USP desmente boatos sobre Zika vírus

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/10 (0 votes cast)

zika

A internet é o lar das fofocas e ‘hoax’ (histórias falsas) e quando o assunto são doenças, sales essas duas coisas não tem limites. Por conta disso, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) desmentiram os maiores boatos envolvendo o Zika vírus. Tudo o que você precisa saber é:mosquitos transgênicos não tem nada haver com o vírus, vacina da rubéola não é a causadora da microcefalia e não há confirmação científica entre o vírus e o surto de microcefalia no Nordeste. Para ler mais sobre, clique aqui.

Eliminando o parasita

Um estudo desenvolvido pelo pesquisador Luiz Rocha e Silva, com apoio da Fundação de Amparo a Pesquisa do Amazonas (FAPEAM), concluiu que princípios ativos encontrados nas plantas capeba e caracanaúba são capazes que eliminar o parasita transmissor da malária. Essas plantas são nativas da Floresta Amazônica. Agora, o estudo está em estágio pré-clínico e, em breve, os primeiros testes serão feitos em humanos.

Tucumã para obesidade e diabetes

A pesquisadora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) Paty Karoll Picardi está avaliando o uso do tucumã, fruto amazônico, no tratamento de diabetes e obesidade. A pesquisadora ressaltou que o tucumã é rico em ácidos graxos, especialmente o ácido oleico e o ômega 3, que podem te um papel importante na prevenção e tratamento de doenças como a diabetes.

Star Wars da vida real

O sétimo filme da franquia Star Wars chegou nos cinemas mundiais e anda encantando os fãs. O interessante é que muitas coisas presentes nos filmes, como droids inteligentes e voadores, robôs que fazem tarefas arriscadas e uma lua que se assemelha a Estrela da Morte realmente existem. Para saber sobre essas e outras curiosidades, clique aqui.

Como quem esconde um segredo

As nuvens estão escondendo a água dos exoplanetas, segundo novo estudo publicado pela Nasa. Os telescópios da agência não conseguem captar, em totalidade, a água presente nos planetas fora do nosso Sistema Solar. As nuvens espessas impatam essa visualização, fato que acarretará na reformulação de vários estudos e dados publicados até então. O que os pesquisadores estão gostando de se perguntar é: além disso, o que mais as nuvens andam escondendo da nossa visão?

A evolução dos mamíferos carnívoros

Fósseis de hyaenodontids, um grupo animal extinto, estão ajudando a preencher lacunas sobre a evolução dos mamíferos carnívoros. Os animais mamíferos carnívoros representam uma grande parcela dos animais terrestres e também nos incluem. O entendimento sobre o comportamento e a mudança de hábitos alimentares poderá ajudar na compreensão das espécies atuais.

Yara Laiz Souza, acadêmica de Ciências Biológicas da UEA, manauara. Ex-aluna do IFAM/CMDI, ex-pesquisadora de PIBIC. Escreve sobre ciências para o Amazonas Atual, para a organização Livres Pensadores e para o Núcleo de Pesquisas de Ciências – NUPESC e para o site Ciência e Astronomia.

Participe da coluna: mandesuapautaprayara@gmail.com

Sigam-nos nas redes sociais:  Facebook e Instagram

Autor(es):

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

ChatClick here to chat!+