Afinal, o que é o Planeta Nove?

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 8.0/10 (1 vote cast)

 

160120165712_planeta_nove_1_640x360_caltech_nocredit

Fomos bombardeados pela notícia de que teriam encontrado um nono planeta no Sistema Solar, drugs apelidado de Planeta Nove. Ao contrário do que muitos pensam, click o trabalho publicado por astrônomos da Universidade da Califórnia (Caltech) é apenas um conjunto de evidências, cálculos e simulações feitas por computador. O Planeta Nove não existe de fato, ainda não foi observado. Os cálculos sugerem que o planeta tem cerca de 10 vezes o tamanho do Terra e demora até 20 mil anos para completar uma volta em torno do Sol. As pesquisas iniciaram depois que pesquisadores notaram a existência de seis objetos além da órbita de Netuno. Muito provavelmente, o Planeta Nove arrastou os seis objetos para a sua órbita; as chances desses objetos não estarem na órbita de um planeta novo é de uma em 15 mil tentativas.

Nova regulamentação da Ciência

A sanção do Marco Legal da Ciência irá facilitar as ações entre institutos de pesquisa e o setor privado, tornando os processos menos burocráticos. Um dos objetivos, também, é facilitar o acesso aos conhecimentos científicos, indígenas e tradicionais, além do uso comercial de plantas e animais para a produção de novos produtos.

Sensor para medir poluição

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveram um sensor capaz de medir a qualidade das águas de rios urbanos. O equipamento analisa o quão sujo e comprometido o rio está e envia as informações para autoridades interessadas. Assim, a identificação de rios que precisam de ações urgentes fica mais dinâmico e eficiente, podendo garantir trabalhos mais ágeis dos órgãos competentes.

Gravidez após câncer

Uma técnica desenvolvida pela USP permite amadurecer óvulos em laboratório para que as chances de uma mulher que teve câncer engravidar aumentem. A pesquisadora Jhenifer Rodrigues utilizou folículos, que são estruturas dos ovários, e cultivou in vitro para depois utilizar em mulheres que já tiveram câncer.

Peixes no espaço

Para estudar melhor como os astronautas perdem densidade óssea durante as viagens espaciais, a Nasa criou, por 56 dias, peixes de água doce na Estação Espacial Internacional. Os resultados da pesquisa mostraram a relação entre a gravidade e o aumento das atividades dos osteoclastos, que regulam a perda da densidade óssea.

 

Yara Laiz Souza, acadêmica de Ciências Biológicas da UEA, manauara. Ex-aluna do IFAM/CMDI, ex-pesquisadora de PIBIC. Escreve sobre ciências para o Amazonas Atual, para a organização Livres Pensadores, para o Núcleo de Pesquisas de Ciências – NUPESC, para o site Ciência e Astronomia e para o site  Universo Racionalista.

Participe da coluna: mandesuapautaprayara@gmail.com

Sigam-nos nas redes sociais:  Facebook e Instagram

Afinal, o que é o Planeta Nove?, 8.0 out of 10 based on 1 rating

Autor(es):

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

ChatClick here to chat!+