Mais um caminho para a cura do câncer

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/10 (0 votes cast)

revista-saude-tratamentos-inteligentes-cancer

Acidentalmente, click pesquisadores da Universidade de Copenhague deram um passo interessante na questão da cura do câncer. Eles estavam procurando por uma forma de proteção contra a malária para mulheres grávidas. A malária ataca a placenta e pode gerar consequências horríveis. Durante pesquisas, website like this eles perceberam que o parasita da malária se anexa a um carboidrato da placenta, and que é idêntico a um carboidrato encontrado em células cancerígenas. Em laboratório, eles adicionaram uma toxina à proteína da malária e injetaram em uma célula cancerígena. Resultado: a célula foi destruída. Os pesquisadores estão continuando com os testes em ratos de torcem por mais resultados positivos.

Ciência popular em Parintins

Com o patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), os moradores do município de Parintins, no interior do Amazonas, estarão recebendo as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O projeto leva o nome de “Luz, Vida e Transformação no Médio-Baixo Amazonas”.

Educação ambiental

O Instituto Nacional de Pequisas da Amazônia (Inpa/MCTI) firmou parceria com o Instituto Soka do Centro de Projetos e Estudos Ambientais do Amazonas (Cepeam) para desenvolver e popularizar o conhecimento e a educação ambiental no Amazonas. Além da difusão do conhecimento, mudas de plantas de espécies amazônicas serão produzidas e distribuídas, principalmente as que estão sob ameaça de desaparecimento.

Adaptação das espécies

O I Simpósio de Biologia e Pesca de água Doce discutiu as adaptações das espécies aquáticas no cenário das mudanças climáticas. A Amazônia abriga 2700 espécies de peixes que sofrem com diversas consequências do aquecimento global. O simpósio resultou do programa de Pós-Graduação em Biologia de água Doce e Pesca do Interior do Inpa, que já capacitou 450 alunos em 40 anos de realização.

Transmissão sexual do Ebola

Uma análise de DNA, feita pelo Instituto de Pesquisa Médica do Exército dos EUA de Doenças Infeccionsas (USAMRIID) confirmou a transmissão sexual do vírus do Ebola. A análise foi feita em uma amostra de sangue de uma paciente infectada pelo Ebola que manteve relações sexuais com um parceiro com histórico de Ebola. O material genético do vírus encontrado no sangue dela era idêntico ao material genético dos vírus encontrados nos espermas dele. Infelizmente, a paciente faleceu pouco tempo depois da transmissão.

Informações compiladas

A Nasa publicou a primeira compilação de informações sobre Plutão na revista Science. O artigo mostra informações referentes a sua  geologia, atmosfera, cores, superfície etc. Entre as suas informações, estão as montanhas de 3km de altura, possivelmente feitas à base de água congelada, e a “camada de verniz” em suas rochas, camada essa feita de carbono, metano e nitrogênio congelados.

Lagos macianos

A equipe da Nasa que trabalha com o robô Curiosity, confirmou que, há bilhões de anos atrás, Marte foi o lar de vários lagos. Resta saber o que houve com esses lagos e como esse desaparecimento moldou a paisagem de Marte. Há também a possibilidade de Marte ter sido propício ao aparecimento de vida nesse período. Os resquícios desses lagos estão em forma de solo com rachaduras e secura, além de ter ajudado na sedimentação de várias montanhas.

 

Yara Laiz Souza, acadêmica de Ciências Biológicas da UEA, manauara. Ex-aluna do IFAM/CMDI, ex-pesquisadora de PIBIC. Escreve sobre ciências para o Amazonas Atual, para a organização Livres Pensadores e para o Núcleo de Pesquisas de Ciências – NUPESC e para o site Ciência e Astronomia.

Participe da coluna: mandesuapautaprayara@gmail.com

Sigam-nos nas redes sociais:  Facebook e Instagram

Autor(es):

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

ChatClick here to chat!+