Grandes bacias hidrográficas estão secando

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/10 (0 votes cast)

depletion_labels

 

Utilizando dados dos satélites GRACE, prescription da Nasa, a Universidade da Califórnia (UCI) soltou uma bomba: as grandes bacias hidrográficas do mundo estão secando por conta do consumo humano. O líder da pesquisa, Jay Famiglietti, diz que não é possível determinar a qualidade da água dessas bacias, ou seja, não dá pra determinar o quanto de água potável ainda temos, segundo o site da Galileu. Na imagem, você confere a lista das bacias hidrográficas e o risco que correm, segundo os dados da Nasa.

No Brasil

Das três maiores bacias brasileiras, a do Guarani está em um estado “preocupante”, segundo o estudo. As do Maranhão e a Amazônica estão em bom estado.

‘Olá, Terra! Vocês estão me ouvindo?’

Na segunda feira, o robô Philae usou sua conta no Twitter para dizer aos terráqueos que já estava bem acordado de seus 7 meses de hibernação. Philae perguntou quanto tempo ficou dormindo e depois sinalizou que era hora de voltar ao trabalho. O robô ficou sem bateria enquanto explorava um cometa no final do ano passado. Ao confirmar que ele estava “vivo”, enviou 40 segundos de dados que já estão sendo analisado (clique para ampliar).

Philae Lander   Philae2014    Twitter

Galáxia com estrelas ‘primeironas’

Um grande desejo dos astrônomos pode estar perto de se realizar: ao que tudo indica, uma galáxia muito brilhante foi encontrada e nela estão estrelas de População III, as primeiras do universo, segundo observações do Observatório Europeu do Sul (ESO). Essas estrelas nunca foram observadas e eram hipotéticas até o anúncio do ESO. O autor do Estudo, David Sobral, disse que a descoberta desafiou todas as expectativas dos cientistas até então.

Mas presta atenção no nome

A galáxia citada a cima foi batizada de CR7, em homenagem ao jogador Cristiano Ronaldo. A que ponto chegamos?

#HeForShe

A USP foi uma das dez universidades mundiais escolhidas para fazer parte do movimento #HeForShe pela UM Women, instituição das Nações Unidas. O movimento é global e conta como integrantes a atriz Emma Watson.

Autoridade russa desconfiada

Vladimir Markin, um porta-voz do Comitê Investigativo oficial do governo russo, pediu que os pousos americanos na Lua entre 1969 e 1972 fossem investigados. Ele argumentou que as investigações poderiam revelar novos insights sobre as histórias viagens espaciais.

Yara Laiz Souza, acadêmica de Ciências Biológicas da UEA, manauara. Ex-aluna do IFAM/CMDI,
ex-pesquisadora de PIBIC. Escreve sobre ciências para o Amazonas Atual e para a
organização Livres Pensadores.
Participe da coluna: mandesuapautaprayara@gmail.com
Sigam-nos nas redes sociais:  Facebook e Instagram

Autor(es):

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

ChatClick here to chat!+