R.I.P.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 10.0/10 (2 votes cast)

rio_doce

O Rio Doce, malady palco do desastre acontecido em Mariana, sick Minas Gerais, está oficialmente morto. Análises laboratoriais mostraram a presença de chumbo, alumínio, ferro, bário, cobre, boro e mercúrio no rio após a lama entrar em contato com a água. Além disso, nove pessoas morreram e pelo menos 18 continuam desaparecidas. “Parece que jogaram a tabela periódica inteira dentro do rio”, disse Luciano Magalhães, diretor de Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Baixo Guando, órgão que fez a análise.

Envelhecimento precoce

Um antioxidante extraído do buriti, tucumã, pupunha e resíduos de mandioca promete auxiliar no combate ao envelhecimento precoce. Todos esses frutos são muito apreciados pelos moradores da região Norte do Brasil. A pesquisa foi feita por Daiana Torres, pesquisadora de Doutorado do Fundo de Amparo a Pesquisa do Amazonas (Fapeam) e mestre em Biotecnologia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O resultado final é a fabricação de produto que leve esse antioxidante e sua comercialização.

Proteção contra a distrofia muscular

Utilizando cães da raça Golden Retrivier, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) descobriram um mecanismo genético contra a distrofia muscular. Durante as pesquisas, que reuniram cães que tinha o problema, dois deles não apresentavam sintomas mais graves. Esse fato levou a equipe a pesquisar mais afundo, descobrindo o sistema de proteção. Futuramente, isso poderá ser convertido em um novo tratamento para quem sofre com o problema.

Perda de peso

Uma pesquisa realizada pela Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da USP, revelou que a ingestão de óleo de café verde auxilia na redução de peso em ratos. Existe a possibilidade do uso do óleo como fitoterápico para a redução de peso também em pessoas. A pesquisa é de autoria da enfermeira Naila Albertina de Oliveira, mestranda em Análise de Concentração de Bioativos e Avaliação de Toxicidade Aguda In Vivo

CERN na UFRGS

Nos dias 16 e 17 de novembro, membros do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (CERN) estarão na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Estarão presentes Paolo Giubellino, coordenador do experimento ALICE e Yves Schutz, vice-coordenador do mesmo projeto.

Quer ser astronauta?

Até 14 de dezembro, a Nasa está selecionando novos astronautas para missões futuras, como viagens a Marte. Para ser selecionado para a primeira fase, é necessário: ser bacharel em Ciências Biológicas, Ciências Físicas, Matemática ou Engenharias; quem tiver algum grau mais avançado, terá mais chances. Precisa também ter pelo menos 3 anos de atuação em sua respectiva área ou mil horas como piloto de aviões à jato.

Encontro há 35 anos

Esse mês, fez 35 anos que a sonda Voyager 1 encontrou-se com Saturno. Entre as descobertas sobre atmosfera e solo, a sonda também descobriu três luas do planeta: Prometheus, Pandora e Atlas. Voyager 1 tornou-se oi objeto construído pelo homem que viajou mais longe no espaço até agora. Funciona perfeitamente e ainda está em atividade, 38 anos depois de seu lançamento.

Yara Laiz Souza, acadêmica de Ciências Biológicas da UEA, manauara. Ex-aluna do IFAM/CMDI, ex-pesquisadora de PIBIC. Escreve sobre ciências para o Amazonas Atual, para a organização Livres Pensadores e para o Núcleo de Pesquisas de Ciências – NUPESC e para o site Ciência e Astronomia.

Participe da coluna: mandesuapautaprayara@gmail.com

Sigam-nos nas redes sociais:  Facebook e Instagram

R.I.P., 10.0 out of 10 based on 2 ratings

Autor(es):

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

ChatClick here to chat!+