NASA’s Eyes on the Solar System – Simulador do Sistema Solar

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 10.0/10 (1 vote cast)

A NASA lançou o Eyes on the Solar System, um simulador do Sistema Solar, como o Celestia, mas que roda direto no navegador (portanto não é para download). Nele você pode visitar qualquer planeta de nosso Sistema Solar, asteróides, cometas, ver as sondas espaciais, etc.

 

 

Eyes on the Solar System – um aplicativo de navegador que lhe dá um ambiente operacional em 3D em tempo real, permitindo que você acompanhe virtualmente sondas e espaçonaves. Fonte: Universe Today – http://www.universetoday.com/77366/eyes-on-the-solar-system/

 

Da página do Software:

“Eyes on the Solar System” é um ambiente 3D cheio de dados de missões reais da NASA. Explore o universo em seu computador. Pule em um asteróide. Voe com a espaçonave Voyager 2 da NASA. Veja todo o sistema solar em movimento em tempo real. Cabe a você. Você controla o espaço e o tempo.

Desenvolvido pela JPL da NASA e pela Caltech, o aplicativo oferece uma forma elegante de controlar uma série de missões espaciais missões atuais. Por exemplo, você pode seguir a EPOXI em seu voo rasante pelo cometa Hartley 2.

 

Eyes on the Solar System - no modo de foto - mostrando EPOXI em sua aproximação ao cometa Hartley 2. Se você não for um purista, você também pode iluminar a imagem. Por exemplo, para acender EPOXI nesta imagem - onde o Sol não está no ângulo correto para fazê-lo. Fonte: Universe Today - http://www.universetoday.com/77366/eyes-on-the-solar-system/

Tal como no Celestia, você pode acelerar, desacelerar, retroceder e avançar no tempo. Isto significa que você pode dar replay na maior aproximação da EPOXI no Hartley 2 – ou diretamente de volta para 1997 e diminuir o zoom para ver Cassini deixando a Terra e viajando para Saturno dando sobrevôos em Vênus e Terra até atingir Saturno em 2004 – tudo isso você pode desfrutar em cerca de 5 segundos, depois de alterar a passagem do tempo.

Ao contrário do Celestia, seu ambiente abrange apenas o período 1950-2050. Isso porque o Eyes on the Solar System é focado nas missões espaciais. Contudo, infelizmente parece não ser possível adicionar naves espaciais de ficção.

Para começar a brincar nele, tudo o que você precisa fazer é baixar e instalar um plugin. Para isto, basta ir à página de downloads do projeto, clicar em Download e, finalmente, clicar na imagem “unit    web player – instal now!”. Feito isto, irá abrir uma janela pedindo para fazer o download de um arquivo executável: aceite o download, selecionando como pasta de destino o Desktop de seu computador (para facilitar). Terminado o download, dê um duplo clique no executável (“UnityWebPlayer.exe”) e instale.

Plugin instalado, basta acessar o menu principal do projeto e clicar em “Explore the Solar System”.

Caso você queira aprender como usar o software antes de começar a brincar nele, você ainda pode acessar a página de tutorias do Eyes on the Solar System. Contudo, os vídeos são apenas para download e não os encontrei no Youtube.

Enfim… Bom proveito! 🙂

NASA's Eyes on the Solar System – Simulador do Sistema Solar, 10.0 out of 10 based on 1 rating

Autor(es):

Mário César

Sou formado em Engenharia de Software e QUASE em Ciência da Computação (não concluí). Pretendo, agora, fazer astronomia na USP assim que possível para, depois, me especializar em astrobiologia. Sou um apaixonado pela ciências em geral e gosto muito de investigar alegações extraordinárias (como a ufologia, por exemplo).

Todas as postagens do(a) autor(a)

2 Comments

  1. Page not foud!

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
    • PUTS! Vou ver se procuro e atualizo!

      Obrigado!

      VN:F [1.9.22_1171]
      Rating: 0 (from 0 votes)

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

ChatClick here to chat!+