Mistério marciano de 11 anos, enfim, solucionado

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 10.0/10 (1 vote cast)

Em 2 de Junho de 2003 a missão Mars Express, da Agencia Espacial Europeia, decolou do Cosmódromo de Baikonur (cidade antigamente conhecida como Leninsk), no Cazaquistão, pelo foguete Soyuz-Fregat. A missão consistia em um orbitador, chamado Mars Express, e em uma sonda que pousaria no solo marciano, chamada Beagle 2 (destinado à pesquisas exobiológicas e geoquímicas). A sonda recebeu este nome em homenagem ao navio que conduziu Charles Darwin pelos mares em expedições, que culminariam em seu livro A Origem das Espécies.

collage_20150117041349055

O orbitador se inseriu na órbita de Marte com sucesso em 25 de Dezembro de 2003, à 1h da manhã (horário de Brasília). A sonda, por outro lado, foi lançada numa trajetória balística na direção da superfície marciana em 19 de Dezembro, às 6:31hs da manhã (sempre horário de Brasília). Ela penetrou a atmosfera na noite do dia 24 de Dezembro e seu contato era esperado às 0:45hs, portanto na primeira hora, do dia 25. Contudo… Silêncio. Comunicação alguma chegou da sonda e nada mais soube-se dela. A Beagle 2 estava perdida. A Beagle 2 foi oficialmente declarada permanentemente perdida em 6 de fevereiro de 2004.

A principal hipótese para seu desaparecimento foi a dela ter sido destruída na tentativa de pouso. Talvez os paraquedas tivessem sido insuficientes, ou talvez os air-bags tivessem sido insuficientes, ou talvez seus equipamentos eletrônicos tivessem sido avariados em algum momento. Isso era tudo que se tinha: pura especulação. Isso, é claro, até o surgimento da imagem abaixo.

colour_image_of_beagle-2_on_mars_node_full_image_2

A imagem em questão é do orbitador Mars Reconnaissance Orbiter, da NASA, e o ponto branco no centro é, adivinhe: a sonda Beagle 2! Após 11 anos, a sonda inglesa Beagle 2 foi encontrada repousando na superfície de Marte. A descoberta foi confirmada na última sexta-feira, 16 de Janeiro de 2015, pela Agência Espacial do Reino Unid, e demonstra que toda a sequência de entrada, descida e aterrissagem do Beagle 2 funcionou perfeitamente. A sonda pousou com êxito em Marte e está, ao menos aparentemente, intacta! Mistério resolvido!

Pelo visto o que falhou teria sido a abertura dos paineis solares. O Beagle 2 era composto por quatro &pétalas& circulares que precisavam se abrir para revelar os equipamentos em seu interior. Isso explica porque ela nunca deu sinal de vida: sem a abertura correta dos paineis, a antena da sonda não fica exposta e, portanto, não pode transmitir dados.

16152242259731

De fato, o aparelho de concepção britânica repousa a 5 km da bacia empoeirada de Isidis Planitia, local previsto de sua aterrissagem. O motivo pelo qual a Beagle 2 já funcionou, contudo, continuará sendo um mistério e objeto de especulações.

Infelizmente, não existe uma forma de reativar a Beagle 2. Contudo, a descoberta renova a confiança da Agencia Espacial Europeia, que pretende lançar novas missões a Marte (entre 2016 e 2017). A próxima é a missão ExoMars que, curiosamente, incluiu alguns dos equipamentos da Beagle 2 no programa. Os primeiros equipamentos da missão deverão chegar a Marte apenas em 2019.

A Mars Express, por outro lado, continua em funcionamento até hoje e estudou a atmosfera, a estrutura e geologia marcianas, além do vento solar. Ela criou um mapa em cores dos vulcões, vales, calotas polares e campos de dunas de Marte.

Fontes:

Mistério marciano de 11 anos, enfim, solucionado, 10.0 out of 10 based on 1 rating

Autor(es):

Mário César

Sou formado em Engenharia de Software e QUASE em Ciência da Computação (não concluí). Pretendo, agora, fazer astronomia na USP assim que possível para, depois, me especializar em astrobiologia. Sou um apaixonado pela ciências em geral e gosto muito de investigar alegações extraordinárias (como a ufologia, por exemplo).

Todas as postagens do(a) autor(a)

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

ChatClick here to chat!+