O jardim dos criacionistas

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 8.0/10 (1 vote cast)

Artigo submetido por um leitor do Livres Pensadores.


Eu vejo os criacionistas como crianças, que se recusam a deixar seu reino mágico.

A geologia confirma a idade do planeta, e o registro fóssil confirma as fases da evolução, as eras geológicas, com cada vez maior precisão, em razão da tecnologia atual.

A vida na Terra evoluiu para a diversificação, e nós somos uma pequena (mas importante) parte nesse cenário real, natural, sempre propenso a mudanças.

 

Os evolucionistas são os adultos, os que lidam com a natureza como ela é, com suas coisas boas e ruins, um ambiente às vezes hostil, onde não há justiça nem injustiça, às vezes harmônico, às vezes caótico (por exemplo, com em evento geológico que desorganiza ou destrói todo um ecossistema), enfim, com o mundo real.

 

 

Postado por Perce Polegatto


Artigo submetido por um leitor do Livres Pensadores.

O jardim dos criacionistas, 8.0 out of 10 based on 1 rating

Autor(es):

Perce Polegatto

Nascido em Ribeirão Preto, SP. Publicou seu primeiro livro em 1985, “A canção de pedra”, que traz alguns de seus primeiros trabalhos, ainda sob forte influência do romantismo tardio de autores alemães e franceses. A metalinguagem, a busca da identidade humana e o questionamento existencial são algumas das principais marcas de seus textos. É autor de “A conspiração dos felizes”, “A seta de Verena”, “Lisette Maris em seu endereço de inverno” e “Os últimos dias de agosto”, romance recentemente reeditado pela All Print Editora, São Paulo.

Todas as postagens do(a) autor(a)

3 Comments

  1. Interessante a análise, mas me sinto obrigado a lançar algumas observações.
    A idéia do criacionismo já evoluiu, pois existe alguns que entendem ter sido Deus o criador do Universo, na forma que dita a Religião do mesmo,e outros que entendem que quem provocou o Big Bang e que acabou criando o Universo foi também Deus. Ou seja, Deus criou o Universo de qualquer forma.
    Quanto a esta última teoria não há ciência que a desminta nem que a legitime.
    Outra questão, que até justifica o criacionismo, e que ainda não esclarecida pela Ciência, é o fato de não se conseguir explicar porque nós humanos evoluímos e os outros animais, como por exemplo parentes próximos como macacos, não chegaram ao nosso nível de inteligencia.
    Porque apenas nós chegamos ao nível de possuir consciência, subconsciente e inconsciente interligados cerebralmente, porque apenas nós conseguimos ter fé, ao contrário de todos os outros animais.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 4 votes)
    • Olá, Roberto.

      Sobre o Big Bang, para a ciência ele é uma ocorrência natural. Na ciência deidades (seja qual for, cristã ou nã) não são sequer consideradas como hipótese.

      Sobre os demais animai,não existe animal “menos evoluído”. Todos são tão evoluídos quanto nós. Aliás, alguns vegetais (o milho, por exemplo) têm muito mais genes do que nós. Até o dobro ou mais.

      A inteligência também é ocorrência natural. Alguns animais, aliás podem ser tão inteligentes como nós! O exemplo são as baleias (com uma linguagem extremamente complexa e constantemente se modificando) e elefantes (que até mesmo prestam homenagem a membros mortos de seu bando, mesmo anos depois, no lugar de sua morte). Chimpanzés têm cultura, usam e até criam ferramentas. Bonobos ainda mais.

      Enfim, o fato de apenas nós, homo sapiens, termos chegado a esse nível de tecnologia em nosso planeta é mera coincidência. Talvez em outros planetas isso seja diferente. Quem sabe. Tudo depende do meio ambiente em que a espécie se desenvolve e das mutações (que são totalmente aleatórias) que acontecem.

      Abraços!

      VN:F [1.9.22_1171]
      Rating: +1 (from 3 votes)
    • Sem falar que atribuir Deus ás lacunas deixadas pela ciência, pelos menos até descobrirmos mais, é uma atitude um tanto desesperada de se agarrar a velhas mitologias.

      VA:F [1.9.22_1171]
      Rating: 0 (from 2 votes)

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

ChatClick here to chat!+