BBB: que tal outras opções?

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 10.0/10 (2 votes cast)

Como todos devem saber, o Big Brother Brasil 15 estreiou dia 20 de Janeiro, 10 dias atrás, portanto. O programa fez muito sucesso, principalmente nas primeiras edições, mas, hoje, o que se vê na internet são mais críticas do que elogios. A questão é que, independente da qualidade – ou falta dela – do programa, ele já está mais do que batido. Virou “notícia de ontem”.

Entenda: minha crítica não é mais uma daquelas vazias, que tanto vemos por aí. Eu cheguei a acompanhar (mesmo que de forma distante) duas ou três temporadas. O acho uma ótima ferramenta para observar o ser humano: até devido ao seu formato, o programa é capaz de trazer à tona o melhor e o pior do ser humano de forma transparente – coisas que, no dia a dia, fica escondido, maquiado. Os problemas são outros: primeiro, já observei o suficiente; segundo, as pessoas já aprenderam os truques, não se mostram mais de forma tão clara e transparente; e, terceiro, é um programa muito longo. Isso sem falar que apenas estudantes e pesquisadores das areas de humanas poderiam tirar real proveito do programa.

Então por que não criar outros programas, reality shows ou não, que trouxessem não apenas mais uma opção de entretenimento, mas também algum ganho, seja para quem assiste, para a sociedade, ou mesmo para o país como um todo? E não falo em relação ao prêmio em dinheiro – esse poderia ficar para o vencedor do programa mesmo (até para atrair participantes).

Uma ideia? Bem… Lembram-se do desenho “Corrida Maluca (“Wacky Races”, em inglês)?

wacky_races

A ideia não seria fazer uma “cópia” do desenho, mas algo inspirado nele: os participantes seriam equipes formadas de engenheiros, designs, mecânicos, etc e eles teriam de construir carros para participar de uma verdadeira “corrida maluca”. Tais equipes poderiam ser patrocinadas por grandes empresas (afinal, construir carros assim não seria barato!) e ter de construir esses carros de forma que não poluam, por exemplo.

A vantagem de algo assim seria a criação de novas tecnologias (afinal, os projetos teriam de ser criativos), a divulgação de conhecimento ao público (de engenharia e design, no caso) e o fato de ter um programa com conteúdo na TV. E, claro, esta é apenas uma ideia, sem falar que outras poderiam usar o mesmo modelo.

Outros exemplos já existem lá fora: Face Off, que é de maquiagem para filmes; American Inventor, que é de invenções; Top Chefs, disputa entre chefes de restaurantes; Shear Genius, de cabeleireiros; Project Runway, de moda; Top Design, de design de interiores; entre outros. Mas, claro, não é necessário copiá-los, podemos criar nossos próprios modelos.

face_off

Imagine: reality shows/disputas sobre construção e corrida de carros, construção de coisas simples como móveis, e até de coisas mais complicadas, como equipamentos de tecnologia ou desenvolvimento de software. Sem falar, claro, de outros tipos de reality shows, como aqueles em que se acompanha o trabalho de empresas (inicialmente pequenas e que, depois, crescem), como American Hot Rod (já antigo, American Chopper e outros.

Enfim, nossa TV precisa ir além de Big Brother e coisas parecidas. Muitos outros programas poderiam ser criados, trazendo não só entretenimento, mas também conhecimento. Até científico, por que não? Criatividade temos de sobra para isso. E se as pessoas assistem coisas como BBB, por que não assistiriam coisas melhores? Eu, ao menos, assistiria ao menos duas ou três dessas ideias. 

BBB: que tal outras opções?, 10.0 out of 10 based on 2 ratings

Autor(es):

Mário César

Sou formado em Engenharia de Software e QUASE em Ciência da Computação (não concluí). Pretendo, agora, fazer astronomia na USP assim que possível para, depois, me especializar em astrobiologia. Sou um apaixonado pela ciências em geral e gosto muito de investigar alegações extraordinárias (como a ufologia, por exemplo).

Todas as postagens do(a) autor(a)

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

ChatClick here to chat!+