Estaríamos sendo visitados por ETs?

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 10.0/10 (1 vote cast)

1. Introdução

Recentemente apareceram algumas declarações de cientistas na mídia, afirmando que, de fato, alguns OVNIs são naves extraterrestres. Sejam astrônomos, físicos etc., vários vêm afirmando isto, ou mesmo falando sobre a possibilidade (e riscos de tal contato), como fez o brilhante físico Dr. Stephen Hawking, ao afirmar que “a humanidade deve evitar o contato com extraterrestres”.

Mais recentemente, quem fez declarações sobre o tema foi o não menos brilhante físico teórico Dr. Michio Kaku, como pode ser visto no vídeo abaixo (apenas em inglês, não encontrei versão legendada):

Mais recentemente ainda, um veterano astrônomo chinês, Professor Wang Sichao, com quase 40 anos de experiência disse que alguns OVNIs são realmente naves espaciais extraterrestres.

2. Pontos Importantes

Então… O que isso tudo significa? Podemos, de fato, afirmar que estamos sendo visitados por ETs, sem a menor sombra de dúvidas? Bem… Antes de mais nada, só quero colocar alguns pontos:

  1. É praticamente impossível que não exista vida (simples) fora da Terra.
  2. É extremamente improvável que não exista vida complexa fora da Terra.
  3. É improvável que não exista vida inteligente fora da Terra.

(Atenção para os grifos.)

3. Cientistas, Astronautas e OVNIs

De qualquer forma, não há nenhuma novidade nestas declarações. Vários outros cientistas, como o Dr. J. Allen Hynek, já fizeram afirmações a este respeito. Há quem diga que até mesmo Carl Sagan teria feito tal afirmação, embora não haja nenhuma confirmação disso (muito pelo contrário).

Até mesmo astronautas famosos como Buzz Aldrin já falaram sobre isto, como pode ser visto no vídeo abaixo.

4. A Existência de OVNIs

Quanto a OVNIs, é óbvio que eles existem, não há mistério nenhum nisso. Afinal, basta que alguém olhe para o céu e veja um objeto que não possa identificar (não importando a razão: desconhecimento, condições de visibilidade, etc), que ali estará um legitimo OVNI. Portanto, OVNIs podem ser classificados até mesmo como um tipo de ilusão de ótica, como pode ser visto neste vídeo:

Neste caso, o OVNI é um dirigível da Sanyo. Ele ficou irreconhecível devido à câmera, devido à nossa atual tecnologia. E, veja, nem mesmo as câmeras mais caras do mercado teriam uma qualidade muito melhor, porque o dirigível está superexposto na filmagem.

5. Relação entre OVNIs e ETs

Agora, quanto à relação entre OVNIs e ETs… Antes de qualquer coisa, é bom frisar que realmente existem ainda alguns casos, poucos, verdade, mas MUITO interessantes, que ainda não puderam ser explicados de forma racional. Ainda. Exemplo disso é a própria Noite Oficial dos OVNIs, casos como os mostrados no episódio OVNIs das Caixas Predas, do programa Arquivos Extraterrestres, etc. Para casos como este é que a Hipótese Extraterrestre deve (ou pode) ser levada em consideração.

Mas e daí? Dá pra afirmar, com certeza, que alguns desses OVNIs fosse de fato uma nave extraterrestre? Não, óbvio que não. Não há evidências para isso. Mas eles podem ser? Sim, óbvio que podem. Não existe nenhuma lei da física que impeça tal viagem. Ela será extremamente custosa e demorada (usando-se uma Nave Geracional, por exemplo), mas sim: é perfeitamente possível. Por isso mesmo que, como já diz o próprio nome, a Hipótese Extraterrestre é só isso mesmo, uma hipótese.

6. O Debate

Este tema, sempre que debatido na comunidade científica, acaba levantando uma quantidade gigantesca de perguntas. Entre elas destaco as seguintes:

  • Se nos visitam, qual seria seu interesse aqui?
  • Porque, depois de mais de 60 anos “nos visitando”, até hoje não fizeram um contato definitivo?
  • Se estiverem nos visitando nesse tempo todo, mais de 60 anos, já saberiam tudo sobre nós e não precisariam continuar aqui. Então porque continuariam?
  • Etc…

O problema é que não sabemos. Podemos no máximo especular:

  • Poderiam estar aqui estudando a nós e nosso planeta, animais etc. pra depois tomá-lo.
  • Poderiam estar aqui estudando a nós e nosso planeta, animais etc. por pura curiosidade científica.
  • Poderiam estar aqui a passeio. Tipo um resort de férias.
  • Poderim estar aqui por engano. Queriam ir pra Órion, mas pegaram a curva errada em Alfa Centauri. (Desculpem, não resisti.)

Ou seja, não faz sentido fazer perguntas desse tipo agora, se nem sabemos se realmente há algo ou alguém nos visitando. Dessa forma, a única resposta coerente é: não sei.

Pra saber as respostas é só pegando um “verdinho” pelo cangote, jogando-o na parede e gritando: “AGORA FALA OU TE MATO!” O problema é pegar um desses, já que nem sabemos se estão mesmo por aqui.

Outro problema é fazer alegações pseudo-lógicas, como por exemplo que “se eles já estivessem aqui desde aquela época (1947), eles já saberiam de tudo sobre nós”. Porque não sabemos nem se chegaram aqui, quanto mais quando. Pode ser que tenham chegado depois, ou até antes e já foram embora; que só chegaram recentemente e ainda estão aqui; e assim por diante. É difícil afirmar algo sobre datas, se nem sabemos se de fato isto ocorreu.

Isso sem falar que não temos a tecnologia que hipoteticamente tais seres teriam para saber em quanto tempo poderiam descobrir “tudo” sobre um planeta. Se você assume que seriam menos de 60 anos, você acaba caindo no mesmo erro de quem afirma que essa visitação é um fato.

Há até mesmo alegações absurdas de que “uma civilização avançada não teria interesse em estudar civilizações mais jovens e primitivas”. Porque, de fato, nós mesmo fazemos isso. Basta colocar no canal NatGeo (para quem tem TV a cabo, claro), para ver que existem cientistas estudando desde bactérias antárticas até elefantes na África.

7. Conclusão

Essa visita já aconteceu? Não tenho ideia. Está acontecendo? Piorou, nem imagino. Mas, de fato, pode estar ocorrendo sim. E o mais importante é: a ciência não pode se negar a estudar esse tipo de ocorrência, sob o risco de depois sermos pegos de surpresa. Afinal, sabe-se lá que tipo de intenção uma civilização dessas poderia ter em nos visitar, caso visite.

Assim, acho de extrema importância o fato da comunidade científica estar se abrindo mais para esta área. Afinal, por décadas ela tem estado na mão de charlatões, estelionatários e malucos de todo tipo (com raras e honrosas exceções: Milton Dino Frank Junior, Ubirajara Rodrigues, Carlos Reis, família Covo, etc). Portanto já está mais do que na hora de se jogar alguma luz sobre este assunto. Porque, nesse tempo todo em que essa história corre o mundo, pouquíssimos cientistas se envolveram nessa área para pesquisá-la seriamente.

Portanto, temos que começar fazendo as perguntas certas. No caso, a única válida atualmente seria: estamos de fato sendo visitados? No dia em que conseguirmos responder tal pergunta, aí sim, uma gama imensa de outras perguntas poderão ser feitas para que novas pesquisas possam ser feitas.

Até lá, a única posição correta, como diz um amigo, é “EU QUERO ACREDITAR”.

Estaríamos sendo visitados por ETs?, 10.0 out of 10 based on 1 rating

Autor(es):

Mário César

Sou formado em Engenharia de Software e QUASE em Ciência da Computação (não concluí). Pretendo, agora, fazer astronomia na USP assim que possível para, depois, me especializar em astrobiologia. Sou um apaixonado pela ciências em geral e gosto muito de investigar alegações extraordinárias (como a ufologia, por exemplo).

Todas as postagens do(a) autor(a)

14 Comments

  1. Ou melhor: I want to believe

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
  2. “a ciência não pode se negar a estudar esse tipo de ocorrência, sob o risco de depois sermos pegos de surpresa”

    Ué, e se descobrir vai fazer oque? Oque fazer contra uma raça que teria força de vir até aqui e ficar escondida?

    Ser pego de surpresa ou não não faria diferença alguma, então não serviria de argumento de pesquisa.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
    • “Sermos pegos de surpresa” não é o argumento, é só reforço.

      O argumento pelo qual a ciência não pode se negar a estudar isso é outro: casos grandes ainda não explicados, mais milhares (senão milhões) de pessoas interessadas direta ou indiretamente no assunto (por terem visto algo ou gostarem do assunto mesmo), o fato de hoje ser um prato cheio para charlatões, vigaristas, etc; e por aí vai.

      Se bem que… Pensando bem… Até isso é só reforço. A ciência não precisa de “argumentos de porque pesquisar ou não”. Pesquisas são feitas simplesmente pela curiosidade humana. Isso já é razão mais que suficiente.

      VN:F [1.9.22_1171]
      Rating: 0 (from 0 votes)
  3. Penso que:

    2.É extremamente improvável que não exista vida complexa fora da Terra.

    Nos vastos universos há de tudo e temos pouco conhecimento sobre o assunto. É impossível que só a Terra tenha o previlégio de vida inteligente.

    Quanto a outras formas de vida biologica há de tudo por aí.

    Os telescópios do programa Seti vem tentando comunicações com as estrelas por rádio . Quanto aos visitantes, há muita fantasia e charlatanisse sobre o assunto; temos de vez de averiguar o que é verdade ou o que não é. Sem esquecer que a estrela mais próxima da Terra, Alfa Centauri está a mais de mil de anos luz distante. (Não esqueça que não há maior velocidade que a da luz.) Uma viagem da Terra a outros planetas demora muito; creio que de culturas fora da Terra também levariam muito tempo para aqui chegar. Será que há um meio de comunicação diferente como a telepatia ou sinais holográficos? De lá para cá se eles tiverem um bom avanço tecnológico já fizeram alguma visitas sim. O que falta é provas oficiais. Com o advento dos balões, aviões e armas sofisticadas o assunto ficou bem misturado mesmo.Muitas experiências científicas, como as dos mísseis, se encombriram como sendo naves alieníginas. Há sempre aqueles segredos de estado em volta do assunto. Deixa dúvidas. Finalmente qual será a verdade?

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
    • Angela, tudo bem?

      Entendo sua forma de pensar, mas permita-me fazer apenas uma correção: Alfa Centauri está a apenas 4,5 anos luz de distância.

      Numa viagem de lá pra cá (ou de cá pra lá) a 99% da velocidade da luz, teríamos uma coisa interessante. Para um observador externo, essa viagem teria levado mais ou menos 4,7 anos enquanto que, para seus tripulantes, teria levado apenas um pouco mais de 16 horas.

      Coisas da relatividade geral de Einstein. 😉

      VN:F [1.9.22_1171]
      Rating: 0 (from 0 votes)
      • Sim, o sistema triplo Alpha Centauri está há 4,2 anos- luz de distância.

        VA:F [1.9.22_1171]
        Rating: 0 (from 0 votes)
  4. Existe um ditado que diz: onde ha fumaca ha fogo portanto a ciencia nao pode se negar ao estudo de tais ocorrencias pois elas existem, seja de origem ET ou nao. Um bom exemplo eh o fenomeno ocorrido na noite oficial dos ovnis em que houve varias testemunhas e ate hoje nao foi explicado o que aconteceu aquela noite. Estamos sendo visitados? Talvez soh tenhamos uma resposta definitiva no dia em que a ciencia resolver estudar profunda, seria e cautelosamente o assunto ovni.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
  5. Thanks for the blog post. I thought it was good.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
  6. Mario, ja tivemos um “debate” no cub, falando sobre a questão de ser fisicamente possivel uma visita extra-terrestre.
    Bom pelo que eu entendi, depois do homem descobrir que nao existe vida inteligente em nosso sistema solar, que a matéria não consegue viajar na velocidade da luz, sobrou somente esta hipotese meio louca da nave geracional, ou tem alguma outra teoria que se encaixa na nossa fisica como conhecemos, para uma possivel visita et ?

    Vc nao concorda que a nave geracional, é meio que uma escapatória para continuar acreditando que é possivel esta visita ? não é meio louco, uma civilação dentro de uma nave viajando por geraçoes e geraçoes, dentro desta nave teria q ter até uma policia, juizes, julgamentos, puniçoes, além de uma certa lavagem cerebral em todas geraçoes seguintes, para que estes aceitem o destino deles, que é morar numa nave porque um dia alguém quis ali entrar num projeto cientifico que só vai ser feito mesmo, pelas proximas geraçoes.
    Bom mas levando em consideraçao que uma raça conseguiu tal feito, descobriu que existia vida no nosso planeta a milhares de anos atras, e entao decidiu fazer a tal nave. Este tipo de tecnologia meio arcaica, não condiz com o tipo de visita que nós recebemos aqui no nosso planeta hoje ?
    Viajar milhares de anos, pra ficar somente fazendo luzes no céu, e nao fazer um contato em massa ? Algum tipo de comunicaçao, ficar fazendo estudos cientificos de uma forma misteriosa e oculta, e agora eles vao fazer oq, viajar mais milhares de anos, para mostrar o resultado da tal pesquisa para o povo do seu planeta ? sem saber se o planeta deles ainda existe neh, se tem vida la ainda, pois ja faz milhares de anos que sairam de suas casas.
    E os terraqueos ficaram a merce de respostas, pelo simples motivo que os extra terrestres são timidos ?

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
    • Olá, Mateus.
      Quanto à nossa física, ainda temos o warp drive. A teoria é de que, com ele, poderíamos viajar acima da velocidade da luz e agora sabemos que não: viaja-se exatamente na velocidade da luz, porque esta é a velocidade da gravidade.
      Talvez ainda os wormholes (Ponte de Einstein-Rosen). Mas aí o assunto complica, porque uns afirmam ser atravessável, outros que não. Ao mesmo tempo, nunca observamos um, nem sabemos se realmente existem. Então complica.
      Quanto à nave geracional, não acho. E digo mais: acho que já deveríamos estar com um projeto de uma, criando a tecnologia e tudo mais, para podermos estudar os exoplanetas de perto. Isso sem falar que algo assim pode salvar nossa espécie da extinção.
      Se condiz ou não, eu não sei. Tudo o que temos são relatos, que podem muito bem estar errados (a mente prega peças). Além disso, novas tecnologias poderiam continuar sendo criadas na nave, isso sem falar que poderiam ser transmitidas via rádio (digo plantas, textos, etc) do planeta mãe.
      Teríam saído de casa a milhares de anos, mas poderiam continuar se comunicando via rádio. E, sinceramente, se uma civilização viesse aqui estudar cientificamente nosso planeta, porque diabos fariam contato? Tentamos fazer contato com gorilas no Congo? Pois é, mas estamos sempre lá estudando-os.
      Enfim… Esse debate é extremamente extenso, mas as respostas podem ser mais simples que parecem. 😉

      VN:F [1.9.22_1171]
      Rating: 0 (from 0 votes)
      • Esperava uma resposta mais interessante, até porque no debate na epoca, eu saí como o “desinformado” ao dizer que fisicametne hoje é impossivel explicar uma visita extra-terrestre.
        Bom direto vejo em debates ufologicos este seu exemplo: nós tentariamos nos comunicar com macacos ? formigas, etc etc.
        Bom por mais q nao estejamos no patamar ALIEN, nao podemos ser comparados a qualquer outro tipo de animal, pelo simples fato que evoluimos. Simples assim.
        Iventamos a roda, o parafuso, a luz, o carro, o aviao, pisamos na lua, temos satelites orbitando nosso espaço, temos noçoes de fisica matematica, fisica, mandamos sondas a passaram perto de todos os planetas do nosso sistema solar.
        Entao equivocado usar este argumetno sobre tentar comunicar com uma colmeia de abelhas, ou com nós humanos.
        A nave geracional para mim ainda é uma utopia. Ou seja continua sendo, hoje, impossivel explicar a visita extraterrestre, é onde eu acho q a ufologia se mistura com a espiritualidade, seria a unica forma de fazer sentido, na minha opnião.
        Como podemos mesmo observar durante a historia da ufologia moderna, a partir do seculo 20, os primeiros relatos eram seres vindo de venus ou marte, quando foi descoberto que ambos planetas nao passavam de planetas desertos, daí a historia começou tomar outros rumos.
        Um ex sobre o sobrenatural com a ufologia, é os relatos do CAP HOLLANDA, tao ovacionado pelos ufolagos, o mesmo relatou livros caindo de prateleiras, bandeja da esposa sendo arremessada, ea porta do carro dele abrindo sozinho.
        Fora o sonho que ele teve com um alienigena.

        Na minha opnião a ufologia caminha em direção errada, e por isso nunca saiu do lugar.. e nunca vai sair, vai ser sempre uam forma de ententer jovens, ou adultos com ansia de sair do cotidiano normal de trabalhar comer e ver politicos corruptos

        VA:F [1.9.22_1171]
        Rating: 0 (from 0 votes)
        • “nao podemos ser comparados a qualquer outro tipo de animal, pelo simples fato que evoluimos. Simples assim.”

          HÃ? Bebeu? Óbvio que evoluímos, mas TODAS as outras espécies também. Não somos nem uma vírgula “mais evoluídos” sequer que uma bactéria.

          “Iventamos a roda, o parafuso, a luz, o carro, o aviao, pisamos na lua, temos satelites orbitando nosso espaço, temos noçoes de fisica matematica, fisica, mandamos sondas a passaram perto de todos os planetas do nosso sistema solar.”

          Não faz diferença. Se fôssemos o objeto de estudo de alguma civilização ET, não teriam porque fazer contato. Até porque é bem possível que uma civilização que chegasse aqui já tivesse feito contato com seres de outros planetas, portanto a necessidade acabaria.

          “Entao equivocado usar este argumetno sobre tentar comunicar com uma colmeia de abelhas, ou com nós humanos.”

          Só na sua cabeça. E, realmente… Tu não é mal informado. É simplesmente não estudado. Só.

          “A nave geracional para mim ainda é uma utopia. Ou seja continua sendo, hoje, impossivel explicar a visita extraterrestre, é onde eu acho q a ufologia se mistura com a espiritualidade, seria a unica forma de fazer sentido, na minha opnião.”

          Claro. Já percebi que você é religioso, no argumento “nós evoluímos”… Lamentável.

          “Como podemos mesmo observar durante a historia da ufologia moderna, a partir do seculo 20, os primeiros relatos eram seres vindo de venus ou marte”

          Opa, não é bem assim. Isso eram especulações feitas pelos relatantes. É aquele tipo de coisa, se hoje alguém disser que foi abduzido por seres de Gliese 581g, mesmo podendo haver vida lá, simplesmente desconsideramos. Não há validade alguma.

          “Um ex sobre o sobrenatural com a ufologia, é os relatos do CAP HOLLANDA, tao ovacionado pelos ufolagos, o mesmo relatou livros caindo de prateleiras, bandeja da esposa sendo arremessada, ea porta do carro dele abrindo sozinho.
          Fora o sonho que ele teve com um alienigena.”

          ETs, se existirem, são seres vivos como eu ou você. Não tem nada de espiritual, zero. Aliás, só na tua cabeça doentia pra algo assim fazer o menor sentido.

          “Na minha opnião a ufologia caminha em direção errada, e por isso nunca saiu do lugar.. e nunca vai sair, vai ser sempre uam forma de ententer jovens, ou adultos com ansia de sair do cotidiano normal de trabalhar comer e ver politicos corruptos”

          Pior: se for levada pra espiritualidade, será RIDICULARIZADA. Só. Virará piadas, contadas inclusive por mim. E pior: será prato cheio pra charlatões como Xico Xavier, Urandir e tantos outros. Só isso.

          VN:F [1.9.22_1171]
          Rating: 0 (from 0 votes)
          • “HÃ? Bebeu? Óbvio que evoluímos, mas TODAS as outras espécies também. Não somos nem uma vírgula “mais evoluídos” sequer que uma bactéria.”

            Acho que para bom entendedor meia palavra basta, e como sei que vc não é bobo nem nada, tenho ctza que vc entendeu meu comentario, mas vc sempre faz isso, finge que nao e usa um argumento paralelo.
            Oque eu quis dizer com “evoluimos” é que enquanto o leão continua sempre caçando a zebrinha dele, nós humanos pisamos na lua, ou seja somos seres dotados de uma inteligencia, se não temos a tecnologia alien ainda, é pq existimos a menos tempo que eles (ou não, claro) mas nao significa que nao podemos chegar, e isto ja nos faz diferenciado de qualquer outro mamifero, anfibio, reptil deste planeta.
            Mas isto é indiferente, concordo na parte, que se ja fizeram contato com outra civilizaçao em outro planeta, nao teria tanto a necessidade num projeto de pesquisa fazer o mesmo com nós.

            “Claro. Já percebi que você é religioso, no argumento “nós evoluímos” ”

            Se eu sou religioso ou não nao importa, ja que eu nao trouxe o assunto a tona, e sim trouxe um assunto muito discutido SIM na ufologia por muitos ufolagos, sobre a ufologia se misturar com religião. E eu so questionei algo que é uma hipotese também, eu não afirmei como verdade, eu preferia e muito que ets fossem como nós, mas conseguiram pegar uma nave em forma de disco e vieram nos visitar. Mas conforme o tempo vai passando, esta hipotese começa a ser meio remota, pelo menos para mim foi.

            “ETs, se existirem, são seres vivos como eu ou você. Não tem nada de espiritual, zero. Aliás, só na tua cabeça doentia pra algo assim fazer o menor sentido.”

            Mas uma vez vc mostra porque causa tanta brigas la no CUB, o debate foi sadio o tempo todo, mas parece que vc nao deixa sua arrogancia tomar conta de ti, porque minha cabeça é doentia ? Sou eu que dei uma entrevista para uma revista falando que meus livros cairam da prateleira, e que a porta do meu carro abre sozinha ? Vc simplesmente ignorou o fato de quem disse isso foi o CAP HOLLANDA, o percursor do talvez maior caso ufológico mundial, e com ctza o maior do brasil.
            Vc tem dificuldades em discutir sem ofender as pessoas, o quão superior vc se acha para fazer tais comentarios ? se vc fosse grande coisa ainda nao falaria nada, mas no maximo é só alguem conhecido numa comunidade de orkut… rs.

            “Pior: se for levada pra espiritualidade, será RIDICULARIZADA. Só. Virará piadas, contadas inclusive por mim. E pior: será prato cheio pra charlatões como Xico Xavier, Urandir e tantos outros. Só isso.”

            Bom na minha opnião a Ufologia JA É RIDICULARIZADA, pois não consegue explicar nada com uma base cientifica, e sim somente pela fé dos ufolagos crente em suas opniões. como ja disse o bira : formou-se uma maquina de fazer gente louca.
            ou algo do tipo ele disse.

            Bom mais uma vez saio decepcionado num debate com vc, sempre sendo arrogante que se acha superior, porque nao usa sua inteligencia para começar ganhar uma grana boa num lugar bem bacana, ao inves de ter tempo de ficar moderando uma comunidade do orkut ? seria mais inteligente de sua parte nao ? Porque vc vai precisar ser bem rico na sua vida, pq feio vc ja é pra disgrama que da até dó, alem de ser cego de um olho neh.

            VA:F [1.9.22_1171]
            Rating: 0 (from 0 votes)
  7. Não basta não, Mateus. Você disse que somos “mais evoluídos”, o que não é verdade. Nossa única diferença é que chegamos a uma inteligência tecnológica, por em momentos de nossa evolução apenas os mais inteligentes terem sobrevivido. E aí continuamos evoluindo a partir deles. SÓ. Não temos nada de “melhor” que um leão com sua juba na África.

    E sim, você trouxe religião para o debate quando usou a palavra “espiritual”. Isto é questão de fé, portanto de religião, não importa qual seja.

    Não se mistura religião e ufologia. Como já disse, os únicos que o fazem têm interesses escusos: dinheiro e/ou fama. Idem a “grandes nomes” do espiritismo como Xico Xavier. Não queria dinheiro, mas queria fama. E enganava as pessoas da mesma forma.

    Quanto ao CUB, continuarei lá enquanto o Milton não voltar a aparecer. E… Acho que você não tem absolutamente nada a ver com isso, não é? :)

    A ufologia não consegue explicar nada exatamente por causa de um monte de gente que fica cultuando ETs e/ou achando que eles sejam algo de “espiritual”. Pior: quando alguém fala de abater um OVNI, que seria a única forma de conseguir algum tipo de evidência, essas pessoas têm faniquito.

    E pergunte ao Bira sobre isso tudo. Você verá que ele concorda comigo nisso.

    Quanto a ser feio, cego de um olho… Sou sim, obrigado. :)

    VN:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ChatClick here to chat!+