Que tal Aprender Física Moderna Jogando?

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 9.5/10 (2 votes cast)

Pode parecer estranho, try mas é verdade: pode-se aprender muito com games, cialis 40mg desde que, é claro, eles tenham algum conteúdo educacional a passar. Afinal, não existe nada que prenda mais a atenção de alguém (principalmente de crianças).

O principal problema com a maioria dos jogos educacionais desenvolvidos até hoje é que eles são tão infantilóides, que nem mesmo crianças pequenas se interessam por eles. Contudo, felizmente a coisa está mudando. Jogos educativos estão, cada vez mais, emocionantes e complicados (o que todo gamer adora). E este é exatamente o caso do jogo Sprace. Veja abaixo 3 vídeos do jogo.

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Segundo o site oficial do projeto:

Sobre o jogo

Durante o último século, as experiências realizadas em diversos aceleradores de partículas foram capazes de ampliar e aprofundar nossa visão sobre o interior da matéria. Hoje sabemos que prótons e nêutrons, que compõem o núcleo atômico, são partículas compostas de quarks, constituintes ainda mais fundamentais. Seis quarks (up, down, strange, charm, bottom, top), seis léptons (elétron, múon, tau e seus três respectivos neutrinos), além das partículas responsáveis pelas interações forte, fraca e eletromagnética (glúon, W, Z e fóton), formam o quadro atual das partículas subatômicas. Esse cenário é muito distinto daquele ensinado hoje em dia nas escolas do ensino médio. A visão que os estudantes possuem da estrutura da matéria permanece estagnada no conceito atômico do início do século passado.

Uma solução encontrada para diminuir essa defasagem de quase um século de conhecimento foi a criação de um jogo educativo que permitisse ao jogador aprender os conceitos básicos sobre a composição da matéria através da tarefa de construir partículas subatômicas a partir de seus constituintes mais fundamentais. Reduzido à escala subatômica, o pequeno demiurgo comanda uma nave miniaturizada e tem como uma de suas primeiras missões capturar partículas, usando um sofisticado “campo de energia” e, em seguida, levá-las ao laboratório para que sejam analisadas.

Enquanto se diverte cumprindo essas missões, o jogador acaba aprendendo conceitos de partículas elementares, como léptons e quarks, a composição dos hádrons (principalmente prótons e nêutrons), o conceito de carga de cor e a interação forte que ocorre entre mésons e bárions, o decaimento de partículas e noções de escala subatômica. Vale destacar que este jogo foi desenvolvido no Brasil, patrocinado pelo SPRACE e com o apoio financeiro do CNPq, através do edital de “Apoio a Projetos de Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia”. O jogo foi produzido pela empresa de consultoria brasileira Summa Technology+Business e desenvolvido pela Black Widow Games Brasil.

Segundo o artigo “Jogo brasileiro gratuito ensina Física moderna”:

O “Sprace” é parte de uma iniciativa que busca atualizar o ensino de Física nas escolas do mundo todo. Segundo Sérgio Novaes, coordenador do projeto, o conteúdo lecionado nos colégios possui uma “defasagem de quase um século”, estagnando em descobertas feitas no início do século XX e deixando de lado teorias mais recentes da Física.

Ele foi totalmente desenvolvido no Brasil em um período de seis meses, roda em Java e é distribuído gratuitamente pelo site oficial do projeto. Apesar da complexidade do assunto, o “Sprace” não exige conhecimento prévio de Física, explicando todos os conceitos necessários durante o jogo. Além disso, há também um banco de dados com informações detalhadas sobre todo o material catalogado.

O desenvolvimento teve o apoio da FAPESP (“Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo”) e já estão sendo feitas traduções do jogo para outros idiomas.

A iniciativa de desenvolver este jogo foi realmente fantástica e espero ver muitas outras como esta. E sempre que algo assim surgir, terá o apoio do Livres Pensadores!

Agradecimentos a @marcelo_hammes, que fez um tweet sobre o assunto, o qual meu professor @joaomattar deu RT.

Que tal Aprender Física Moderna Jogando?, 9.5 out of 10 based on 2 ratings

Autor(es):

Mário César

Sou formado em Engenharia de Software e QUASE em Ciência da Computação (não concluí). Pretendo, agora, fazer astronomia na USP assim que possível para, depois, me especializar em astrobiologia. Sou um apaixonado pela ciências em geral e gosto muito de investigar alegações extraordinárias (como a ufologia, por exemplo).

Todas as postagens do(a) autor(a)

9 Comments

  1. Puxa, muito obrigado por divulgar! Estou fazendo o download e acho que vou gastar algumas horas jogando, hehe

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
    • Legal, cara! 😀

      VN:F [1.9.22_1171]
      Rating: 0 (from 0 votes)
  2. Como faz para salvar, quando se está jogando?

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
    • Ixi… Não tenho nem idéia… Pra falar a verdade, eu nem baixei o jogo, porque não tenho placa gráfica… E com vídeo onboard é sofrível… :/

      VN:F [1.9.22_1171]
      Rating: 0 (from 0 votes)
  3. Muito obrigado! Baixei, completei o tutorial e parece ser bem legal. Tomara que dê para ter noções básicas de tudo isso que os desenvolvedores prometem.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
    • Legal! Depois comenta o que achou. 😉

      VN:F [1.9.22_1171]
      Rating: 0 (from 0 votes)
      • Acabei de passar um tempinho jogando. É muito bom mas não tem como salvar. Se tem, os desenvolvedores falharam em deixar num lugar tão secreto. Parece até a época do Super Nintendo, quando não tinha Memory Card e pra zerar um jogo que não fosse Mário, só acordando cedo e deixando o console o dia todo ligado. Mas fora o fato de não ter como salvar, é muito bom

        VA:F [1.9.22_1171]
        Rating: 0 (from 0 votes)
        • Hmmmm… Entendi… Que pena…
          Eu não estou tendo como rodar, não tenho placa gráfica… :/
          Mas, quem sabe, talvez eles coloquem isso numa nova versão. 😉

          VN:F [1.9.22_1171]
          Rating: 0 (from 0 votes)
  4. Parabéns pelo trabalho! visito sempre seu site… Aproveitando, gostaria de indicar o site http://www.iAulas.com.br lá você vai encontrar mais de 10 mil apostilas para download gratuito dos mais variados assuntos, inclusive são centenas de apostilas sobre Física e Química… espero ter ajudado…

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)

Trackbacks/Pingbacks

  1. Livres Pensadores.org » Textos do Blog » Videogames de Ação Podem Estimular a Aprendizagem - [...] disso são os jogos Sprace, sobre o qual já escrevi aqui, e Moonbase Alpha, da NASA, sobre o qual…

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

ChatClick here to chat!+