Segredos sendo revelados

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/10 (0 votes cast)

FotorCreated

O mundo da ciência está dividido entre o DNA, look Plutão e Marte. Descobertas anunciadas durante a semana mostram o quanto os pesquisadores estão empenhados nestas três pautas e o quanto ganhamos com o conhecimento a cerca dessas coisas. A importância de cada um é relevante: o conhecimento do DNA é o conhecimento sobre nós e todos os tipos de vida da Terra. O conhecimento sobre Plutão e Marte representar conhecer o lugar em que vivemos, nossa Via Láctea, e saber sobre as possibilidades de encontrar ou não vida nesses locais, seja igual à daqui, seja algo totalmente novo.

O DNA

O Prêmio Nobel de Química agraciou, esse ano, os pesquisadores Tomas Lindahl, Paul Moderich e Aziz Sancar. Eles conseguiram mapear o trabalho das células em reparar partes danificadas do nosso material genético, o DNA. O trabalho feito pelas células nos livra diariamente de muitos problemas: elas trabalham para reparar problemas causados pelos raios UV, substâncias cancerígenas e mutações do dia a dia. Dessa forma, são chaves fundamentais para a perpetuação do nosso material genético e uma dica para o tratamento do câncer; caso você apresente erros na reparação dos raios UV, desenvolverá câncer de pele.

Os planetas

Temos a impressão de que Marte e Júpiter estão travando um pequeno duelo no espaço: após o anúncio da Nasa de que Marte tem sinais de água corrente e salgada, eles vieram a público novamente para falar da descoberta de água congelada e um céu azul em Plutão. A cor do céu seria causada pelas partículas na atmosfera do planeta. Dados da sonda New Horizons mostrou pequenas manchas azuis em algumas partes do planeta, sinalizando água congelada.

blue_skies_on_pluto-final-2

Espécie rara

O pesquisador Daniel Gomes da Rocha, associado do Instituto Mamirauá, capturou imagens exclusivas do cachorro-vinagre (Speothos venaticus), uma espécie rara de cachorro selvagem. O registro foi feito a partir de armadilhas fotográficas espalhadas em pontos estratégicos da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Anamã, no município de Maraã, interior do Amazonas. Os resultados foram publicados na revista Journal of mamology, da editora da Universidade de Oxford.

cachorro

Encontro de Genética Humana

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) está promovendo o III Encontro de Genética Humana durante os dias 26 e 27 de outubro. O evento discutirá o tema “Genética Aplicada ao Diagnóstico de Doenças Humanas”. Para mis informações, acesse:

Primatas de ambientes alagados

Um livro interessante será lançado com a ajuda do pesquisador Adrian Barnett do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) com a colaboração de pesquisadores japoneses e ingleses. Intitulado “Primatas de Ambientes Alagados”, a obra de 500 páginas vai reunir trabalhos mundiais sobre os primatas que vivem nessas áreas. O livro será lançado ano que vem durante o Congresso Internacional de Primatologia, nos EUA.

Tecnologias da Orion

A Orion será a nave que levará os primeiros humanos a Marte. Entre muitos apetrechos, cinco delas são fundamentais para essa conquista, como um sistema que transforma urina em água potável e super cristalina. Confira o texto completo clicando aqui.

Belezas misteriosas

A Nasa liberou imagens fantásticas de Saturno e suas luas. Cada vez mais aproximadas e cheia de detalhes, as câmeras da sonda Cassini conseguiram cliques incríveis e que mostram uma beleza misteriosa em fotos pretas e cinzas. Acesse a compilação de imagens clicando aqui.

Plantas já sabiam

Uma pesquisa da Universidade de Wisconsin, em Madison, revelou algo interessante sobre a colonização das plantas em terra firme: antes de saírem do ambiente aquático, o material genético delas já sabia como sobreviver em terra firme. Esse resultado quebra a hipótese de que elas só conseguiram se adaptar com a ajuda de microorganismos. O estudo joga uma nova luz na questão e serve de fundo para pesquisas futuras.

 

Yara Laiz Souza, acadêmica de Ciências Biológicas da UEA, manauara. Ex-aluna do IFAM/CMDI, ex-pesquisadora de PIBIC. Escreve sobre ciências para o Amazonas Atual, para a organização Livres Pensadores e para o Núcleo de Pesquisas de Ciências – NUPESC e para o site Ciência e Astronomia.

Participe da coluna: mandesuapautaprayara@gmail.com

Sigam-nos nas redes sociais:  Facebook e Instagram

 

 

Autor(es):

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

ChatClick here to chat!+