Resenha Scientific #7: Agosto de 2015

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/10 (0 votes cast)

416347608_lg

Oi, find você que é pai, padrasto, avô ou cria animais queridos leitores! Tenho certeza que a revista desse mês vai ser um prato cheio para os amantes de cães. Eu gosto e, em um dos episódios da série Cosmos apresentado em 2014 por Neil DeGrasse Tyson, vimos um pouco sobre a evolução dos cães que hoje são nossos grandes amigos. A edição desse mês traz na capa Do Lobo ao Cão, com os resultados de pesquisas que segurem a evolução a partir de uma selvagem e raivosa espécie de lobo. A revista está disponível em todo o Brasil e custa R$ 13,90.

Ciência em Pauta (opinião dos editores) – o que importa no uso de embriões (página 8)

O incansável desejo da medicina em modificações no DNA humano antes do nascimento pode trazer danos irreparáveis e preocupantes. Uma técnica recente chamada CRISPR-Cas9 veio com a promessa de tornar isso cada vez real, tanto os bônus quanto os ônus. O debate precisa ir para outros meios para que os horrores das doenças genéticas sejam evitadas sem prejudicar a vida humana.

Fórum – Guerra com as estrelas (página 9)

A construção de um telescópio em um lugar sagrado no Havaí está causando muita confusão, polêmicas e protestos. O Telescópio de Trinta Metros (TMT) pretende revolucionar a visão do espaço, mas os planos são de construí-lo em cima de um vulcão adormecido, tido pelos moradores como um local sagrado, que conecta o arquipélago aos céus. O diálogo para construir o telescópio e preservar a natureza e cultura dos havaianos precisa ser milimetricamente feito para não causar injustiças ou brigas maiores.

Avanços – Tudo ou nada (página 10)

O Telescópio Hubble tem pouco tempo de vida, e os trabalhos para construir seu sucessor está sendo exorbitante. Esse sucessor, segundo os cientistas, será supergigante com espelhos de 10 a 12 metros de diâmetro, cerca de cinco vezes maior que Hubble.

Artigo de capa – Do lobo ao cão (página 26)

Nossos grandes amigos domésticos, ao que tudo indica, evoluíram de uma linhagem de ferozes lobos, nada parecido com a gentileza e companheirismo dos cães. Os resultados de pesquisas recentes estão dando novas pistas sobre como essa evolução aconteceu, em que lugar e há quanto tempo.

Mistérios ocultos do Cosmos (página 35)

A busca pela matéria escura tem levado os cientistas a ariscarem as mais variadas hipóteses. Por exemplo, em vez de uma partícula, a matéria escura pode ser formada por várias partículas e de forças que interagem de forma fraca. Vários experimentos estão em andamento para testar as hipóteses e irem em busca de uma região escura no espaço.

Vida no portal do Inferno (página 43)

Após surpreendentes descobertas, cientistas estão reconsiderando as possibilidades de encontrar vidas em lugares remotos e impensáveis. A forma de vida terrestre tem mostrado um nível muito alto de adaptabilidade e sobrevivência a lugares extremos.

Superando o silício (página 53)

Pensando na substituição do silício, a perovskita vem como uma ótima opção para mercados e pesquisas. Esse material pode ser produzido em temperaturas bem mais baixas e suas células podem ser enroladas e esticadas. Mesmo com as facilidades, os desafios de encontrar técnicas de trabalho com a perovskita ainda persistem, porém, pesquisadores mantem-se otimistas.

O resgate do teorema enorme (página 59)

O Teorema Enorme compreende cerca de 15 mil – EU DISSE 15 MIL –  páginas de artigos de mais de cem autores da matemática. Todos esses artigos abrangem o mesmo tema, um imenso teorema. Porém, apenas matemáticos de longa carreira conseguem entender essas páginas e temem não terem tempo de vida o suficiente para traduzir isso para as futuras gerações.

 

Mas, é claro que na revista tem muito mais conteúdo, informação e ciência: não deixe de comprar e prestigiar.

Por hoje, é só. Mês que vem, tô de volta!

Siga-me nas redes sociais:

Facebook:  facebook.com/yaralaizsouza

Instagram:  yaralaizsouza

Curta a minha página:Ciência em Pauta

Mande-me um e-mail: mandesuapautaprayara@gmail.com

Autor(es):

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

ChatClick here to chat!+