem que acreditam num mito e têm medo de que sua crença desabe na presença da lógica. É por isso que diferenças religiosas levam à guerra, mas não à Aritmética. Quanto menos evidência existe em favor de uma ideia, maior a paixão, maior a violência.”

— Bertrand Russell

Aquele que não conhece a verdade é simplesmente um ignorante, mas aquele que a conhece e diz que é mentira, este é um criminoso.

— Brecht

“Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores.”

— Bruce Calvert

“Em toda e qualquer cultura, imaginamos o Universo governado por algo parecido com nosso próprio sistema político. Poucos acham a similaridade suspeita.”

— Carl Sagan

“Somos todos feitos do mesmo pó de estrelas.”

— Carl Sagan

“A ideia de que Deus é um gigante barbudo de pele branca sentado no céu é ridícula. Mas se, com esse conceito, você se referir a um conjunto de leis físicas que regem o Universo, então claramente existe um Deus. Só que Ele é emocionalmente frustrante: afinal, não faz muito sentido rezar para a lei da gravidade!”

— Carl Sagan

“Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar.”

— Carl Sagan

“O brilhantismo intelectual não é garantia contra … estar errado.”

— Carl Sagan

“Para mim, é muito melhor compreender o universo como ele realmente é do que persistir no engano, por mais satisfatório e tranquilizador que possa parecer.”

— Carl Sagan

“E se o mundo não corresponde em todos os aspectos a nossos desejos, é culpa da ciência ou dos que querem impor seus desejos ao mundo?”

— Carl Sagan

“Se você quiser salvar seu filho da pólio, você pode rezar ou você pode vacinar… Tente a ciência.”

— Carl Sagan

“Alegações extraordinárias exigem provas extraordinárias.”

— Carl Sagan

“Uma alvorada ainda mais gloriosa nos aguarda; Não o nascer do Sol, mas o nascer de uma galáxia. Uma manhã repleta de 400 bilhões de sóis: o nascer da Via Láctea!”

— Carl Sagan

“O céu nos convoca: se não nos destruirmos iremos, um dia, aventurar-nos até as estrelas.”

— Carl Sagan

“Ciência é muito mais uma maneira de pensar do que um corpo de conhecimentos.”

— Carl Sagan

“Existem muitas hipóteses na ciência que são erradas. Isso é perfeitamente correto; elas são a abertura para descobrir o que é certo. A ciência é um processo auto-corretivo. Para serem aceitas, novas idéias devem sobreviver aos mais rigorosos padrões de evidência e escrutínio.”

— Carl Sagan

“A Ciência é uma empreitada colaborativa que atravessa as gerações.”

— Carl Sagan

“Nós podemos praticar a Ciência, e com isso, melhorar nossas vidas.”

— Carl Sagan

“Os seres humanos podem ansiar pela certeza absoluta; podem aspirar a alcançá-la; podem fingir, como fazem os partidários de certas religiões, que a atingiram. Mas a história da ciência ensina que o máximo que podemos esperar é um aperfeiçoamento sucessivo de nosso entendimento, um aprendizado por meio de nossos erros, uma abordagem assintóica do Universo, mas com a condição de que a certeza absoluta sempre nos escapará.”

— Carl Sagan

“Você deve manter sua mente aberta, mas não tão aberta que o cérebro caia.”

— Carl Sagan

“Ausência de evidência não é evidência de ausência.”

— Carl Sagan

“Estarei substituindo uma fé por outra, igualmente arbitrária? A meu ver, de forma alguma. O sucesso da ciência, diretamente observado, é a razão por que defendo o seu emprego. Se outra coisa funcionasse melhor, eu a defenderia. (…) Qual é o segredo do sucesso da ciência? Em parte, é esse mecanismo embutido de correção de erros. Não existem questões proibidas na ciência, assuntos delicados demais para serem examinados, verdades sagradas. Essa abertura para novas idéias, combinada com o mais rigoroso exame cético de todas as idéias, separa o joio do trigo. Não importa o quanto você é inteligente, augusto ou amado. Tem de provar a sua tese em face de uma crítica determinada e especializada. A diversidade e o debate são valorizados. É estimulada a discussão de idéias – substantivamente e em profundidade.”

— Carl Sagan

“A Rússia é um caso instrutivo. Sob os czares, a superstição religiosa
era encorajada, mas o pensamento cético e científico – à exceção do
produzido por alguns cientistas submissos – era implacavelmente eliminado.
Sob o comunismo, tanto a religião como a pseudociência foram
sistematicamente suprimidas – exceto a superstição da religião ideológica do
Estado. Esta era apresentada como científica, mas ficava tão aquém desse
ideal quanto o culto de mistério mais desprovido de autocrítica.”

— Carl Sagan, O Mundo Assombrado pelos Demônios – A ciência vista como uma vela no escuro, pág. 24.

“Se não formos capazes de fazer perguntas céticas e de ser céticos com aqueles ocupando posições de autoridade, então estaremos à mercê deles.”

— Carl Sagan

“Se você quer fazer uma torta de maçã desde o começo, tem que primeiro criar o universo.”

— Carl Sagan

“O modo científico de pensar é ao mesmo tempo imaginativo e disciplinado. Isso é fundamental para o seu sucesso. A ciência nos convida a acolher os fatos, mesmo quando eles não se ajustam às nossas preconcepções.”

— Carl Sagan

“Algumas vezes ouvimos falar de coisas que viajam mais rápido do que a luz. Ocasionalmente refere-se a algo chamado “a velocidade do pensamento”, uma noção excepcionalmente tola, jáque sabemos que a velocidade dos impulsos dos neurônios em nosso cérebro é quase que a mesma de uma carroça puxada por um burro.”

— Carl Sagan

“Eu afirmo que existe muito mais maravilhas na ciência do que na pseudociência. E, além disso, em qualquer medida que este termo tenha algum sentido, a ciência tem a virtude adicional, que não é desprezível, de ser verdadeira.”

— Carl Sagan

“O que estou dizendo é que, se Deus nos quisesse enviar uma mensagem, e escrever em papéis antigos foi a única forma que ele encontrou de fazer isso, ele poderia ter feito um trabalho melhor.”

— Carl Sagan, Livro Contato (New York: Pocket Books, 1985), p. 164, dito por Dra. Arroway.

Religião faz três coisas efetivamente: Divide as pessoas, controla as pessoas e ilude as pessoas.

— Carlespie Mary Alice McKinney

“Mitologia é aquilo no que os adultos acreditam, folclore é aquilo que eles contam para seus filhos, e religião é ambos.”

— Cedric Whitman

“Por simples bom senso, não acredito em Deus. Em nenhum.”

— Charles Chaplin

“A decência humana não é derivada da religião. É anterior a ela.”

— Christopher Hitchens

O que pode ser afirmado sem provas também pode ser rejeitado sem provas.

— Christopher Hitchens

“Zombar da religião é uma das coisas mais essenciais … um dos princípios da emancipação humana é a capacidade de rir de autoridade.”

— Christopher Hitchens, BBC Newsnight Special: Christopher Hitchens, 29 November 2010

“Apenas pense sobre a tragédia de ensinar as crianças a não duvidar!”

— Clarence Darrow

Quanto mais aprendemos, de menos deuses precisamos.

— Dan Barker

“Se deus queria que as pessoas acreditassem nele, por que então ele inventou a lógica?”

— David Feherty

Observe a maioria das nações e a maioria das eras. Examine os princípios religiosos que, de fato, prevaleceram no mundo. Você raramente será persuadido que eles são qualquer coisa além de sonhos de homens doentios.

— David Hume

“Se mais cristãos lessem a Bíblia, haveria menos cristãos.”

— Derek W. Clayton

“Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?”

— Douglas Adams

“Religião não admite racionalidade.”

— Drauzio Varella

“Deus deseja prevenir o mal, mas não é capaz? Então não é onipotente. É capaz, mas não deseja? Então é malevolente. É capaz e deseja? Então por que o mal existe? Não é capaz e nem deseja? Então por que lhe chamamos Deus?”

— Epicuro

“A religião serve para o homem assim como a viseira serve para o cavalo.”

— Eric Williams

“A fé é freqüentemente a vaidade do homem que é muito preguiçoso para investigar.”

— F. M. Knowles

“O que seria mais importante do que acharmos nosso verdadeiro lugar no universo, retirando um a um esses vestígios infelizes de crenças remotas?”

— Francis Crick

Eu percebi muito cedo que o que torna certas religiões insustentáveis é o conhecimento científico detalhado.

— Francis Crick

Eu percebi muito cedo que o que torna certas religiões insustentáveis é o conhecimento científico detalhado. O conhecimento da verdadeira idade da Terra e os registros fósseis tornam impossível para qualquer pessoa de bom senso acreditar na verdade literal de cada parte da Bíblia, do mesmo jeito que os fundamentalistas acreditam. E se parte da Bíblia está notoriamente errada, por que o resto dela deveria ser aceito automaticamente? O que seria mais imbecil do que basear toda a sua visão de vida em ideias que, embora plausíveis no passado, agora parecem estar completamente erradas? E o que seria mais importante do que acharmos nosso verdadeiro lugar no universo, retirando um a um esses vestígios infelizes de crenças remotas?

— Francis Crick

“Não importa o quão feliz me deixe, se não é verdadeiro, se não é real, muito obrigado. É assim que penso quanto aos deuses e mitos de todas as religiões.”

— Francisco Saiz

“Homens de convicção estática não são levados em consideração quando se pretende determinar o que é fundamental em matéria de valor e desvalor. Homens de convicção são prisioneiros. Não veem longe o bastante, não veem abaixo de si…”

— Friedrich Nietzsche, O anticristo

“O “puro espírito” é uma pura estupidez: retire o sistema nervoso e os sentidos, o chamado “envoltório mortal”, e o resto é um erro de cálculo — isso é tudo!…”

— Friedrich Nietzsche

“Não há no mundo amor e bondade bastantes para que ainda possamos dá-los a seres imaginários.”

— Friedrich Nietzsche

“Uma visita ao hospício mostra que a fé não prova nada.”

— Friedrich Nietzsche

“Explicações místicas são consideradas profundas. Mas a verdade é que elas não são sequer superficiais.”

— Friedrich Nietzsche

“Não posso acreditar num Deus que quer ser louvado o tempo todo.”

— Friedrich Nietzsche

“O fanatismo é a única forma de força de vontade acessível aos fracos.”

— Friedrich Nietzsche

“No cristianismo, nem a moral nem a religião entram em contato com a realidade em qualquer ponto.”

— Friedrich Nietzsche

“Chamamos espírito livre aquele que pensa de outro modo do que podia se esperar de sua origem, de suas relações, de sua situação e de seu trabalho ou das opiniões reinantes em seu tempo. O espírito livre é a exceção, os espíritos servos são a regra; estes replicam que seus princípios livres devem ocultar um mal de origem, ou conduzir a ações livres que não se conciliam com a moral estabelecida. De quando em quando, se diz também que tais ou quais princípios devem derivar-se de uma sutileza ou de uma excitação mental, mas quem assim fala não é senão a malícia, que não crê no que diz, mas que serve-se dela para prejudicar, pois o espírito livre traz escrito tão visivelmente em seu rosto os traços da bondade e da penetração superior de sua inteligência, que os espíritos subordinados o compreendem muito bem.”

— Friedrich Nietzsche

“‘Fé’ significa não querer saber o que é a verdade.”

— Friedrich Nietzsche

“Nos indivíduos, a loucura é algo raro – mas nos grupos, nos partidos, nos povos, nas épocas, é regra.”

— Friedrich Wilhelm Nietzsche

“Não consigo acreditar que o mesmo deus que nos deu inteligência, razão e bom senso nos proíba de usá-los.”

— Galileu Galilei

“Devemos questionar a lógica que afirma um Deus onipotente e onisciente que criou um homem falível e o culpa por seus defeitos.”

— Gene Roddenberry

As religiões variam no seu grau de idiotice, mas eu rejeito-as todas.

— Gene Roddenberry

“Dizer que o ateísmo requer fé é tão demente quanto dizer que não acreditar em fadas e leprechauns requer fé. Mesmo se o próprio Eistein me dissesse que tem um elfo no meu ombro, eu pediria uma prova e não estaria errado em pedir.”

— Geoff Mather

“Nenhum homem acredita que a Bíblia diz o que está escrito: acredita que ela diz o que ele quer.”

— George Bernard Shaw

“É a crença, e não a descrença, que é perigosa para nossa sociedade.”

— George Bernard Shaw

“Eu sou completamente a favor da separação da Igreja e do Estado. Minha idéia é que essas duas instituições nos fodem o suficiente por si próprias, então ambas juntas é a morte certa.”

— George Carlin

“Tenho tanta autoridade quanto o Papa. Eu só não tenho tantas pessoas que acreditam nisso.”

— George Carlin

“Se não há um deus, estamos corretos; se há um deus indiferente, não sofreremos; se há um deus justo, não temos nada a temer pelo uso honesto da racionalidade; mas, se há um deus injusto, temos muito a temer – assim como o cristão.”

— George H. Smith

A ideia de uma boa sociedade é algo que não precisa ser sustentado com religião e punição ‘eterna’.

— Gore Vidal

“Argumentos racionais não costumam funcionar com pessoas religiosas. Caso contrário, não haveriam pessoas religiosas.”

— Gregory House, M.D

“Rezar é como uma cadeira de balanço – ela vai dar-lhe algo para fazer, mas você não vai chegar a lugar nenhum.”

— Gypsy Rose Lee

Para mim, um homem rezando e outro portando um pé de coelho para lhe dar sorte são igualmente incompreensíveis.

— H L Mencken

“Um ateu é um homem que não possui meios invisíveis de apoio.”

— H. E. Fosdick

“Através dos anos percebi que o deus pra quem eu rezava era o deus que eu inventei.Quando eu falava com ele,falava comigo mesmo.”

— H. Kreisner

“A Igreja vive da certeza de que os fatos revelados pelas pesquisas modernas sobre Jesus não são de conhecimento público.”

— Hans Konzelmann

“Governar acorrentando a mente através do medo de punição em outro mundo é tão baixo quanto usar a força.”

— Hipátia

“Compreender as coisas que nos rodeiam é a melhor preparação para compreender o que há mais além.”

— Hipátia

“Todas as formas religiosas dogmáticas são falaciosas e não devem ser aceitas por auto-respeito pessoal.”

— Hipátia

“Reserve o seu direito a pensar, mesmo pensar errado é melhor do que não pensar.”

— Hipátia

“Ensinar superstições como verdades é uma das coisas mais terríveis.”

— Hipátia

“Os homens pensam que a epilepsia é divina meramente porque não a compreendem. Se eles denominassem divina qualquer coisa que não compreendem, não haveria fim para as coisas divinas.”

— Hipócrates de Cós

“Quando percebi que deus era uma extensão da minha imaginação, parei de rezar pra ele.”

— Howard Kreisner

“Idéias não foram feitas para serem ‘respeitadas’. Idéias foram feitas para serem debatidas, questionadas, copiadas, circuladas, disseminadas, combatidas e defendidas, parodiadas e criticadas. De preferência com argumentos.”

— Idelber Avelar

“Você nasceu sem propósito, você vive sem sentido, viver é o próprio significado.”

— Ingmar Bergman

“Se conhecimento pode trazer problemas, não é sendo ignorantes que poderemos solucioná-los.”

— Isaac Asimov

“Lida propriamente, a bíblia é a força mais potente para o ateísmo jamais concebida.”

— Isaac Asimov

Não acredito em vida após morte, portanto não tenho que me preocupar em ter medo do inferno ou do céu.

— Isaac Asimov

“Os criacionistas fazem uma teoria parecer com algo que você sonhou depois de ficar bêbado a noite toda.”

— Isaac Asimov

“Individualmente, nós humanos somos inteligentes, coletivamente, somos manada. Essa deve ser a razão de existirem pastores, padres…”

— Jair Pessôa Pereira

“Acuso o deus Cristão de assassinato ao permitir o Holocausto – sem mencionar a “limpeza étnica” presentemente sendo feita pelos Cristãos no mundo -, condeno e vilipendio essa divindade mítica por encorajar o preconceito racial e comandar a degradação da mulher.”

— James Randi

“Aprecie a fantasia, a diversão, as histórias, mas certifique-se de que existe uma linha divisora desenhada no chão. Agir diferente é aderir à loucura.”

— James Randi

“Se nós (cientístas) não bricarmos de deus, quem irá?”

— James Watson, The Lives to Come: The Genetic Revolution and Human Possibilities (1996), New York: Simon and Schuster.

“A ciência está aberta à crítica, que é o oposto da religião. A ciência implora para que você prove que ela está errada — que é todo o conceito — enquanto a religião o condena se você tentar provar que ela está errada. Ela te diz aceite com fé e cale a boca.”

— Jason Stock

“A história dos humanos é a história das ideias que lançam luz em cantos escuros.”

— Jill Tarter

“Definir filosofia é o que os filósofos têm procurado fazer até hoje! Em grego, queria dizer amor ao saber. Mas aí foram saindo algumas ciências e a filosofia tem que ficar o tempo todo se questionando – o que sou? Se redefinindo.”

— João Augusto Mattar Neto

“Onde há o dever de prestar culto ao Sol é praticamente certo que seja crime examinar as leis do calor.”

— John Morley

Quando os missionários chegaram, os africanos tinham a terra e os missionários tinham a bíblia. Eles nos ensinaram a rezar de olhos fechados. Quando nós os abrimos, eles tinham a terra e nós tínhamos a bíblia.

— Jomo Kenyatta

“Religião: Dando esperança às pessoas em um mundo dilacerado pela… Religião.”

— Jon Stewart

“Por causa e em nome de Deus é que se tem permitido e justificado tudo, principalmente o mais horrendo e cruel.”

— José Saramago

“No fundo, o problema não é um Deus que não existe, mas a religião que o proclama. Denuncio as religiões, todas as religiões, por nocivas à Humanidade. São palavras duras, mas há que dizê-las.”

— José Saramago

“E sobretudo inventamos esta coisa absolutamente diabólica que é o pecado.”

“Quando a igreja inventou o pecado, inventou um instrumento de controle. Não tanto das almas, porque a igreja não importa nada com as almas. Um instrumento de controle dos corpos. Aquilo que perturba a igreja católica é o corpo. O corpo. O corpo com sua liberdade, o corpo com seus apetites, o corpo com suas ansiedades e é isto que perturba. Precisamos de deus, mas precisamos dele pra que? Quer dizer, nunca o vimos. Tudo aquilo que se diz que é dele foi escrito por pessoas.”

“A bíblia levou 2 mil anos para ser escrita. Foi escrita ao longo de 2 mil anos. E a bíblia não é um livro que se possa deixar nas mãos de um adolescente. Aquilo só tem maus conselhos. Assassinatos, incestos… Aquilo é um desastre.”

“Mitologia é o nome que damos às religiões dos outros.”

— Joseph Campbell

“O teísta e o cientista são intérpretes rivais da natureza, o primeiro retrocede conforme ou outro avança.”

— Joseph McCabe

A medicina não explica? E daí? Um dia explicará. E, em não explicando, por que a única outra alternativa seria o milagre?

— Judith Hayes

Operacionalmente, deus está começando a não se parecer mais com um governante, mas com o último sorriso de uma versão cósmica do gato de Cheshire se desfazendo.

— Julian Huxley

“Não deixe que alguém lhe diga o que pensar, pense por si mesmo. – Livres Pensadores!”

— Kaio Costa, Twitter

‎A fé nunca moveu montanhas, mas já empilhou corpos.

— Kaio Costa

“Penso que só há um caminho para a ciência ou para a filosofia: encontrar um problema, ver a sua beleza e apaixonar-se por ele; casar e viver feliz com ele até que a morte vos separe — a não ser que encontrem outro problema ainda mais fascinante, ou, evidentemente, a não ser que obtenham uma solução. Mas, mesmo que obtenham uma solução, poderão então descobrir, para vosso deleite, a existência de toda uma família de problemas-filhos, encantadores ainda que talvez difíceis, para cujo bem-estar poderão trabalhar, com um sentido, até ao fim dos vossos dias.”

— Karl Popper

“Conhecimento é busca da verdade — a busca de teorias explanatórias, objetivamente verdadeiras. Ele não é busca por certeza. Errar é humano: todo conhecimento humano é falível e, portanto, incerto. Disso se segue que devemos fazer clara distinção entre verdade e certeza.”

— Karl R. Popper

“Mas alguns pontos primordiais em comum parecem ligar os dois pensamentos. O amor pelo universo, a vontade de dissipação do conhecimento e a busca pela verdade.”

— Kaue Jones

“É realmente a coisa mais poética que sei sobre a Física: vocês são todos poeira estelar. Não poderíamos estar aqui se as estrelas não tivessem explodido. Porque os elementos, o carbono, nitrogênio, oxigênio, ferro, todas as coisas que importam, para a Evolução, foram criadas no começo dos tempos. Foram criadas nas fornalhas nucleares das estrelas, e a única maneira de estarem no seu corpo foram pelas estrelas terem explodido. Então esqueçam Jesus! As estrelas que morreram para que vocês pudessem estar aqui hoje!”

— Lawrence Krauss

“Sempre que a moralidade se baseia na teologia, sempre que o correto se torna dependente da autoridade divina, as coisas mais imorais, injustas e infames podem ser justificadas e estabelecidas.”

— Ludwig Feuerbach

“Rezar para uma pedra tem o mesmo resultado de rezar para uma divindade.”

— M. Flohr

“Ateu que não acha que a religião tem de acabar é totalmente alienado ou extremamente mal caráter. Mas prefiro supor a primeira opção.”

— Mário César Mancinelli de Araújo

DOS MILAGRES
O milagre não é dar vida ao corpo extinto,
Ou luz ao cego, ou eloqüência ao mudo…
Nem mudar água pura em vinho tinto…
Milagre é acreditarem nisso tudo!

— Mário Quintana

Não tenho medo da morte. Estive morto por bilhões e bilhões de anos antes de meu nascimento, e isso nunca me causou qualquer inconveniência.

— Mark Twain

O barulho não prova nada: muitas vezes, uma galinha que simplesmente pôs um ovo cacareja como se tivesse posto um asteróide.

— Mark Twain

As lições de moral mais duradouras são as que vêm, não de ensinamentos de livros, mas da experiência.

— Mark Twain

“A ciência moderna realmente deve estimular em todos nós uma humildade perante a imensidão do inexplorado e a tolerância por hipóteses malucas.”

— Martin Gardner

Um estudante de história cuidadoso vai descobrir que o cristianismo tem sido de muito pouco valor no avanço da civilização, mas fez uma grande trabalho retardando-o.

— Matilda Joslyn Gage

“A busca por deus é uma ocupação inútil, pois não há nada para ser encontrado onde nada existe.
Aos deuses não se procura, se inventa.”

— Maximo Gorki

“A Ciência é a melhor ferramenta já criada para entendermos como o mundo funciona.”

— Michael Shermer

O homem é completamente maluco: ele não consegue criar um verme, mas cria deuses aos montes.

— Michel de Montaigne

“Ser cético não significa ser aquele que duvida, mas sim aquele que investiga e pesquisa, ao contrário daquele que afirma e que pensa que achou.”

— Miguel de Unamuno

“Se deus existisse a única forma de ele ser útil à liberdade humana seria deixar de existir.”

— Mikhail Bakunin

“Os teólogos dizem: isso são mistérios insondáveis. Ao que respondemos: são absurdidades imaginadas por vós próprios. Começais por inventar o absurdo, depois fazei-nos dele a imposição como mistério divino, insondável e tanto mais profundo quando mais absurdo. É sempre o mesmo procedimento: credo quia absurdum [creio porque é absurdo].”

— Mikhail Bakunin

“As pessoas vão à igreja pelos mesmos motivos que vão à taverna: para estupefazerem-se, para esquecerem-se de sua miséria, para imaginarem-se, de algum modo, livres e felizes.”

— Mikhail Bakunin

“Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas.”

— Napoleão Bonaparte

Invocar o não-conhecível para explicar o “Desconhecido” é um beco sem saída intelectual.

— Neal M. Stevens

“Quando se é alfabetizado cientificamente, o mundo parece diferente à sua vista, e essa compreensão lhe dá poder.”

— Neil deGrasse Tyson

“O conhecimento que os átomos que compõem a vida na Terra – os átomos que compõem o corpo humano – , são rastreáveis para os cadinhos que cozinham elementos leves em elementos pesados em seu núcleo sob extremas temperaturas e pressões. Estas estrelas – aquelas de maior massa entre elas – , ficam instáveis em seus últimos anos, entram em colapso e, em seguida, explodem, espalhamento de suas entranhas enriquecidas através da galáxia. Entranhas feitas de carbono, nitrogênio, oxigênio, e todos os ingredientes fundamentais da vida em si. Estes ingredientes se tornam parte de nuvens de gás que se condensam, colapsam, formam a próxima geração de sistemas solares, estrelas com planetas em órbita. E esses planetas agora têm os ingredientes para a vida em si. De modo que quando eu olho para cima para o céu noturno, e eu sei que sim, somos parte deste universo, nós estamos neste universo, mas, talvez mais importante do que esses dois fatos, é que o universo está em nós. Quando reflito sobre esse fato, eu olho para cima… Muitas pessoas se sentem pequenas, porque são pequenas e o universo é grande. Mas eu me sentinto grande, porque os meus átomos vieram dessas estrelas.”

— Neil deGrasse Tyson

“A Ciência é uma filosofia de descoberta. O desenho inteligente é uma filosofia de ignorância.”

— Neil deGrasse Tyson

“Estamos todos conectados; Uns aos outros, biologicamente; À Terra, quimicamente; Ao resto do Universo, atomicamente.”

— Neil deGrasse Tyson

“E até onde eu posso dizer a vocês, se vocês as deixar saber, que não somente nós estamos neste Universo, mas de fato, dada a química disto tudo e a física nuclear disso tudo, não somente nós estamos neste Universo, mas o Universo está em nós. E… Eu não sei de qualquer sentimento mais profundamente espiritual de o que isso traz para mim. E assim os deixo com esses pensamentos.”

E pretender que ela (Bíblia) seja a verdade absoluta é ridicularizar e subestimar o intelecto humano.

— Nietzsche

“Aparentemente os cristãos requerem uma constante afirmação de suas crenças, senão eles começam a reverter ao estado natural da descrença. Esse deve ser um mecanismo de defesa dos memes cristãos, evoluídos por 2000 anos de ignorar a realidade.”

— Paul J. Koeck

“Afirmar que “Deus fez isso” não é nada mais do que uma admissão de ignorância vestida enganadoramente como uma explicação.”

— Peter Atkins

Afirmar que “Deus fez isso” não é nada mais do que uma admissão de ignorância vestida enganadoramente como uma explicação.

— Peter Atkins

“A ideia de um Ente supremo que cria um mundo no qual uma criatura deve comer outra para sobreviver e, então, proclama uma lei dizendo: “Não Matarás” é tão monstruosamente absurda que não consigo entender como a humanidade a tem aceito por tanto tempo.”

— Peter de Vries

“Ensine um homem a utilizar a razão e ele pensará por toda a sua vida.”

— Phil Plait

Realidade é aquilo que não desaparece quando paramos de acreditar.

— Philip Dick

“O potencial de consolo de uma crença não eleva seu valor de Verdade.”

— Richard Dawkins

“A natureza não é cruel, apenas implacavelmente indiferente. Essa é uma das lições mais duras que os humanos têm de aprender.”

— Richard Dawkins

“Existe poesia de verdade no mundo real: a Ciência é a poesia da realidade.”

— Richard Dawkins

A igreja se preocupa menos em salvar os corpos das crianças dos estupradores do que em salvar as almas dos padres do inferno.

— Richard Dawkins

“É absolutamente seguro dizer que, se você encontrar alguém que afirme não acreditar na evolução, esta pessoa é ignorante, imbecil ou insana (ou maligna, mas eu prefiro não considerá-la assim).”

— Richard Dawkins

“Homens bons fazem coisas boas, os homens maus as más, mas só a religião consegue fazer com que homens bons façam coisas más.”

— Richard Feynman

“Os poetas reclamam que a ciência retira a beleza das estrelas – meros globos de átomos de gás. Nada é ‘mero’. Mas eu também posso ver as estrelas em uma noite no deserto, e senti-las. Vejo mais ou menos?”

— Richard Feynman

“Quanto mais eu estudo as religiões, mais eu estou convencido de que o homem nunca adorou nada além dele mesmo.”

— Richard Francis Burton

“Basicamente, vocês estão matando uns aos outros para ver quem tem o melhor amigo imaginário.”

— Richard Jeni

“Nenhum mito de criação miraculosa é tão maravilhoso como a face da evolução do homem.”

— Robert Briffault

A verdade é que a crença na danação eterna tem sido o verdadeiro perseguidor.

— Robert G. Ingersoll

O milagre é a marca da fraude… homens inteligentes e honestos jamais fingiram realizar milagres, e nunca tentarão.

— Robert Green Ingersoll

“Por que eu devo permitir que o mesmo deus que abandonou seu filho me diga como cuidar do meu?”

— Robert Ingersoll

“Um crente é um pássaro em uma gaiola. Um livre-pensador é uma águia partindo as nuvens com asas incansáveis.”

— Robert Ingersoll

“Se Deus existisse, a fé se tornaria desnecessária e todas as religiões entrariam em colapso.”

— Ron Barrier

“A crença em deus subsiste devido ao desejo de um pai protetor e imortalidade, ou como um ópio contra a miséria e sofrimento da existência humana.”

— Sigmund Freud

“A religião é comparável com uma neurose de infância.”

— Sigmund Freud

“A crença em Deus subsiste devido ao desejo de um pai protetor e imortalidade, ou como um ópio contra a miséria e sofrimento da existência humana.”

— Sigmund Freud

“Afirmo que somos ambos ateus. Apenas acredito num deus a menos que você. Quando você entender por que rejeita todos os outros deuses, entenderá por que rejeito o seu.”

— Stephen Henry Roberts

“Se você rezar por chuva por bastante tempo, ela fatalmente cai. Se você rezar para que enxurradas se acalmem, elas fatalmente o farão. O mesmo acontece na ausência de preces.”

— Steve Allen

“Deus é um ser mágico que veio do nada, criou o universo e tortura eternamente aqueles que não acreditam nele, pois os ama.”

— Steve Knight

“Se você disser que Deus é energia, então podemos encontrar Deus em um pedaço de carvão.”

— Steven Weinberg

“Com ou sem religião, as pessoas boas podem comportar-se bem e as pessoas más podem praticar o mal; mas a religião tem levado as pessoas boas a praticar o mal.”

— Steven Weinberg

“O maior pecado contra a mente humana é acreditar em coisas sem evidências. A ciência é somente o suprassumo do bom-senso — isto é, rigidamente precisa em sua observação e inimiga da lógica falaciosa.”

— Thomas H. Huxley

“A última instância de recurso é a observação e a experimentação… não a autoridade.”

— Thomas H. Huxley

“A educação não existe para confirmar a superstição das pessoas, e as crianças não aprendem a pensar quando elas são alimentadas apenas com dogmas.”

— Tim Berra

Não há lugar no nosso mundo para uma ideologia que procura mentes fechadas, força à obediência e retorna o mundo a um paraíso que nunca existiu.

— Tim Berra

“A defesa deles é sempre ‘mas a evolução é apenas uma teoria!’. O que é verdade, quero dizer, ela é uma teoria. E é bom que eu tenha dito isso, porque isso nos dá esperanças, não é? Que talvez eles se sintam da mesma maneira sobre a teoria da gravidade… E talvez eles saiam flutuando pra puta que pariu.”

“A liberdade começa onde acaba a ignorância.”

— Victor Hugo

“Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las.”

— Voltaire

Para que discutir com os homens que não se rendem às verdades mais evidentes ? Não são homens, são pedras.

— Voltaire

É difícil libertar os tolos de correntes que eles veneram.

— Voltaire

Secularistas são muitas vezes acusados injustamente de tentar purgar ideais religiosos do discurso público. Nós simplesmente queremos negar-lhes o patrocínio público.

— Wendy Kaminer

“É errado sempre, em todos os locais, para todos, acreditar em qualquer coisa que tenha evidências insuficientes.”

— William Kingdon Clifford

É agradável,(…) tentar imaginar o que teria sido a existência se deus tivesse conseguido um orçamento e roteiristas melhores.

— Woody Allen

Para vocês eu sou ateu. Para Deus, uma fiel oposição.

— Woody Allen

“Se os bois e os cavalos tivessem mãos e pudessem pintar e produzir obras de arte similares às do homem, os cavalos pintariam os deuses sob forma de cavalos e os bois pitariam os deuses sob forma de bois.”

— Xenófanes

“E isso sem mencionar a violência, o estupro, que é um órgão governamental, municipal, né, o Estado, começar a interferir com religião. Especialmente ensino religioso.”

“Proteção de famílias e dos valores… Que valores são esses? Proteção de valores pode ser qualquer coisa, pode ser ‘proteção do valor de querer assassinar homossexuais’. Isso é um valor.”

“Dogmas não são valores importantes para ninguém, em qualquer parte do mundo, em qualquer época. Dogma impede o raciocínio. Dogma impede pensamento crítico. Dogma impede o questionamento, que é fundamental para a formação do cidadão.”

“Hã? Nenhuma religião prega a violência? Todas as religiões, com raríssimas exceções – e estas exceções não estão no Brasil – , pregam a intolerância contra outras religiões, mesmo que não seja na forma de violência física.”

ChatClick here to chat!+