Resenha Scientific #1: Fevereiro de 2015

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 10.0/10 (1 vote cast)

produto_3931_a_busca_por_planetas_melhores_que_a_terra

Olá você que briga por causa de Dilma e Aécio, purchase queridos leitores! Este é o texto de estreia do Resenha Scientific, coluna mensal aqui do Livres Pensadores em que eu estarei escrevendo um pouco sobre os destaques de cada edição da Scientific American Brasil.

A edição 152 de fevereiro de 2015 traz como capa (e uma bonita capa) “Busca por planetas melhores que a Terra”. Eu considerei uma espécie de Interestrelar da vida real – quem ainda não viu o filme, é recomendadíssimo.

Como sou estreante, eu não me estendi muito e selecionei os artigos que mais chamaram a minha atenção. Mas é claro que a revista tem muito mais. Ela é vendida em todo o Brasil e custa R$ 12,90

Dançando com Asteroides – página 10

Saber que o governo Obama pretende enviar humanos para Marte e está com uma missão de Redirecionamento de Asteroide (ARM) para realocar um asteroide para mais próximo da Lua usando um rebocador robótico é quase um filme do Spilberg. Pior: já temos a torcida contra e a torcida a favor, além de uma comissão organizadora e um orçamento de mais de um bilhão de dólares. Eles pretendem com isso enviar alguns astronautas até um asteroide para dar início a uma espécie de colonização fora da Terra.

Bactérias? Elas adoram todo o tipo de esterco – página 12

Esta é uma daquelas pesquisas bizarramente interessantes. Um grupo de cientistas da Yale University está pesquisando o esterco – ou caquinha – de gado. E o por quê? Esses animais são tratados com antibióticos que estão causando uma mutação em bactérias presentes no esterco. Essas bactérias estão ficando mais resistentes aos antibióticos.  O esterco com essas bactérias é usado na adubagem, que pode estar causando uma infecção silenciosa das hortaliças que vão para a nossa mesa.

O Cinturão de poeira ao lado – página 15

A estrela Tau Ceti está a cerca de 12 anos-luz de distância e virou sensação em 2012 pela hipótese de abrigar um pequeno conjunto de planetas. Esse sistema solar vizinho compartilha grandes características do nosso. Uma imagem em infravermelho de Tau Ceti revela uma riqueza de detalhes espantosa e desconhecida até então.

Quando o DNA significa “não pergunte” – página 26

Exames genéticos estão dando em descobertas surpreendentes e inesperadas e em um número cada vez maior por conta da popularidade desse tipo de serviço. Agora cabe a médicos e pacientes descobrir a melhor maneira de lidar com essas notícias.

Um lugar melhor que a Terra – página 30

O Sol já é um astro de meia idade e a Terra daqui um tempo não será um local tão bom assim. Cerca de 1800 exoplanetas estão na lista de possíveis candidatos para uma mudança de casa, a primeira tentativa de salvar a vida terráquea de virar cinzas quando o Sol se tornar uma gigante vermelha.

 

Por hoje é só. Volto no próximo mês 😀

Me siga nas redes sociais:

Facebook: facebook.com/yaralaizsouza

Instagram: yaralaizsouza

Twitter: é muito chato, desculpa. Hhuahahauhau

Eu também escrevo na Awesome Universe. Dá uma olhada lá: http://awesomeuniverse.org/author/yara

 

 

Resenha Scientific #1: Fevereiro de 2015, 10.0 out of 10 based on 1 rating

Autor(es):

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

ChatClick here to chat!+