Ateus, cristãos e o debate sobre deus

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 10.0/10 (5 votes cast)

Todos devem conhecer a imagem abaixo. Já rodou muito pelo Facebook, buy tendo sido publicada por diversas páginas. O motivo pelo qual ela foi criada chega a ser óbvio: esse debate já cansou. E é verdade, cure qualquer debate com caráter interminável, medications como é o caso desse, realmente cansa. Eu também já me cansei por um bom tempo e me abstive de participar nele. Depois, voltei a debatê-lo. É do ser humano se cansar e enjoar das coisas. O problema, contudo, é o que a imagem afirma: “ateus afirmam sua posição, crentes afirmam a sua e os idiotas debatem a respeito”.

ateucristaoidiota

Para ficar mais claro o problema da imagem, vamos tentar trocar seu tema (já que, nesse caso, não faria sentido inverter o que afirma). Digamos a política: “direitistas afirmam sua posição, esquerdistas afirmam a sua e os idiotas debatem a respeito”. Nesse caso, acaba-se a democracia, já que ela se baseia na ideia de que pessoas pensam diferente e que é apenas através do debate que se chega ao convencimento ou, ao menos, a um meio termo.

Outro exemplo, no caso da luta pelo direito dos LGBTs: “LGBTs afirmam sua posição, homofóbicos afirmam a sua e os idiotas debatem a respeito”. Quer dizer, acaba a possibilidade de entendimento e avanço nessa questão. LGBTs continuariam sem seus direitos e os únicos satisfeitos com isso seriam os homofóbicos.

Você pode estar pensando agora que a comparação não é justa, afinal democracia, direitos LGBTs e a maioria de outros possíveis temas que poderíamos escolher importam para a vida diária das pessoas, enquanto que a existência ou não de deus não faria a menor diferença. Talvez você tenha pensado até se tratar de uma falácia: declive escorregadio, bola de neve ou derrapagem, como preferir. (Para leitura sobre essa falácia, leia em ateus.net e na Wikipédia.) Mas definitivamente não é o caso.

Não estou comparando a importância dos temas, nem dizendo que seriam possíveis consequências da imagem, mas apenas demonstrando a importância do debate. Não importa o tema do debate, ele é quase sempre importante. A excessão é quando o debate se torna inútil, devido ao comportamento de alguns debatedores, que querem apenas brigar ou ter razão.

No caso sobre o debate a respeito da existência ou inexistência de deus, sua importância é principalmente para aqueles que estão em dúvida, pouco importando se a pessoa se tornará ateu ou não. Esse debate ganha ainda mais importância porque envolve mitos que são extremamente importantes para alguns e dizem respeito com nossa própria noção de quem somos: se resultado de bilhões de anos de evolução ou se a obra de um criador, tenha ele o nome que tiver.

Além do que envolve ainda uma outra questão: direitos. Você tem todo o direito de não gostar e de não querer participar de determinado debate, mas não tem o direito de impedir outros de travá-lo. Se as pessoas querem debater, eles têm esse direito e liberdade – e ninguém pode impedi-los. Até porque debater não é crime.

Enfim, cada pessoa é de um jeito, pensa de um jeito e tem diferentes preferências. Da mesma forma, preferem debater sobre assuntos diferentes, ou dão mais ou menos importância para diferentes temas a se debater. Isso é perfeitamente natural. Vão debater determinados assuntos e evitar outros. O importante é respeitar essas diferenças e aceitar que certas pessoas não vão querer debater determinados assuntos, mas vão querer debater outros. Mesmo aqueles que você não gosta.

Ateus, cristãos e o debate sobre deus, 10.0 out of 10 based on 5 ratings

Autor(es):

Mário César

Sou formado em Engenharia de Software e QUASE em Ciência da Computação (não concluí). Pretendo, agora, fazer astronomia na USP assim que possível para, depois, me especializar em astrobiologia. Sou um apaixonado pela ciências em geral e gosto muito de investigar alegações extraordinárias (como a ufologia, por exemplo).

Todas as postagens do(a) autor(a)

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

ChatClick here to chat!+