Oxigênio em cometa

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/10 (0 votes cast)

Rosetta_s_detection_of_molecular_oxygen_large

No espaço desde o ano passado, here a sonda Rosetta, da Agência Espacial Europeia (ESA) fez um importante achado: moléculas de oxigênio existem no cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, seu alvo de estudo. Os resultados expostos essa semana são de dados coletados de setembro de 2014 até março de 2015. O oxigênio é o terceiro elemento mais abundante no universo, mas seu rastreamento é difícil pois rompe-se muito facilmente para ligar-se a outros elementos.

Praticamente um mundo

Anteriormente, os cientistas detectaram a presença de vapor de água, monóxido de carbono e dióxido de carbono no mesmo cometa. Agora, a meta é estudar sobre a presença de água em algum momento de existência do cometa.

Engenheiros mexicanos

Com a intenção de conhecer mais sobre as palmeiras nativas da Amazônia, um grupo de engenheiros mexicanos visitou o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI). Os visitantes também conheceram o Laboratório de Palmeiras do Inpa, que mapeia a densidade de palmeiras da Amazônia com a alternativa de sustentabilidade econômica e adaptabilidade no desafio das mudanças climáticas. O intuito é fechar novas parcerias para pesquisas.

Purificador de água

Um purificador de água à base de carvão de tucumã foi apresentando durante a Semana de Ciência e Tecnologia do Inpa. O tucumã é um alimento nativo da Amazônia que é colhido de altas palmeiras. Este purificador é capaz de eliminar boa parte de resíduos e microrganismos existentes nas águas. O carvão é feito a partir das sementes do tucumã (ou caroços), que são carbonizados e cortados em pedaços grandes e pequenos, capazes de reter partículas de resíduos de vários tamanhos.

Brasileiros em competição

Um grupo de estudantes da Universidade de São Paulo (USP) irá viajar para Boston (EUA) para participar de uma competição anual de design biomolecular. O projeto deles é uma modelagem ambiciosa de DNA para agilizar reações químicas.

Tumor se comportava como célula tronco

Dois artigos publicados pelo Centro de Estudos do Genoma Humano e Células-Tronco, da USP, mostram que tumores se comportavam como células-tronco e agravavam o câncer meduloblastoma, comum em crianças de até 10 anos; essa doença mata muitas crianças anualmente e, as que sobrevivem, carregam graves sequelas. As células-tronco são capazes de desenvolver-se em diversos tipos de tecidos. Os pesquisadores batizaram de “células-tronco tumorais” e a pesquisa foi publicada nos periódicos Steam Cell and Development e Cancer Science.

Acelerador de partículas em exame

portal20151022_33

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPNEM) está com um projeto curioso: eles estudam o uso de acelerador de partículas, famosos por causar colisão entre partículas e ampliar a área da física quântica, em tomografias. O projeto usa a luz sincroton, radiação eletromagnética gerada pelos aceleradores, para fazer as análises. Essa radiação faz tomografias em resoluções e imagens incríveis que visam ajudar ainda mais a medicina.

Mergulho em Enceladus

Enceladus, lua de Saturno e uma das candidatas do Sistema Solar a abrigar vida, foi conhecido mais intimamente pela sonda Cassini, da Nasa. O sobrevoo foi feito a 49 quilômetros do solo da lua e pretende detectar moléculas massivas e a composição da pluma que envolve a lua.

20 exoplanetas incríveis

Exoplanetas são todos os planetas que estão fora do nosso Sistema Solar. Mas, isso não os torna menos especiais ou poucos: em 20 anos de exploração, 2 mil exoplanetas foram descobertos pela Nasa. Clique aqui e confira os 20 mais curiosos.

 

Yara Laiz Souza, acadêmica de Ciências Biológicas da UEA, manauara. Ex-aluna do IFAM/CMDI, ex-pesquisadora de PIBIC. Escreve sobre ciências para o Amazonas Atual, para a organização Livres Pensadores e para o Núcleo de Pesquisas de Ciências – NUPESC e para o site Ciência e Astronomia.

Participe da coluna: mandesuapautaprayara@gmail.com

Sigam-nos nas redes sociais:  Facebook e Instagram

Autor(es):

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

ChatClick here to chat!+