A recepção antidemocrática de alguns brasileiros a Yoani Sánchez

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 8.2/10 (5 votes cast)

A blogueira cubana Yoani Sánchez chegou ao Brasil na madrugada da última segunda-feira, abortion dia 18 de fevereiro, viagra e já teve de encarar, viagra approved logo ao desembarcar, um protesto de “revolucionários” tupiniquins. Como se não fosse suficiente, mais protestos aconteceram pelos locais que visitou.

protestos_esquerdistas

Não me entendam mal. Protestar contra aquilo que se discorda é plenamente válido e permitido. Mas o que é contraditório é que só temos tais direitos, ou liberdades se preferir, graças às nossas “reacionárias” democracia e liberdade de expressão. Que é exatamente pelo que Yoani Sánchez luta, ou ao menos tenta lutar, em seu país.

O que não é legítimo, contudo, é que se proteste contra pessoas, como foi o caso. O que é menos legítimo ainda é que se tente calar, censurar, outras pessoas. Ou, ainda pior, que se levante falso sobre as pessoas (mas, hei, não foi exatamente isto que a esquerda brasileira sempre fez enquanto estava na oposição?). Acusações como a de que a moça seria “agente da CIA” e coisas parecidas seriam legítimas se, e apenas se, fossem apresentadas evidências. O que, por óbvio, não é o caso.

Ainda assim, com tudo o que ocorreu, a blogueira cubana disse:

“Foi um banho de democracia e pluralidade, estou muito feliz e queria que em meu país pudéssemos expressar opiniões e propostas diferentes com esta liberdade.”

– Yoani Sánchez

O interessante é que nem mesmo presidentes dos EUA jamais foram recebidos aqui. E mesmo que ela realmente fosse uma “agente norte-americana infiltrada”, como muitos alegam, nada justifica tal tratamento. Em nosso país todos têm voz, incluindo marqueteiros de regimes indesejados (como o da ditadura militar).

“Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las.”

– Evelyn Beatrice Hall

O fato da moça receber dinheiro de órgãos de imprensa internacionais não é evidência de nada além de que ela trabalha e, aparentemente, bem. Ou seria algum crime determinada pessoa receber um salário? Se fosse, estaríamos todos perdidos no Brasil, poderíamos ser processados criminalmente e pagar por um crime continuado.

yoani_sanchez

A questão toda, no fim, se limita à velha e mofada briga comunismo vs. capitalismo. Ideologias políticas, nada além disto. Coisas pelas quais se matou mais na história humana do que por motivações religiosas. O que, cá entre nós, é uma pena.

Apenas um detalhe adicional, não tão importante (ao menos na cabeça dos “revolucionários” tupiniquins), é que Yoani Sánchez vai receber um prêmio por defesa dos direitos humanos nos EUA.

Em suma, minha crítica é apenas quanto à forma dos protestos e quanto ao tipo de acusações, desacompanhadas de evidências, que foram feitas online. Em outras palavras, não passa de uma chamada ao bom-senso, tão abandonado ultimamente, ainda mais quando paixões ideológicas estão envolvidas.

A recepção antidemocrática de alguns brasileiros a Yoani Sánchez, 8.2 out of 10 based on 5 ratings

Autor(es):

Mário César

Sou formado em Engenharia de Software e QUASE em Ciência da Computação (não concluí). Pretendo, agora, fazer astronomia na USP assim que possível para, depois, me especializar em astrobiologia. Sou um apaixonado pela ciências em geral e gosto muito de investigar alegações extraordinárias (como a ufologia, por exemplo).

Todas as postagens do(a) autor(a)

22 Comments

  1. Mário, você acertou! Foi uma vergonha o que fizeram. Mas, aquele pessoal não tem pudor mesmo.
    Eles não sabem o que é razão, debate e muito menos democracia. Sem razão, sem argumento, sem respeito só resta a truculência, o fanatismo e ódio cego.
    Interessante como se parecem com fundamentalistas de uma seita religiosa.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
  2. ñ vejo ela falar que é contra o embargo, mas contra a politica de cuba…o que é realmente importante, o bom do povo, ou continuar cuba sendo embargada?

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
    • Marcelo, este é um debate interessante.

      A questão do embargo é muito importante para aqueles que defendem o regime cubano e estão fora de lá, mas não faz diferença para os cubanos. Afinal, quantas vezes você viu os irmãos Castro reclamando do embargo? Eu, sinceramente, não me lembro de ter visto sequer uma vez.

      Além disto, por que diabos um país socialista/comunista vai querer fazer comércio internacional? Sim, porque o embargo é contra o comércio apenas. Mais nada.

      Mas voltando ao tema, a moça luta por liberdade em seu país, apenas isto. Liberdade de expressão, liberdade de organização (em partidos, por exemplo), liberdade política (democracia), etc. Tendo isto, o embargo discute-se depois.

      Ao menos é assim que eu vejo e estas seriam minhas (atenção: eu disse MINHAS) prioridades. Liberdade primeiro, o resto a gente vê depois.

      Abraços!

      VN:F [1.9.22_1171]
      Rating: 0 (from 0 votes)
    • Informação nova, Marcelo. A vi hoje, na TV, falando contra o bloqueio americano contra Cuba.

      Dá uma googleada, que deve ter saído em algum site de notícias também.

      Feliz agora? 🙂

      Abraços!

      VN:F [1.9.22_1171]
      Rating: 0 (from 0 votes)
  3. Mário, boa tarde.
    Na verdade, eu acho que o que você precisa mesmo, é ler um pouco mais sobre Yoani Sanchez e sobre suas presepadas nessa incansável busca pela “democracia”, antes de começar essa verborragia com direito a nomes pejorativos do estilo “revolucionários tupiniquins”. Coloco entre aspas, porque se ela estivesse exercendo essa democracia nos EUA, seria condenada a 25 anos de prisão. Se estivesse exercendo essa democracia na Itália, 30 anos. Então, como eu disse, ao invés de centrar suas forças e sua falta de argumentação em algo falho, leia um pouco mais e se aprofunde sobre o caso. Yoani acusou soldados de Fidel de baterem nela, deixarem ela inteira roxa, e não apresentou sequer UMA prova. Você sabe qual a gravidade disso em um outro país que se diz “democrático”?? Pois é… Vou te indicar uma entrevista feita por Salim Lamrani, que desmascarou a blogueira e deu mais do que provas de que ela e o governo americano estão diretamente ligados: http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/02/o-bate-papo-que-desmascarou-a-blogueira-yoani-sanchez.html
    Incrível que a liberdade de expressão da Yoani não chega aos 5 famosos cubanos injustamente presos nos EUA, porque será?? Nunca se perguntou isso??
    De qualquer forma, quero ressaltar o perigo de se escrever quando não se tem conhecimento sobre uma causa: você forma opinião, baseado em.. pasme, NADA!! Te compararia ao Malafaia pela atitude com esse texto, categoricamente!!
    Você fala e fala e fala da liberdade de expressão, de opinião… mas opa, calma aê! Nós sabemos muito bem que tem de haver um limite pra essa liberdade. É insano falar contra um país abandonado pelo mundo todo (por conta dos EUA) e que detém dados de saúde, segurança e educação de dar inveja a qualquer Inglaterra da vida. Ela reclama tanto da expressão, mas nunca deixou de dar seus pitacos e alfinetadas no governo, mas não está e nunca ficou presa. Será que você não consegue mesmo ver algo tão evidente? Enfim… cuidado com essa busca pela liberdade de expressão sem limites. O seu próximo texto, seguindo esse raciocínio, pode pregar a liberdade de Hitler ser contra negros, Malafaia contra gays, e no fim você vai perceber que lutou por uma democracia regressiva!
    Eu, meu amigo, falo 4 linguas e já vivi em 3 continentes desse mundo, tendo passado por todos. O que você lê, eu já vi pessoalmente. Vá a Cuba, converse com os cubanos… veja se eles estão insatisfeitos. E depois de ter feito isso, eu deixo um desafio pra ti: tentar reescrever essa verborragia toda! 😉

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
    • Boa tarde, Fael.

      Primeiro, “revolucionários tupiniquins” não tem nada de pejorativo. Caso não saiba, “tupiniquins” é sinônimo de “brasileiros”. E “revolucionários” é a forma como os comunistas referem a si mesmos.

      “…democracia nos EUA, seria condenada a 25 anos de prisão. Se estivesse exercendo essa democracia na Itália, 30 anos….”

      Por que crimes? E que evidências você apresenta disto?

      “… Yoani acusou soldados de Fidel de baterem nela, deixarem ela inteira roxa, e não apresentou sequer UMA prova. Você sabe qual a gravidade disso em um outro país que se diz “democrático”?? …”

      Sei. Ela seria levada imediatamente (sem tempo para que as marcas desaparecessem) para o IML para fazer o exame de corpo de delito. E, com isto, tais soldados seriam processados criminalmente, podendo inclusive serem condenados, por crime de lesão corporal.

      Se, CASO, fosse provado que ela estivesse mentindo (afinal, existem formas de tortura que não deixam sequer uma marca física), então ela poderia ser processada calúnia contra tais soldados.

      Não sei falar sobre as penalidades disto nos EUA (no qual acho que isto SEQUER existe) ou na Itália, mas no Brasil você pode ler sobre isto aqui: http://www.advogado.adv.br/artigos/2000/barroso/caldifaminjuria.htm

      “Vou te indicar uma entrevista feita por Salim Lamrani, que desmascarou a blogueira e deu mais do que provas de que ela e o governo americano estão diretamente ligados”

      Ok. Primeiro, o site Pragmatismo Politico não pode ser usado como fonte de nada. Ele não é, em nada, imparcial. Bem ao contrário. Por tanto, é óbvio, que eles tentariam acusá-la.

      Ainda assim, eu já li tal entrevista. E não vi NADA que a incrimine no que ela disse. Bem ao contrário, o que vi foi ela se defendendo de tais “perguntas”.

      “Incrível que a liberdade de expressão da Yoani não chega aos 5 famosos cubanos injustamente presos nos EUA, porque será?? Nunca se perguntou isso??”

      Desconheço o caso. Se puder apresentar uma fonte imparcial sobre o tema, prometo ler e dar minha opinião.

      “De qualquer forma, quero ressaltar o perigo de se escrever quando não se tem conhecimento sobre uma causa: você forma opinião, baseado em.. pasme, NADA!! Te compararia ao Malafaia pela atitude com esse texto, categoricamente!!”

      Desculpe, mas não dei minha opinião sobre ela. Apenas defendi o direito dela de falar o que bem entender. Direito este que não só ela tem, como você também tem. Veja que não apaguei seu comentário, ao contrário, o aprovei. Como sempre faço, a não ser que se trate de puro spam.

      “Você fala e fala e fala da liberdade de expressão, de opinião… mas opa, calma aê! Nós sabemos muito bem que tem de haver um limite pra essa liberdade.”

      Errado. Liberdade, se limitada, deixa de ser limitada. O que você acaba de falar simplesmente não tem o menor sentido.

      “É insano falar contra um país abandonado pelo mundo todo (por conta dos EUA) e que detém dados de saúde, segurança e educação de dar inveja a qualquer Inglaterra da vida.”

      Desculpe, mas eu posso falar mal de que eu bem entender. Não posso, nem falo, contra pessoas (há menos que tenha evidências, claro), por puro respeito e humanidade.

      Segundo, Cuba TEVE educação e saúde dos melhores do mundo na época em que era financiada pela URSS. Mas a URSS já ruiu, levando Cuba junto. Ainda assim, todo e qualquer indicador vindo de um país fechado, sem liberdade de expressão e de imprensa é, no mínimo, questionável.

      E detalhe: quanto ao bloqueio internacional decretado pelos EUA contra Cuba, a própria Yoani protestou contra ele. Vi hoje na GloboNews ela falando contra tal bloqueio.

      “Ela reclama tanto da expressão, mas nunca deixou de dar seus pitacos e alfinetadas no governo, mas não está e nunca ficou presa. Será que você não consegue mesmo ver algo tão evidente?”

      Ela tem visibilidade internacional há um bom tempo, exatamente por isto o governo cubano não seria imbecil de fazer algo contra ela. Ainda assim, por anos ela foi impedida de deixar o país. Isto não é uma forma de “prisão” também?

      “Enfim… cuidado com essa busca pela liberdade de expressão sem limites.”

      Não, obrigado. Não tomo cuidado e busco por esta liberdade sim.

      “O seu próximo texto, seguindo esse raciocínio, pode pregar a liberdade de Hitler ser contra negros, Malafaia contra gays, e no fim você vai perceber que lutou por uma democracia regressiva!”

      Você está misturando as coisas. Vamos lá:

      1º – Você pode ser contra o que quiser, seja negros, gays, etc. Desde que você não os prejudique, não os persiga, torture, etc (mais ou menos o que Hitler fez com os judeus, mas teria que elevar algumas potências), não há problema algum.

      Quer dizer: seja contra o que quiser, desde que não prejudique ninguém. Você pode pensar e até falar, desde que fique nisto.

      2º – Eu defendo SIM o direito do Malafaia falar inclusive contra gays. Contudo (e bota CONTUDO nisto), também me reservo o direito de falar à vontade, refutando cada vírgula do que Malafaia diz.

      O que quero dizer é que, enquanto as coisas estiverem apenas em discursos e debates, não há qualquer problema. Até porque, para mim, tudo (disse TUDO) pode ser debatido livremente.

      “Eu, meu amigo, falo 4 linguas e já vivi em 3 continentes desse mundo, tendo passado por todos.”

      Parabéns.

      “O que você lê, eu já vi pessoalmente.”

      Grande coisa.

      “Vá a Cuba, converse com os cubanos… veja se eles estão insatisfeitos.”

      Você gosta de evidências anedóticas então, é isto?

      “E depois de ter feito isso, eu deixo um desafio pra ti: tentar reescrever essa verborragia toda!”

      Obrigado, mas já o escrevi e não retiro uma palavra. 😉

      Abraços!

      VN:F [1.9.22_1171]
      Rating: 0 (from 0 votes)
      • Mário, como disse, parecem membros de uma seita religiosa bem radical! A fé no regime cubano e em outras ditaduras é inabalável para esse pessoal. Cuidado, eles são “memóides”. Os caras vão lançar mão de fontes de “otros compañeros”, fontes muito idôneas, mas que dão mais importância à ideologia e à doutrinação do que para a verdade dos fatos.
        Se pudessem, esses bravos simpatizantes dos irmãos Castro mandariam você al paredon! um abraço

        VA:F [1.9.22_1171]
        Rating: 0 (from 0 votes)
        • É, Luiz, não duvido nada! HEHEHE

          Abraços! 😉

          VN:F [1.9.22_1171]
          Rating: 0 (from 0 votes)
          • Suas fontes são imparciais? Desculpe, mas o que menos existe no mundo hoje é imparcialidade. Existem tantas fontes a favor, quanto contra. O que cabe a nós é ler ambos e formar um síntese com o que faz e não faz sentido. O caso da Yoani já foi desmentido, onde o blog dela não é bloqueado em território Cubano, já saiu do país várias vezes, quando em 2002 foi morar na Suiça, se não me engano.
            O que ela deseja é ter um espaço na mídia Cubana para poder falar o que quiser, o que não é possível em nenhuma parte do mundo. E como se trata de um país em contraponto ao resto do mundo, existe toda essa visibilidade gratuita com muito pouco mérito. Portanto, antes de espalhar qualquer coisa internet afora, e formar diversas opiniões, como o amigo acima disse, devemos ver com os nossos próprios olhos o que é e o que não é verdade, e até lá espalhar verdades absolutas em formas de textos só mostra uma ignorância sem fim, como daqueles que a também adotam como verdade. Cuidado com as palavras, elas tem poder. Devemos fazer as pessoas pensarem e irem atrás da verdade e não aceitarem algo pronto e mastigadinho. 😉

            VA:F [1.9.22_1171]
            Rating: 0 (from 0 votes)
          • É, Bruno, pelo visto você não leu uma só linha do texto. 🙂

            Eu não me baseei em fontes, apenas defendi o direito da moça de exercer sua liberdade de expressão, coisa que foi impedida por todos os lados onde foi. 😉

            Abraços.

            VN:F [1.9.22_1171]
            Rating: 0 (from 0 votes)
    • Adorei seu comentário simplesmente lúcido e completo! Parabéns!!!!

      VA:F [1.9.22_1171]
      Rating: 0 (from 0 votes)
  4. Estive na livraria cultura e testemunhei fisicamente uma dessas “recepções”. Não defendo o regime cubano, mas fico intrigado com a forma oportuna em que essas manifestações virulentas ocorrem. Ora! Após uma fala livre da blogueira, justamente quando ela começava a responder perguntas, os organizadores do evento liberaram o acesso de uns vinte e poucos “manifestantes” (comunistas que vestiam roupas de grife e portavam eletrônicos de ponta) que fizeram um barulho infernal (com palavras de ordem bizarras e antigas) e inviabilizaram a continuidade da fala e obrigaram a moça a se retirar. Percebí que os mais prejudicados com essa selvageria somos nós que buscamos esclarecer os fatos irregulares atribuidos a blogueira pelo Wikileaks e demais informativos. Outro fato que me ocorreu, até mesmo em razão do ambiente literário, foi uma correlação nefasta com o “marketing negativo” que os radicais islamicos fizeram quando “promoveram” o escritor Salmon Rushdie através de uma “pena de morte rizível e manifestações pavorosas” mundo afora…Enfim, apesar de encarar essas manifestações como democráticas, a forma como foram praticadas e permitidas prejudica a própria democracia. Mas não será a primeira vez que unm direito excessivamente praticado e suspeitamente estimulado, inviabilizará o exercício de outros direitos também importantes e fundamentais.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
    • Pois é, Rodolfo. Quem transformou a moça num fenômeno aqui no Brasil, numa “mártir da democracia”, como alguns dizem, foi essa própria esquerda arcaica.

      Quer dizer, não tem “ação da CIA” que fizesse a moça ganhar tanta atenção. Se não fosse essa reação babaca, a passagem dela por aqui teria passado despercebida.

      Sobre o Wikileaks ter algo contra ela, chegaram a me falar. Mas evidências que é bom, um link que seja… Nada.

      Enfim…

      Abraços!

      VN:F [1.9.22_1171]
      Rating: 0 (from 0 votes)
      • Se a deixassem, ela discursaria no congresso. POR QUE? QUE CIDADÃO BRASILEIRO PODE FAZER ISSO? POR QUE UMA BLOGUEIRA QUE FALA MAL DO PRÓPRIO PAÍS EM QUE VIVE (QUE NÃO É O NOSSO) TEM ESSE DIREITO?

        VA:F [1.9.22_1171]
        Rating: 0 (from 0 votes)
        • Porque ela foi convidada para fazer isso, oras. 🙂

          Qualquer um, desde que convidado, pode ir lá discursar.

          Mas o ponto é: se esses fanáticos religiosos não tivessem quase linchado ela em Salvador, entre outros, a presença no Brasil sequer teria sido notada. Nem por mim, aposto que nem por congressistas. 🙂

          Abraços!

          VN:F [1.9.22_1171]
          Rating: 0 (from 0 votes)
  5. Ok, vamos lá, novamente, e prometo que essa é a última resposta que dou aqui:
    Eu obviamente sei o significado de tupiniquins, e de revolucionários também… mas quando você mesmo coloca esse revolucionários entre aspas amigão, quem perde a credibilidade não sou eu, se é que me entende.
    Estados Unidos: Pena de 20 anos para quem preconize a derrubada do governo ou da ordem estabelecida. Pena de 10 anos para quem emita falsas declaraçõess, com o objetivo de atentar contra os interesses dos EUA em suas relações com outra nação. Pena de 3 anos para quem matenha correspondência ou relação com um governo estrangeiro, com a intenção de influir em sua conduta, a respeito de um conflito ou uma controvérsia com os EUA. As evidências que apresento disso estão dentro da entrevista que coloquei aqui pra ti. Você, do alto de sua certeza definida por falsa argumentação, provavelmente não leu, visto que acha que detém todas as informações possíveis sobre o caso enquanto fecha os olhos para o que a própria Yoani diz e cai contra ela.
    Não vou citar o da Itália, acho que nem precisa, sinceramente. Me desculpe, eu falei 30 anos, mas sinta-se a vontade para “arredondar” para 33, ok? O duro é eu ter que informar um cara supostamente super informado sobre algo tão primário. Continuemos…
    Está vendo como vai ser muito difícil discutir contigo? Você tem certeza que leu a entrevista e não achou NADA que pudesse incriminá-la? Vou tirar só o comecinho pra pegar leve: o fato de ela não querer mostrar as fotos das agressões, realmente já não é um fator decisivo no momento de separar verdade de ideologia americana imposta? Você sabia que ela não pode mais usar fotografias como prova? Você sabia que na entrevista que ela deu um dia após ter sido “abruptamente espancada”, não havia sequer UMA marca de violência em seu corpo? Oras pois Manoel, acreditas mesmo que um dia a gaja tira fotos da agressão, e no outro todas sumiram?? Oh Manoel, Manoel…
    Oh cara, não comece com essa coisa de “ahhh, isso foi tirado de tal site”. Eu vejo que vc tem um enorme problema de usar a “lógica”, o famoso 1+1 = 2. A mulher busca tanto por “justiça”… você sinceramente acha que se isso fosse uma entrevista forjada, plantada, ou algo do tipo, a própria Yoani já não teria agido contra? Ahhhh, santa paciência! Quantos anos vc tem? 3? Ainda espera o papai noel em dezembro? Tenha dó meu caro… essa argumentação é tão falha quanto argumentação religiosa usando a bíblia como verdade absoluta. De qualquer forma, se o problema for o site, a entrevista está disponível em inúmeros sites, em inúmeras linguas, então por favor…
    Bom, você não sabe o caso dos 5 cubanos, e quer discutir Yoani Sanchez. Engraçado, NO MINIMO engraçado. Digo novamente: é como se unir ao GreenPeace sem gostar de baleias. Me pareceu até uma tiração de sarro você desconhecer o caso… eu já percebi que quando você pede fonte imparcial, na verdade seu subconsciente clama por “imparcial para o seu lado, parcial para o meu”. Pois bem, houve na ONU uma votação para libertar os 5 cubanos. 179 países votaram a favor, contra 2 votos (EUA e Israel). Mas de novo: você não sabe de uma coisa dessas, e defende a “liberdade de expressão da Yoani”. Haja maracujá… http://www.youtube.com/watch?v=sfptm7jcBO4 Já é a segunda informação que vc não sabia, veja bem…
    Sim, e você volta a citar “Apenas defendi o direito dela de falar o que bem entender” e diz que a liberdade de expressão não pode ser limitada, mesmo porque nesse caso não seria liberdade, e novamente afirmo: o mesmo direito tem o Malafaia falar o que bem entende, mas tenho certeza que você não concorda com essa liberdade de verborragia dada a ele. Você jura que concorda que essa liberdade de expressão deve existir? Tipo, se eu não gosto de negros, posso sair gritando aos quatro ventos? Interessante… ainda bem que vc não tem um cargo de poder, né?
    Bom, vou ter que te esfregar algo na cara mais uma vez… vc quer ir contra o país que tem 99,8% da população alfabetizada, modelo mundial na saúde tendo mais médicos que o gigante mundial da saúde que é a Inglaterra, e como o regime “ditador” faz todo mundo ser igualmente pobre, a segurança se mantem em níveis baixíssimos!! hahahaha… odeio falar sem dar provas como vc tem feito desde o início, então toma: http://operamundi.uol.com.br/conteudo/opiniao/23324/cuba+a+ilha+da+saude.shtml . Vocie ainda pode procurar números de antes de Batista pra comparar com o período pós Batista. Por isso eu disse que essa é minha última postagem. Com todo respeito cara, não dá pra discutir com alguém que fala o que quer sem provar nada, fica complicado. É o mesmo debate de fé x ciência. Um se baseia em fatos, o outro fala, fala, fala… e não fala nada. Engraçado que vc viu a Yoani falando a favor do fim do embargo, mas dois dias antes se recusou a assinar um abaixo-assinado que visa colocar fim ao bloqueio. Ah vá… não sabia dessa também??? Toma mais uma então: http://ujs.org.br/portal/?p=12765 Como eu disse… eu falo, e eu PROVO!!!
    Ela foi impedida de deixar o país pelas leis cubanas, e não por ser quem é. No começo de tudo, quando foi à Suiça, sabe o que alegou para voltar à Cuba? Dificuldade financeira. Ela não tinha visibilidade quando foi… então porque o governo cubano, do alto de sua malevolência, não sumiu simplesmente com ela nessa época? Lembra aquela coisa do “1+1 = 2”?? Pois é… o que você fecha os olhos e não admite, é que ela tem TODA a liberdade de expressão do mundo. Tanto é que ela mete o pau no governo, vc já entrou no Generacion Y?? Não… por isso fala que ela não tem liberdade, porque desconhece o assunto, e isso fica evidente a cada assunto abordado. E ela falando tanto, nunca foi presa. Meu, você não se pergunta isso???? Como alguém reclama da liberdade de expressão chamando o regime de ditatorial a cada 5 segundos, sem sofrer nenhum tipo de represália a não ser aquelas que todos os cubanos sofrem? Fucking Lord man… let’s use the stupid brain!!!
    Agora, nessa sua última argumentação (sim, eu sei que não é, mas vou insistir nessa palavra) você novamente pede a liberdade de expressão, independente do seu tipo, desde que não atinja ninguém. Agora vamos analisar essa insanidade proferida por ti… você defende o direito do cara de falar; já defendeu, inclusive, o direito do Malafaia. Apenas o fato de Malafaia falar da forma que fala contra gays, faz com que estes sejam extremamente prejudicados. Quer saber como? Imagine você sendo gay… vc é gay, pronto! Vc é um gay de boa, na sua, você faz trabalhos voluntários e tudo mais. Chega um louco na TV e fala que você tem na verdade uma doença, e que precisa ser tratado. Milhões de pessoas (ignorantes, na verdade) compram a sua idéia simplesmente por não terem uma base de estudo… elas compram tudo o que esse louco vai dizer. Agora colocando isso no papel: ao mesmo tempo que você defende o direito de falar do cara, você pede que “desde que não prejudique ninguém”?? rs… UAU!!!! Que tiro no pé, rapaz… quanta contradição em um texto só, quase competindo com a bíblia! Esse debate gera violência… ou você vive em Marte e não recebe notícia de gays espancados até a morte que estão acontecendo aqui na Terra??
    Sim, pode responder como “grande coisa” o fato de eu ter ido a Cuba e visto pessoalmente o que vc lê em sites controlados pelas 6 famílias detentoras da mídia brasileira, se achando ainda o detentor da verdade absoluta. Isso me remete ao crente que diz que eu “não preciso ver deus para acreditar”. Oras, que legal, vc usa um argumento no seu dia-a-dia, que na verdade é dos religiosos. Quer dizer que o fato de ter passado 2 meses em Cuba levantando dados e estatísticas justamente sobre o assunto tratado, não me faz ter um pouco mais de conhecimento sobre o povo cubano?? Hehe… ok, então pegue a Veja, ligue a Globo, e continue defecando verbalmente.
    E fodam-se os gays, fodam-se os negros… odeio negros… eca!! Odeio gays tb… ui!!! Que bacana essa liberdade de expressão… uhuuuu… será que demoro quanto tempo pra gerar a terceira guerra com ela?
    Agora, vou deixar por último o que acho mais banal, e isso não percebi apenas em ti, mas em quase todos os comentários. Vocês pedem liberdade de expressão a essa mulher, vivendo em um país que na verdade não tem nenhuma liberdade de expressão e de mídia. Por isso, a mídia não veicula o abaixo-assinado pedindo Impeachment do Renan. É essa a democracia brasileira?? Alguém do mensalão foi preso?? É essa a democracia brasileira? Te chamam de otário a cada minuto do dia, e você acha que existe democracia aqui??? Te tomam impostos até falar chega, mas vc sente medo ao sair na rua (falta segurança), tem que torcer muito quando fica doente (já dependeu do SUS?), e por fim, sabe que se tiver um filho e quiser que ele conte com boa educação, terá de colocá-lo em uma escola privada. Ruim é Cuba, que EXIGE os estudos até a faculdade, tudo financiado pelo governo.
    Engraçado que você, vivendo em um país MUITO RICO (nossa economia é uma das mais fortes do mundo) com números de saúde, segurança e educação extremamente precários e decadentes, quer falar mal de um país que, com um puta de um bloqueio econômico e social (veja esse doc – http://www.youtube.com/watch?v=kTKWT60LouI) soube distribuir sua renda e – novamente – alcançar números de dar inveja a qualquer primeiro mundo da vida.
    Os cubanos não tem uma vida cheia de regalias… mas souberam distribuir a renda toda de forma que vc NAO VE mendigos nas ruas. Ninguém tem Iphone e coisas do tipo, assim como ninguém está decadente em uma calçada cheirando cola e fumando crack. Ah sim, quer falar das drogas? É o país que conseguiu, sem legalizar, o que todo país quer: combater o uso. Que ruim essa Cuba ditatorial, não é mesmo meu caro??
    E, me surgiu uma perguntinha: se ela tem tanta razão, porque os seguidores que tem em Cuba não passa de alguns pouquíssimos, que podem ser contados nas mãos? Pq ela precisou falsificar o número de seguidores em suas contas em redes sociais? Ou melhor, olha que legal essa aqui: porque o povo cubano, tão insatisfeito, nunca tentou um golpe de estado? Vc sabe dos assassinatos que a CIA já tentou a líderes latinos, inclusive Fidel, por mais de 3 vezes?
    Eu nem volto aqui, porque sinceramente, discutir Cuba com quem não conhece o caso dos 5 cubanos, dá na mesma que discutir biologia com alguém que não sabe o que é um mamífero.
    Eu, quando desconheço um assunto, ou não o conheço por completo, pelo menos estudo pra evitar esses “miquinhos” chatos no meio de uma discussão séria.
    É isso, estão livres pra exercer esse papinho de direita transvestido de libertários…
    Estudo galera… informação… viagem… conhecimento!! Ok??
    Vamos tirar a bundinha da cadeira e ver como é o mundo lá fora com nossos olhos, é a melhor forma de não cometer injustiça… ajuda pra caramba.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
  6. Ah, sim… fui fazer meu prato de comida, e pensei: “mas peraê, aquele pessoal do livres pensadores está defendendo com unhas e dentes a liberdade de expressão e chamam o protesto contra ela de ‘recepção antidemocrática;”????? hahahahahahhaha… como eu já disse, no mínimo engraçado. “Eu quero liberdade, liberdade de expressão… mas ei, você aí gritando contra ela, larga de ser insano.” It’s like… WTF????? hahahahaha. Imparcialidade, a gente não vê por aqui… será que vocês se revoltaram com o ato antidemocrático que levou Collor ao impeachment também? E essa atitude hiper mega ultra super antidemocrática de fazer um prostesto contra o Renan!?!? Ah galera, tenha dó vai… me desculpe, mas isso tudo passou do limite de patético… argh!!!

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
    • Ad hominem? Perfeito. 🙂

      VN:F [1.9.22_1171]
      Rating: 0 (from 0 votes)
  7. Nossa Mário, agora eu ví a coisa de uma forma geral Eu juro que pensei que você tivesse um diploma em um assunto relacionado a esse, e não a ciência da computação, o que na verdade explica muita coisa.
    Estou vendo agora que você diz que os irmãos Castro nunca reclamara do embargo, e ui… doeu!!! Esse foi praticamente o certificado “Não conheço, mas quero falar do assunto”. Veja o documentário que passei, porque realmente está impossível debater com alguém que não conhece 1% do assunto que quer discutir. Não são ofensas, juro que não são… é que isso é cansativo. Eu não estou falando de ciência da computação, pq sou um ignorante do assunto… mas não tento me passar por conhecedor, simples assim, faça o mesmo se puder…
    E aí você consegue terminar de ferrar tudo, perguntando: “se o país é socialista, porque quer fazer comércio?” E nesse caso, eu te pergunto algo: vc já ouviu falar de um país chamado China? Um dos emergentes, a nação que é vista como a única capaz de foder os EUA por completo a hora que quiser? Vc sabia que essa tal de China é socialista? E vc sabia, ainda, que os EUA não tem crítica nenhuma a eles? Afinal, a mão de obra é barata, e já se fizeram dependentes dos chineses, visto que as fábricas americanas foram fechadas justamente para que a China assumisse as produções, e ficando, por fim, presos a esse país de certa forma.
    Cuba quer o fim do bloqueio pelo mesmo motivo que você pediria acesso a saúde, segurança e educação se vivesse em uma área remota. Essa pergunta foi… UAU!!! O bloqueio faz com que a tecnologia cubana ficasse estagnada, assim como o intercâmbio cultural, social, entre outros fatores… me parece que a palavra ditadura se aplica muito melhor ao que os EUA faz contra Cuba (lembrando, 179 x 2 na votação da ONU) do que o que Cuba faz com seus moradores, que estão longes de estar insatisfeitos com a distribuição dentro do país… e falo isso pq… ops, eu estive lá, desculpa de novo!
    Você sabia que quando convém, o bloqueio é secretamente quebrado? Procure sobre as vacinas e tecnologia medicinal que Cuba alcançou, mesmo com todo esse bloqueio, e que eles vendem às escuras a certos laboratórios americanos, quando assim convém. Não sabia disso também? É… um elefante não sobe em árvore, um macaco não fica 10 minutos embaixo da água, e um cara formado em ciência da computação devia limitar-se a sua área ao invés de se aventurar de maneira tão fraca na política. Repito: quer discutir Yoani, e notavelmente não conhece bulhufas de Cuba, por não ter nem ouvido falar do caso dos 5 cubanos.
    Vamos fazer um teste pra ver se entra na sua cabeça?? Imagine que você, morando no Brasil, um país de 190 milhões de pessoas… você sai mundo a fora dizendo merdas e merdas e merdas sobre o Brasil. NINGUEM do seu próprio país apoia ou concorda com o que você diz. Por que diabos vc vai sair daqui e ser aplaudido em algum país no exterior? Faz sentido? Quer dizer que VOCE está certo, e 190 milhões de pessoas erradas? De novo: cade a lógica, por favor??
    Esse discurso “paz, amor, deixa todo mundo falar” é muito Gandhi pra minha cabeça. E, cá entre nós, o mundo nunca mudou com um Ghandi, as eras mudam pra melhor com revoluções… e nunca é algo que se faz sorrindo e dando as mãos ao inimigo. Não gosta disso? Eu tb não… mas bem-vindo ao planeta Terra!
    E minha última perguntinha: Cuba fez o pedido para derrubarem o bloqueio por um ano e ver como ficaria a situação. Os EUA não aceitaram… hum… dessa vez vou te deixar usar a lógica sozinho, ok?? Vai ser sua lição de casa…
    Agora eu vou, de verdade…
    E lembre-se: se não gosta das baleias, fique longe do GreenPeace!

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
    • Argumento à autoridade? Ah, claro. Esperar mais o que, né? 🙂

      VN:F [1.9.22_1171]
      Rating: 0 (from 0 votes)
  8. Poucas vezes vi uma linha de argumentação tão imbecil como desse fael. Fiquei impressionado. Viva a liberdade de expressão!

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
    • Pois é, Gustavo. Discordo com cada vírgula do que ele diz, mas liberdade de expressão primeiro. E deve ser assegurada inclusive aos imbecis. 😉

      Abraços!

      VN:F [1.9.22_1171]
      Rating: 0 (from 0 votes)

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

ChatClick here to chat!+