Saiba como a exploração da estrela Apha Centauri irá acontecer

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/10 (0 votes cast)

13002508_1002726066481391_3876542907867032278_o

Nessa semana, order fomos pegos de surpresa por um post feito na página oficial do físico Stephen Hawking. Ele anunciava a criação da microssonda Breakthrough Starshort, que irá visitar a estrela mais próxima de nossa galáxia, Alpha Centauri, e o provável sistema solar que o circunda. A iniciativa conta a ajuda de Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, e de Yuri Milner, investidor. Para chegar lá, a microssonda tem uma vela solar que será carregada energicamente com feixes de laser. Depois, a sonda irá viajar rumo ao seu destino a cerca de 20% da velocidade da luz, algo em torno de 60 mil quilômetros por segundo. Ela irá chegar à estrela após 20 anos do seu lançamento, que ainda não tem uma data para ocorrer.

Inseticida à base de plantas

O pesquisador Rian Javé Moraes está desenvolvendo um inseticida à base de plantas para ser usado em lavouras sem contra indicações à saúde humana. O objetivo da pesquisa é deixar os alimentos plantados menos expostos aos inseticidas químicos que trazem grandes consequências negativas aos humanos. O inseticida usa plantas com potencial tóxico que age de forma eficiente com algumas pragas e insetos destruidores de plantações e lavouras.

Rede global de segurança alimentar

Vários institutos de pesquisa brasileiros estão aderindo a Rede Global de Institutos de Pesquisa, Ensino e Extensão em Segurança Alimentar e Nutricional. A inciativa visa pegar carona com as Olimpíadas e espalhar estudos, pesquisas e informações sobre os hábitos alimentares em todas as classes sociais.

Ação do LSD no cérebro

Pela primeira vez, sabemos como o LSD age no cérebro humano. Uma pesquisa reunindo vários institutos de pesquisa do mundo, incluindo dois institutos brasileiros, utilizaram recursos de imagens cerebrais para acompanhar a ação do LSD. Os resultados mostraram que a droga emula várias patologias como esquizofrenia e depressão. Dessa forma, o LSD pode ser usado como um aliado para pesquisas e desenvolvimento de novos medicamentos para esses e outros problemas.

Homenagem a Senhor dos Anéis

Uma nova espécie de aranha foi descoberta em uma caverna no município de Monjolos, em Minas Gerais. O bicho ganhou o nome de Landumoema smeagol sp.n.. Smeagol, também conhecido como Gollum, é o nome de um dos personagens da saga O Senhor dos Anéis. Na história, Smeagol refugiou-se em cavernas das Montanhas Sombrias da Terra-Média para fugir da luz do sol. A espécie tem uma cor amarelada e vive nas cavernas nos locais mais escuros.

O impacto do câncer de mama nos maridos

Uma pesquisa realizada pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da Universidade de São Paulo (USP) mostra que, durante o diagnóstico de câncer de mama, os maridos das vítimas passam por grande desestabilidade emocional. A pesquisa acompanhou vários homens entre 48 a 76 anos e mostrou que a ciência não tem alternativas para acompanhar os esposos e famílias das mulheres afetadas.

Nova árvore da vida

Durante 15 anos de pesquisas, a Universidade da Califórnia encontrou mil novas bactérias em todos os tipos de ambientes que se possa imaginar. Sendo assim, eles publicaram uma reformulação da árvore da vida terrestre que vis explicar o porquê que a vida parece estra tão intrinsecamente interligada com as bactérias.

 

Yara Laiz Souza, acadêmica de Ciências Biológicas da UEA, manauara. Foi aluna do IFAM/CMDI, pesquisadora de PIBIC e atualmente escreve sobre ciências para os sites Amazonas Atual, para a organização Livres Pensadores, para o Núcleo de Pesquisas de Ciências – NUPESC, para o site Ciência e Astronomia e para o site Universo Racionalista.

Participe da coluna: mandesuapautaprayara@gmail.com

Sigam-nos nas redes sociais:  FacebookInstagram e Twitter.

 

 

 

Autor(es):

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

ChatClick here to chat!+