Por que você acredita em Deus?

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 8.2/10 (5 votes cast)

Muitas pessoas me perguntam por que eu não acredito em deus. A resposta para essa pergunta pode ser um simples “não vejo motivos para acreditar em deus(es)”, clinic ou pode ser uma resposta longa e complexa, decease como contar toda história que, ao longo dos anos, me levou a conclusão de que a existência de deus(es) é extremamente improvável.

Mas, em vez disso, me passou pela cabeça a ideia de devolver a pergunta. Em vez de tentar explicar os motivos, quando questionado sobre o porquê de eu não acreditar em deus(es), seria bem mais interessante se eu perguntasse “Por que você acredita em deus(es)?”.

Chega a ser impressionante, mas essa pergunta faz a maioria das pessoas, simplesmente, travarem. As pessoas sabem que acreditam em deus(es), mas nunca se perguntaram o porquê. Na verdade, muitas parecem depender dessa crença e questioná-la seria como imaginar que, após a morte, acabará no inferno, em vez do paraíso.

É bem óbvio que a crença da pessoa depende diretamente do lugar onde viveu durante sua infância, que é o período no qual a religião nos é imposta, sua cultura e outros fatores histórico-culturais. Também há aqueles que se convertem para uma determinada religião em momentos de desespero, mediante uma promessa de que seus problemas serão solucionados pela fé. Em ambos os casos, a pessoa entra para o meio religioso devido a uma manipulação de sua psique frágil. No caso das crianças, uma psique ainda em formação sendo deturpada e, no caso da pessoa desesperada que se converte, uma psique atormentada buscando alento e uma fuga da realidade.

Mas, independente do caso, a questão é o porquê de as pessoas acreditam em deus(es) perante vários fatos que desconstroem essa fé, tais como:

  • Deus(es) não atende(m) orações;
  • Deus(es) não cumpre(m) suas promessas de vida eterna;
  • Deus(es) não concede(m) graças aqueles que tem fé e/ou fazem doações;
  • Deus(es) não cumpre(m) suas ameaças de sofrimento eterno para quem não seguir os dogmas da fé;
  • A esmagadora maioria dos ditos “milagres” relatados pelas religiões em seu(s) livro(s) sagrado(s) foram explicados pela ciência como eventos naturais e/ou foram foram verificados falsos;
  • Muitos dos grandes líderes religiosos agem de maneira contrária aquela esperada pelas pessoas de fé;

A lista pode ser bem maior, e ficaríamos aqui o dia inteiro até terminá-la. Mesmo assim, a maioria das pessoas jamais se questionou, e jamais se questionará, sobre o real motivo de acreditarem em deus(es).

Mas o problema não aquilo em que as pessoas acreditam. Crença é uma questão individual de cada um… o problema mesmo é as pessoas que acharem que suas crenças podem ser impostas aos demais. O problema é as pessoas usarem suas crenças para justificar verdadeiros absurdos, como homofobia, violência, assassinato e etc…
Muitos desses casos absurdos seriam evitados se as pessoas tivessem um pouco mais de de senso crítico e se perguntassem o porquê de elas acreditarem em deus(es).

Eu sei que não é fácil fazer uma pessoa questionar sua fé… as pessoas tendem a reagir de forma agressiva quando fazemos isso e, como eu disse anteriormente, muitas se sentem dependentes de sua fé e questioná-la pode levar as pessoas a se sentirem perdidas e/ou arrasadas. Mas, a partir do momento em que uma pessoa usa suas crenças de forma a prejudicar os demais, minha opinião é que ela não faz por merecer a consideração alheia.

Então, tenha coragem e faça os fanáticos religiosos se questionarem. Provavelmente não dará em nada e, a cada vez que fizermos isso, corremos o risco de ganhar um inimigo… mas, se der certo, temos uma boa chance de ver um fundamentalista se tornar uma pessoa mais tolerante e, quem sabe, dentro de algum tempo veremos o nascimento de um novo ateu.

Por que você acredita em Deus?, 8.2 out of 10 based on 5 ratings

Autor(es):

Daniel

Sou desenvolvedor de softwares, ateu, cético, gamer, fã de Star Wars, mochileiro das galáxias, lutador de Hapkido, jogador e mestre de D&D. Converso sozinho e disfarço quando as pessoas percebem, defendo tudo aquilo que acredito estar certo, critico tudo aquilo que acredito estar errado, acredito que um mundo melhor é possível se cada um fizer a sua parte e observo o mundo ao meu redor para melhor entendê-lo, sempre em busca de novos e eternos aprendizados.

Todas as postagens do(a) autor(a)

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

ChatClick here to chat!+