Moral vs. Ética

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 9.1/10 (16 votes cast)

Muitos confundem o que seria “moral” e o que seria “ética”, erectile mas há uma grande diferença entre ambas. Apenas para exemplificar essa diferença, adiposity algo pode ser moralmente correto para uma cultura, mas ser eticamente errado; ou ser moralmente errado para aquela cultura, mas ser eticamente correto. A coisa pode parecer um pouco confuso inicialmente, mas explicarei com mais detalhes.

A moral, ou moral tradicional, é aquilo que um povo acha correto ou errado. Ela é extremamente dependente da cultura do povo e tudo o que ela traz junto: religião e crenças em geral; a arte; os costumes e hábitos; entre outros. Assim, além da moral tradicional ser parte das tradições de um povo, ela também é influenciada por todas as demais tradições e é extremamente dogmática.

 “[Cultura é] aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade.”

– Edward Tylor

Assim, por exemplo, um ato completamente antiético, como apedrejar até a morte uma mulher apenas por ter traído o marido, pode ser visto como “moralmente correto” por determinadas culturas (como no caso do islamismo mais radical, fundamentalista).

religiao1

Contudo, hoje, a moral tradicional pode variar dentro de um mesmo povo, devido à divulgação massiva de ideologias. Então, por exemplo, enquanto para parte dos brasileiros é “moralmente correto” comer carne, para outra parte (vegetarianos e veganos), isto é algo absolutamente “imoral”. Outro exemplo seria a questão econômica: enquanto que para parte de uma população não existe nada de errado no lucro, ele é “moralmente correto”, já que ele garante sua sobrevivência, para outros (comunistas/socialistas) não há nada mais “imoral” do que o ele.

A ética, por outro lado, é a área que estuda os valores morais e princípios ideais do comportamento humano. Há certa divergência se essa área seria filosófica ou científica, mas pouco importa para este texto. A questão é que essa área estuda as ações humanas e tenta classificá-las como boas ou más, baseando-se principalmente numa questão básica: “essa ação prejudica outros seres humanos?” E, ao estudar tais atos, a ética os classifica como “morais” (bons) ou “imorais” (maus), embora essa “moral” não tenha qualquer relação com a moral tradicional.

Sanzio_01

Contudo, a ética não pode ser confundida com as leis de um Estado, embora elas sejam (ou ao menos devessem ser) baseadas em princípios éticos. Isso porque nenhum indivíduo pode ser obrigado, pelo Estado ou por outros indivíduos, a cumprir normas éticas, nem mesmo pode sofrer qualquer penalização pela desobediência de tais normas. E o motivo disso é simples: se tal princípio ético não estiver presente na legislação de um Estado, obrigar indivíduos a segui-lo seria algo antiético.

Basicamente, a ética poderia ser comparada com a matemática: seguindo-se seus princípios todos, até mesmo um extraterrestre (desde que inteligente, claro), poderiam chegar à mesma conclusão. Isso se deve à ética buscar fundamentar seus julgamentos exclusivamente na razão.

http://www.dreamstime.com/-image2307359

Aqui entra o conceito de “relativismo moral” (que costuma ser muito confundido – até mesmo por mim, devo confessar – com “relativismo cultural”, que não passa de um método de se observar sistemas culturais, empregado pela antropologia). Basicamente, o que o relativismo moral faz é simplesmente “desculpar” atos grotescos (como o caso do apedrejamento até a morte uma mulher apenas por ter traído o marido) dizendo “fazer parte de uma cultura”. O que, de forma alguma, pode realmente desculpar alguma coisa. Porque é uma posição que simplesmente ignora toda a parte racional. Toda a ética.

Por isso tudo, é sempre melhor ser considerado imoral do que antiético. Afinal, pode ser “moralmente correto” para grande parte da sociedade brasileira segregar homossexuais, ateus e outras minorias, mas isso jamais será algo ético.

Moral vs. Ética, 9.1 out of 10 based on 16 ratings

Autor(es):

Mário César

Sou formado em Engenharia de Software e QUASE em Ciência da Computação (não concluí). Pretendo, agora, fazer astronomia na USP assim que possível para, depois, me especializar em astrobiologia. Sou um apaixonado pela ciências em geral e gosto muito de investigar alegações extraordinárias (como a ufologia, por exemplo).

Todas as postagens do(a) autor(a)

4 Comments

  1. Bom é incrível a sua genilalidade de campanha não alimente os trolls tendo paulo lopes e atea como parceiros, é… ser sério está difícil.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: +1 (from 1 vote)
  2. Parabéns pela matéria, Mário. Não é muito recente, mas é tais significados não mudam a diferença entre moral e ética ainda é enorme hoje em dia. Graças a sua explicação eu consegui entender melhor e acho que estou um pouco mais preparado para um debate com meu professor sobre isso.
    Abraço.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: +1 (from 1 vote)
  3. Tenho a mesma visão/conceito sobre esse tema. Acredito que logo se poderia simplificar moral em relativa e ética em absoluta(ou ao menos que pretende ser, com uso somente da razão, indiferente das variáveis que influem na moral).

    Digo isso baseado nos significados atuais, claro que as “coisas” nunca são tão simples.

    Obrigado pelo post, abraços.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
  4. Meu caro, achas possível o imoral ser ético ou o antiético moralmente aceitável?
    A exemplo das mulheres serem apedrejadas, para os muçulmanos radicais isso é moralmente aceito. Porém, ao adotar a idéia de que não há uma ética universal (nem individual), a ação deles torna-se automaticamente ética. Já que, Naquele determinado grupo isso garante uma melhor convivência dentro de sua cultura.
    Entretanto, um Deputado federal que seguindo sua moral religiosa procura restringir direitos de uma minoria, pode ser considerado antiético?

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

ChatClick here to chat!+