Digital Universe Atlas

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 9.3/10 (3 votes cast)

Já pensou em ter um atlas digital do universo inteiro? Pois é, agora você pode ter. O Digital Universe Atlas (ou simplesmente Digital Universe) é um software de planetário livre e de código aberto, disponível nos termos da Illinois Open Source License. Ele roda em Linux, Windows, Mac OS X (10.5 e superior), e IRIX.

Ele foi desenvolvido pelo Museu Americano de História Natural (AMNH) e pelo Planetário Hayden, com o apoio da NASA e incorpora dados de dezenas de organizações em todo o mundo, de forma a criar o atlas mais completo e preciso em 3D do Universo, desde a vizinhança local do Sistema Solar, até a borda do universo observável. Ele abrange 93 mil milhões de anos luz. O trabalho começou há dez anos e é atualizado constantemente, sempre incluindo dados exatos de cada objeto do universo observável.

Ele permite uma “viagem” entre estrelas, como Betelguese, Belatrix, o cinturão de Órion, etc.

Junto com Celestia e Orbiter, e ao contrário da maioria de outras aplicações de planetário, o Digital Universe tem a capacidade de visualizar o espaço a partir de qualquer ponto fora da Terra. Com base no trabalho por no instituto japonês RIKEN, a renderização e visualização com zoom de planetas pode igualar ou ultrapassar o Celestia e Orbiter. Ao contrário do Celestia e Orbiter, visualizações altamente precisas de distâncias além da Via Láctea é parte integrante do software e de seus conjuntos de dados. Isso permite uma flexibilidade incomparável em planejar os itinerários que revelam as verdadeiras distâncias e as configurações dos objetos no céu observável. Portanto, melhora a compreensão do ambiente do sistema solar em termos de sistemas de coordenadas celestes de um observador neutro – sistemas que não são nem geocêntrico nem heliocêntrico – como o sistema de coordenadas galácticas e sistema de coordenadas supergaláticas.

A proposta do Digital Universe é estimular o estudo da astronomia por meio de modelos, de escalas, luminosidade, sentidos, densidade e diversos atributos dos corpos celestes e astros o mais próximos do real o possível.

Para se ter idéia, o vídeo abaixo foi criado com o Digital Universe:

Para baixar o Digital Universe acesse a página de downloads do site oficial do projeto, selecione “Yes” em “I agree to the licenses”, escolha o seu sistema operacional, o pacote que você deseja e clique em “Download”.

Ele está disponível nas seguintes opções:

  • Digital Universe Solo, download de um arquivo de 169MB e que ocupa 450MB de espaço em disco.
  • Partiview Lover’s Package, download de um arquivo de 170MB e que ocupa 452MB de espaço em disco.
  • Digital Universe Uncut, download de um arquivo de 183MB e que ocupa 467MB de espaço em disco.

Enfim… Boa diversão! 🙂

Digital Universe Atlas, 9.3 out of 10 based on 3 ratings

Autor(es):

Mário César

Sou formado em Engenharia de Software e QUASE em Ciência da Computação (não concluí). Pretendo, agora, fazer astronomia na USP assim que possível para, depois, me especializar em astrobiologia. Sou um apaixonado pela ciências em geral e gosto muito de investigar alegações extraordinárias (como a ufologia, por exemplo).

Todas as postagens do(a) autor(a)

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

ChatClick here to chat!+