Resenha Scientific #3: Abril de 2015

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 10.0/10 (1 vote cast)

img-home-ed155-2015

Oi, order você que comeu muito chocolate e não tá nem aí, pilule ninguém paga as suas contas, queridos leitores! Esse mês, o coelhinho da páscoa atrasou a chegada da revista nas bancas aqui em Manaus, mas o mais importante é que estamos aqui!

A edição deste mês traz como capa Terapias de choque e está disponível em todo o país por R$12,90.

Artigo de capa – Medicina de choque (página 26)

A medicina tradicional ganha mais um ramo: é a era medicina bioeletrônica, que visa tratar inflamações e outros distúrbios no corpo através de estimulação elétrica. Isso lembra bastante os tratamentos em manicómios com choque elétrico. A diferença é a humanização, além do amplo estudo que está sendo feito na área e que tem ótimos resultados.

Oceanos que vêm do Céu (página 34)

O debate na comunidade científico sobre como a água surgiu no Planeta Terra ainda irá se arrastar por muito tempo, mas algumas pesquisas recentes estão abrindo os horizontes de tais debates. Pesquisadores trabalham com a hipótese de que cometas, asteroides e outros objetos que se chocaram com a Terra fossem a fonte da água no nosso planeta – ou a única fonte de água disponível na Terra.

A sonorização de estrelas e células (página 43)

Os nossos ouvidos são um dos órgãos mais fantásticos do corpo humano. Agora, esse órgão está ajudando a identificar células cancerígenas e partículas vindas do Espaço – sério mesmo. Cientistas estão usando dados de áudio aproveitando os padrões sonoros que o ouvido é capaz de identificar.

Guerra contra o Ebola (página 47)

O atual surto de Ebola na África Ocidental ligou o sinal de alerta de médicos e cientistas da saúde para tentar encontrar remédios que combatam esse vírus mortal. O surto também possibilitou a entrada de mais recursos e ideias para potenciais vacinas e experimentos, que visam evitar milhares de mortes.

Ilha da Fantasia (página 54)

A pressa para fazer o bem pode estar prejudicando várias comunidades que vivem em ilhas. Organizações e governantes estão se apressando em construir barragens e quebra-mares para tentar salvar ilhas de serem assoladas pela elevação oceânica enquanto esses lugares estão muito bem, obrigada, sem inundações até mesmo como um processo de reversão da própria natureza. A falta de conhecimento sobre essas localidades e pesquisas com mais fundamentos podem prejudicar várias famílias.

Nosso futuro transparente (página 62)

Devemos tudo – ou quase tudo, tanto no passado como no presente – à transparência. A vida na água explodiu devido a transparência dos mares; transparência na informação faz com que organizações evoluam, e a transparência na sociedade fará com que uma nova sociedade se levante, mais transparente e com uma nova organização e estrutura. A questão da transparência irá revolucionar vários ramos sociais e científicos, levando a questão a debates cada vez mais abertos.

100 anos da Relatividade Geral (página 69)

Eis que a obra prima de Einsten completa 100 anos; e em 100 anos muita coisa mudou na relatividade geral e na forma como vemos Einsten. Durante o século 20, a relatividade geral se modificou, se reinventou e ganhou vários adeptos e admiradores, além de ajudar a responder várias questões cosmológicas. Mas, mesmo assim, a pergunta ‘O que é gravitação?’ ainda é algo fascinante.

Diagnóstico da infecção pelo Chikungunya (página 78)

Nas Américas, a febre Chikungunya é recente. Alguns casos datam de 2013. A Organização Pan-americana de Saúde (Opas) mostra que mais de 24 mil casos da doença já foram registrados até meados de janeiro desse ano. Os esforços de governos e organizações de súde precisam ser mútuos tanto para novos estudos quanto para a aplicação de tratamento nos países.

No Céu de mês, não pode ser visto no Brasil o eclipse lunar total ocorrido no dia 4 e que muitos outros países puderam ver (:().

Por hoje é só. Mês que vem, tem mais!

 

Siga-me nas redes sociais:

Facebook:  facebook.com/yaralaizsouza

Instagram:  yaralaizsouza

Mande-me um e-mail: mandesuapautaprayara@gmail.com

 

Resenha Scientific #3: Abril de 2015, 10.0 out of 10 based on 1 rating

Autor(es):

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

ChatClick here to chat!+