Ideologias

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 7.1/10 (7 votes cast)

Existem ideologias de todos os tipos: religiosas, discount políticas e até mesmo de “estilo de vida”. Elas prometem, health basicamente, order um “mundo perfeito” naquilo a que se aplicam: seja na salvação; seja na igualdade de direitos, liberdades e/ou econômica; seja na ideia de uma vida equilibrada e sadia. Contudo, quando comparadas à realidade e analisadas friamente, a gigantesca parte dessas ideologias (senão todas) se mostra ineficaz, ingênua ou mesmo deletéria ao ser humano.

Seres humanos são bons e maus em si mesmos. Não no geral, mas em cada indivíduo. O humano nada mais é do que um macaco sujo, pelado e imbecil que se acha a última bolacha do pacote, mas que é incoerente, insensato, imaturo, idiota. Nada mais, nada menos.

macaco

E as ideologias simplesmente ignoram tudo isso. Ignoram que cada indivíduo pensa e age de formas completamente diferentes. Somos, basicamente, um universo em forma de seres humanos. Não existe o que chamam de “cultura de um povo”, pois há visões e comportamentos diversos entre tal povo. O que existe, sim, é a “cultura média”, isto é, aquilo que é comum à maioria dos indivíduos do povo.

No caso da ideologia comunista/socialista, por exemplo, o ser humano é visto como um bando de abelhas ou formigas. Tais seres, sim, se comportam sempre de forma a beneficiar o grupo. O ser humano, não. Tais seres chegam a abrir mão da capacidade da procriação: apenas a rainha e zangões, nas abelhas, reproduzem; nas formigas, apenas a rainha e os machos.

Um detalhe interessante é que, nas formigas, depois da fecundação os machos não são mais autorizados a entrar no formigueiro. Eles geralmente morrem rapidamente. Nas abelhas, apenas um número mínimo de zangões continua na colmeia. Em caso de escassez de alimentos, eles podem ser mortos pelas demais abelhas (operárias).

O ser humano jamais aceitaria isto, até porque não fazemos sexo apenas para procriar, mas principalmente para ter prazer. O ser humano ainda tem a necessidade de se destacar na multidão e, quando não podem fazer isto por sua própria constituição física, o faz através de bens que possua. A ideologia socialista/comunista simplesmente ignora e tenta destruir isso.

USSR Flag

Já a ideologia liberal e suas derivadas (capitalismo), acredita, ingenuamente, que todos são iguais e, portanto, podem lutar sozinhos para se manter e crescer. Mas não somos iguais. Podemos ter direitos e liberdades iguais, mas jamais seremos iguais ou teremos capacidades iguais.

É verdade, cada ser humano tem melhores habilidades em determinadas áreas, o que fará com que ele trabalhe nisto. Mas, ainda assim, isto não garante que todos possam se manter. Alguns seres humanos simplesmente não têm capacidade para isto. Exemplos disso são pessoas com deficiências mentais mais graves: pessoas com Síndrome de Down, com esquizofrenia, entre tantos outros. Mesmo pessoas que tenham depressão crônica, devido à natureza desabilitante da doença, são extremamente prejudicadas nisso.

110260009

Ideologias religiosas são extremamente deletéria ao ser humano. Basicamente elas obrigam que todos se comportem da mesma forma. Aquele que se comporta de forma diferente, como homoafetivos, por exemplo, são simplesmente tidos como escória. Isto quando não são perseguidos e mortos, claro.

Tais ideologias ainda pregam absurdos como o celibato, coisa completamente antinatural, não só ao ser humano, como a toda espécie animal, sem falar de coisas como a autoflagelação.

Ideologias que pregam estilos de vida muitas vezes se comportam da mesma forma que as ideologias religiosas: segregando aqueles que não a seguem. Isto sem falar que algumas impõem severos custos até mesmo à própria saúde do indivíduo.

Contudo, o maior problema, em minha opinião, é que as pessoas que seguem uma ideologia muitas vezes são capazes de matar outros seres humanos para protegê-la e a seus dogmas. Isto, sem dúvida alguma, foi o que causou mais mal à humanidade até hoje.

As mortes, tenham sido causadas pela religião (cruzadas, inquisição, etc), tenham sido causadas pelo comunismo ou outros tipos de ditaduras, ou mesmo por guerras, podem, todas, ser atribuídas às ideologias.

guerra

Isso tudo se explica por um simples motivo: ideologias são muletas intelectuais. Por isso mesmo, estão tão na moda hoje em dia: as pessoas têm, cada vez mais, preguiça de pensar por si mesmas. Assim, quando uma pessoa é confrontada com um tema sobre o qual nunca raciocinou, ela simplesmente procurará ver o que sua ideologia pega e dirá: “É assim que penso”. Sem criticar, sem julgar, sem, enfim, raciocinar. Em outras palavras, ideologias não passam de um “manual de como pensar”.

As ideias nas ideologias são fixas, imutáveis. Por isso mesmo, sua comparação às religiões é tão recorrente. E continuaremos a ver mais ideologias nascendo e morrendo, pois conforme o ser humano se livra das religiões, ele sente falta de algumas de suas “qualidades”, digamos. Do pensamento fácil e pré estabelecido, da forma simples de unir/engajar pessoas, etc. Mas, espero, um dia superaremos isto tudo.

Assim, se você abraça uma ideologia… Paciência. Mas pelo menos esteja sempre aberto a repensá-la e analisá-la, até mesmo para que ela não te prejudique ou a outros. Tenha cuidado com o que pregam a você, nunca abrace/aceite tudo sem raciocinar profundamente sobre o tema.

“Se não formos capazes de fazer perguntas céticas e de ser céticos com aqueles ocupando posições de autoridade, então estaremos à mercê deles.”

— Carl Sagan

Eu, ao contrário de Cazuza, não quero uma ideologia para viver.

peito limpo

Ideologias, 7.1 out of 10 based on 7 ratings

Autor(es):

Mário César

Sou formado em Engenharia de Software e QUASE em Ciência da Computação (não concluí). Pretendo, agora, fazer astronomia na USP assim que possível para, depois, me especializar em astrobiologia. Sou um apaixonado pela ciências em geral e gosto muito de investigar alegações extraordinárias (como a ufologia, por exemplo).

Todas as postagens do(a) autor(a)

3 Comments

  1. Só li os primeiros parágrafos e já vou dizer que achei uma droga. Eu acho que como Engenheiro da Computação acho que você deveria ler mais livros de ciências humanas antes de se atrever de falar sobre seus temas. Eu vi você falar sobre três temas sob o qual eu mesmo não sou nenhum doutor mas já vi que você falou besteira: Primeiro ao dizer que ideologia isso ou ideologia aquilo e ideologia aquiloutro. Você fala como se possuir ou se afiliar a determinada ideologia fosse como torcer para times de futebol e você não torcesse para nenhum. Ora, se você realmente dessa forma não poderia estar mais enganado. Ideologia é uma forma de perceber e interpretar o mundo ligado à posição que você ocupa nele, se você é um homem vivendo em um patriarcado, se você é filho de um industrial, de um profissional liberal ou de um trabalhador braçal e etc.

    Então, assim como ao começar a falar sobre ideologia você demonstra completa ignorância e nenhuma leitura sobre o tema, baseando-se exclusivamente no senso comum ou seja, uma visão de mundo superficial e avessa ao pensamento crítico, espontaneísta e eivada de preconceitos, ao falar sobre comunismo você também demonstra um conhecimento superficial sobre o que ele representa. Por que apenas para quem não conhece o comunismo ele representa “igualdade”, na verdade essa é a leitura que os liberais fazem dele, e fazem a sua leitura dessa forma justamente para denegri-lo, para ridiculariza-lo. Sendo que o comunismo procura, na verdade, é a “justiça social”. Tanto é assim que em “O Estado e a Revolução” a máxima que Lênin usa para exprimir os ideais do Comunismo seriam: A cada um conforme suas necessidades, de cada um conforme suas possibilidades. Ou seja, reconhecer a contribuição individual mas nem por isso negligenciar as necessidades também individuais.

    Por último ao comparar seres humanos com abelhas ou formigas para criticar o comunismo você demonstra desconhecimento sobre biologia, e sobre o fato de que, ao contrário das sociedades humanas, as sociedades formadas por esses seres vivos é formada por indivíduos que possuem uma semelhança genética maior entre si do que os seres humanos possuem (o que é válido entre as fêmeas das formigas mas não entre os machos) fenômeno chamado haplodiploidismo, e o fato de que nem todas as criaturas que participam das colônias desses seres vivos têm plena capacidade reprodutiva. Isso não acontece, ou deixa de acontecer apenas porque “ao contrário das abelhas e das formigas nós não apenas praticamos sexo apenas para nos reproduzir”.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 4 votes)
    • Vinícius, tudo bem?

      Antes de mais nada, desculpe pela demora. Estava em viajem hoje e só pode montar o notebook agora. Mas vamos lá.

      Seu primeiro parágrafo, com o perdão da expressão, contém um monte de “mimimi você não pode escrever sobre isso mimimi”, somado a apelo à autoridade. O fato é que, não é porque minha formação seja em computação, que não possa ter conhecimento para falar sobre o tema.

      Mais que isso: mesmo que eu não tivesse conhecimento sobre o tema, eu teria direito de falar (escrever e publicar, no caso) sobre ele e sobre qualquer outro tema que eu quisesse. Liberdade de expressão serve justamente para isso. Além do que, se eu estiver errado, com certeza aparecerá alguém apontando cada um de meus erros, contudo usando argumentos racionais (que, portanto, não poderão ser baseados em ideologias ou na bíblia, por exemplo). Percebe a questão?

      “Então, assim como ao começar a falar sobre ideologia você demonstra completa ignorância e nenhuma leitura sobre o tema, baseando-se exclusivamente no senso comum ou seja, uma visão de mundo superficial e avessa ao pensamento crítico, espontaneísta e eivada de preconceitos, ao falar sobre comunismo você também demonstra um conhecimento superficial sobre o que ele representa.”

      Muito mimimi para eu poder responder, sorry. Mas, sobre o comunismo, eu o estudei. Mais que o bastante. Melhor, mais até mesmo do que eu gostaria. Sem que sua ideologia fantasiosa me cegasse.

      “Por que apenas para quem não conhece o comunismo ele representa “igualdade”, na verdade essa é a leitura que os liberais fazem dele, e fazem a sua leitura dessa forma justamente para denegri-lo, para ridiculariza-lo. ”

      Você tem razão, comunismo não é igualdade. É igualação pela miséria da população, mais a formação de uma nova elite – só que, desta vez, política. E eu não preciso ridicularizar ainda mais algo que já caiu no ridículo. É algo completamente inviável economicamente, já com comprovação empírica (falência da URSS, de Cuba – que realmente chegou a ter um bom sistema de saúde – , da Coréia do Norte, etc).

      “Sendo que o comunismo procura, na verdade, é a “justiça social”.”

      Não. Justiça social é um conceito do liberalismo (capitalismo). Conceito esse criado para tentar eliminar as aberrações geradas. Se não me engano, criado pela Social Democracia (nada a ver com PSDB, falo de algo mundial).

      E, outra… Você é cego, ou não leu até o fim? Porque eu também critiquei o liberalismo (capitalismo). 🙂

      Sobre o último parágrafo, não comparei o ser humano com formigas ou abelhas. Falei que o comunismo nos vê assim (o que, como você mesmo disse, é uma aberração quando falamos de biologia).

      Abraços! 😉

      VN:F [1.9.22_1171]
      Rating: +2 (from 6 votes)
  2. Comunismo implica em democracia, uma auto gestão, nunca em imposição ou ditadura. Falou bem mas não falou o essencial. Então por que todo regime comunista é um regime ditatorial?

    Porque não é comunismo de fato. O comunismo, em sua plena definição e ideologia, NUNCA existiu. O comunismo se trata, de fato, se uma sociedade perfeita, sem classes, sem desigualdades, com democracia plenamente exercida. O que vimos nunca foi comunismo.

    Dizer que esses regimes ditatoriais são comunistas, é o mesmo que dizer que a Ku-Klux-Klan é um movimento cristão. Ambos os casos são deturpações grosseira de ideologias.

    É irracional acreditar que uma sociedade que se desenvolve na base de recursos , seja controlado por corporações económicas que controle esses mesmo recursos, estudos dizem que 2% representarão mais de metade da riqueza mundial.

    Ideologias só são erradas quando são fundamentalistas no entanto não estou a defender o comunismo pois é algo utópico na sociedade onde vivemos.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

ChatClick here to chat!+