Um conselho para quem tem depressão

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 10.0/10 (1 vote cast)

Stephen Hawking

O icônico físico Stephen Hawking e seus colaboradores parecem ter resolvido um paradoxo sobre os buracos negros. Segundo a nova ideia deles, quando uma partícula carregada entra em um buraco negro, adiciona um fóton (partícula de luz) gerando uma impressão holográfica. Ou seja, enquanto tudo o que é físico desaparece em um buraco negro, essas impressões são deixadas para trás, sinalizando uma informação sobre a coisa física que foi destruída pelo buraco negro. Agregada a isso, Stephen Hawking usou como exemplo a depressão: “A mensagem dessa palestra é que buracos negros não são prisões eternas como pensávamos. Coisas podem escapar do buraco negro por qualquer um dos lados – e talvez saiam em outro Universo”, disse. “Então se você sente como se estivesse em um buraco negro, não desista. Sempre existe uma forma de sair.”

Tente seguir isso

Sabemos que a depressão é algo devastador, tato da mente como do próprio corpo. Muitas das vezes, pessoas com depressão precisam muito de uma palavra amiga e verdadeira e, muito provavelmente, Stephen Hawking atingiu muitas pessoas com essas palavras. Tente seguir isso. Se agora a sua vida estiver bem, mas se no futuro não estiver, tente lembrar-se dessas palavras.

Lei da Biodiversidade

Foi sancionado a Lei da Biodiversidade, que regula o acesso ao Patrimônio Genético e Conhecimentos Tradicionais no ramo de pesquisas científicas no Brasil. É importante que os pesquisadores estejam por dentro da nova lei, pois ela muda algumas regras para as pesquisas que usam animais e dados genéticos. Para saber mais, clique aqui.

Telhas de fibras da Amazônia

Alunos de Mestrado em Engenharia Civil da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) desenvolveram uma telha utilizando fibras amazônicas. A composição leva fibras como juta e malva, resíduos cerâmicos e uma pequena quantidade de cimento. Segundo o professor João de Almeida, coordenador da equipe, a fabricação da telha envolve diferenciais ecológicos, econômicos e sociais.

Cartilhas para grávidas

A Universidade de São Paulo (USP) começou a divulgar a Cartilha de Orientação para Gestante sobre Infecção pelo Zika Vírus. O material vem para somar forças contra os boatos que estão sendo espalhados na internet e aterrorizando mulheres grávidas. O zika vírus vem sendo, ultimamente, ligado aos casos de microcefalia em vários cantos do Brasil. Tenha acesso ao material clicando aqui.

Uma saída para pesquisas com células-tronco

As células-tronco são ditas como a grande saída para vários problemas envolvendo o corpo humano por ser uma célula que consegue desempenhar qualquer função. Com ela, vários órgãos como pulmão, pele, pâncreas etc. seriam facilmente regenerados. Essas células são encontradas em embriões humanos, o que torna a sua utilização algo antiético. Porém, uma pesquisa da Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL) desenvolveu um gel que transforma uma célula comum em célula-tronco.

Yara Laiz Souza, acadêmica de Ciências Biológicas da UEA, manauara. Ex-aluna do IFAM/CMDI, ex-pesquisadora de PIBIC. Escreve sobre ciências para o Amazonas Atual, para a organização Livres Pensadores, para o Núcleo de Pesquisas de Ciências – NUPESC, para o site Ciência e Astronomia e para o site  Universo Racionalista.

Participe da coluna: mandesuapautaprayara@gmail.com

Sigam-nos nas redes sociais:  Facebook e Instagram

 

Um conselho para quem tem depressão, 10.0 out of 10 based on 1 rating

Autor(es):

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

ChatClick here to chat!+